Segunda-feira 24 Jumada Al-Awwal 1446 - 25 Novembro 2024
Portuguese

Se alguém quebra o jejum por causa da sede e temor pela morte ou algum dano, é permitido que ele também coma?

Pergunta

Se alguém quebra o jejum por causa da sede e teme morrer ou sofrer algum dano, é permitido que ele também coma no mesmo dia em que bebeu água?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Se alguém quebra o jejum devido à sede extrema, porque teme morrer ou sofrer danos graves, ou não foi capaz de completar o jejum devido a alguma extrema dificuldade, então ele deve abster-se de comer e beber pelo resto do dia. Não é permitido que ele coma ou beba demais; ao contrário, ele pode beber o suficiente para evitar o mal, dessa forma ele deve se abster até o pôr do sol. Ele também tem que compensar o jejum deste dia.

É dito em Kashshaaf al-Qinaa' (2/310): Abu Bakr al-Aajuri disse: No caso de alguém cujo trabalho é difícil, se teme morrer por causa do jejum, ele pode quebrá-lo e repô-lo, caso desistir de seu trabalho lhe cause dano. Mas se desistir de seu trabalho não lhe causar dano, ele estará pecando se quebrar o jejum, e então, deve deixar esse trabalho. Caso contrário, se desistir do trabalho resultar em dano, então não há pecado sobre ele se quebrar o jejum por uma razão válida. Fim da citação.

É dito em Fataawa al-Lajnah ad-Daa'imah (10/233): Não é permitido que a pessoa responsável quebre o jejum durante o dia no Ramadan só porque está trabalhando. Mas se esta pessoa está sujeita a uma grande quantidade de dificuldades que não lhe deixa escolha a não ser quebrar o jejum durante o dia, ela pode quebrar o jejum comendo ou bebendo tanto quanto isso reduza o impacto das dificuldades, então deve abster-se de comer e beber até o pôr do sol, depois deve quebrar o jejum com as pessoas. E, posteriormente, deve compensar aquele dia em que quebrou o jejum. Fim da citação.

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: Algumas pessoas quebram o jejum por várias razões, como sentir muita sede, por exemplo, e se quebram o jejum continuam sem jejuar, comendo e bebendo, e consideram permitido comer todos os tipos de alimentos. O que se deve fazer em tal situação?

Resposta: Não é permitido ao jejuador; ao contrário, ele deve quebrar o jejum com apenas a quantidade necessária, então deve beber e parar, se o problema for sede, ou deve comer apenas o quanto for necessário, se ele quebrou o jejum por causa da fome; dessa forma, deve abster-se de comer e beber até o pôr do sol, e não deve continuar quebrando o jejum. Ele só comeu e bebeu com base na necessidade, assim, depois disso ele deve continuar jejuando. O mesmo se aplica no caso de alguém que quer salvar outra pessoa de um afogamento ou de um inimigo, e não pode fazer isso a menos que quebre o jejum, caso em que deve quebrar o jejum e salvar seu irmão. Então, ele deve se abster de comer e beber até o pôr do sol, e deve compensar esse dia apenas, porque ele quebrou o jejum por uma razão necessária, já que é obrigatório salvar a vida de um irmão, pois a vida é sagrada de acordo com os ensinamentos islâmicos.

Fim da citação de Fataawa Nur ‘ala ad-Darb (16/164).

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A