Todos os louvores são para Allah.
A oração ocupa um grande estatuto no Islam que não é partilhado por qualquer outro ato de adoração. Isto é indicado pelo seguinte:
1 – Este é o pilar da religião, que não pode ficar sem ele.
De acordo com um hadith narrado por Mu'aadh ibn Jabal (que Allah esteja satisfeito com ele), o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Não hei de dizer-te da cabeça, do pilar e do ápice de todo o assunto? "Eu [Mu'aadh] disse: "Sim, ó Mensageiro de Allah." Ele disse: "A cabeça da questão é o Islam, o seu pilar é a oração e seu ápice é o jihad." Narrado por al- Tirmidhi, 2616; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi, 2110.
2 - Ele é o segundo em estatuto na Shahaadatein (o testemunho de fé) como mais uma prova da solidez da crença de uma pessoa e, como evidência visível das crenças que residem no coração.
O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O Islam é construído sobre cinco [pilares]: o testemunho de que não há outro deus senão Allah e que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, o estabelecimento da oração, o pagamento do zakaah, a realização da peregrinação à Casa, e o jejum do Ramadan." Narrado por al-Bukhari, 8; Muslim, 16.
Estabelecer a oração significa realizar a oração na íntegra com todas as suas palavras e ações, nos tempos determinados, como é dito no Alcorão (interpretação do significado):
"Por certo, a oração, para os crentes, é prescrição com tempos marcados."
[Al-Nisa' 4: 103]
Isto é, em momentos definidos.
3 - A oração ocupa uma posição especial entre outros atos de adoração por causa da maneira como foi ordenada.
Ela não foi trazida à Terra por um anjo, ao contrário, Allah quis abençoar Seu Mensageiro Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) elevando-o ao céu e dirigindo-se a ele diretamente com relação à obrigação da oração. Isso é algo que é exclusivo para oração dentre todos os rituais do Islam.
A oração foi ordenada na noite do Mi'raaj [ascensão do Profeta aos céus], cerca de três anos antes da Hégira (migração).
Cinquenta orações (por dia) foram ordenadas no início, então, o número foi reduzido para cinco, mas a recompensa de cinquenta permanece. Isso é indicativo do amor de Allah para com a oração e seu grande estatuto.
4 - Allah apaga os pecados por meio da oração
Al-Bukhari (528) e Muslim (667) narraram de Abu Hurairah que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse - e no hadith de Bakr é narrado que ele ouviu o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer - "O que vós achais se houvesse um rio passando na porta de qualquer um de vós e uma pessoa se banhasse nele cinco vezes por dia, haveria algum traço de sujeira sobre ela?" eles disseram: "Nenhum vestígio de sujidade permaneceria nela." Ele disse: "Isso é como as cinco orações diárias, por meio das quais Allah apaga o pecado."
5 - A oração é a última parte da religião a ser perdida, e, se for perdida toda a religião é perdida.
Foi narrado que Jaabir ibn 'Abd-Allah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Entre um homem e o shirk [associar outros com Allah] e kufr [incredulidade] está seu abandono da oração." Narrado por Muslim, 82.
Por isso, o muçulmano deve estar disposto a realizar as orações nos horários, e não ser preguiçoso ou tomar este assunto displicentemente. Allah diz (interpretação do significado):
"Então, ai dos orantes, que são distraídos (negligentes) de suas orações."
[Al-Maa'un 107: 4-5]
E Allah adverte aqueles que perdem suas orações dizendo (na interpretação do significado):
"E sucederam, depois deles, sucessores, que descuraram da oração, e seguiram a lascívia. Então, depararão uma desventura"
[Maryam 19:59]
6 - A oração é a primeira coisa pela qual a pessoa prestará contas no dia da Ressurreição:
Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: "A primeira ação pela qual uma pessoa prestará contas no dia da Ressurreição será a sua oração. Se for boa, então ela terá prosperado e conseguido, mas se for ruim, então ela será condenada e perderá. Se alguma coisa o faltar de suas orações obrigatórias, o Senhor dirá, 'Olhe e veja se Meu servo ofereceu quaisquer orações voluntárias, e compense o déficit em suas orações obrigatórias a partir daquelas." Em seguida, todos os seus atos serão tratados da mesma forma." Narrado por al-Nasaa'i, 465; al-Tirmidhi, 413. Classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami', 2573.
Pedimos a Allah que nos ajude a lembrar d’Ele, dar graças a Ele e adorá-Lo corretamente.
Referência: al-Salaah pelo Dr. al-Tayyaar, p. 16; Tawdih al-Ahkaam por al-Bassaam, 1/371; Taarikh Mashru'iyyat al-Salaah por al-Balushi, p. 31.