Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Regra sobre a venda de itens com uma descrição detalhada
É permitido vender itens com uma descrição detalhada que não conduzirá a nenhuma disputa. Então, se o item for diferente da descrição, o comprador tem a opção de devolvê-lo ou mantê-lo sem compensação, o que significa que ele não recebe nenhuma compensação pela discrepância. Esta opção é referida como a opção de cancelar a venda quando há uma disputa sobre a descrição do item.
Se o item estiver com defeito ou danificado, mesmo que o dano seja pequeno, mas se isto afetar seu valor, é um defeito e o comprador tem a opção de cancelar o negócio em caso de defeitos. Assim, ele tem a opção de devolver o item ou mantê-lo e receber uma compensação pelo defeito.
É dito em Kashshaaf al-Qinaa' (3/218): Capítulo sobre quem compra um produto defeituoso e não sabia do defeito no momento da venda, só depois descobriu o defeito. Ele tem a opção [de cancelar o negócio], independentemente de o vendedor estar ciente do defeito e escondê-lo do comprador, ou se ele não estava ciente do defeito… e o comprador tem a opção de devolver o item e receber seu dinheiro sem incorrer em qualquer prejuízo, evitando qualquer perda que ele poderia ter sofrido se o item tivesse permanecido em sua posse com um valor inferior ao preço que ele pagou por aquilo. Se o comprador optar por devolver o item, ele é responsável por devolvê-lo ao vendedor, por causa do hadith que diz que uma pessoa é responsável pelo que leva até devolvê-lo.
Ao devolvê-lo, ele pode recuperar o preço integralmente, porque anulando o negócio o comprador tem direito a receber seu dinheiro integralmente… Ou ele pode ficar com o item e receber uma compensação pelo defeito, se não for possível devolver o item, quer o vendedor esteja satisfeito em dar-lhe uma compensação ou não.
Em segundo lugar:
Devolução do item quando houver defeito ou dano
Quando houver dano ou defeito, você tem o direito de reclamar com o fornecedor para que possa devolver o item e receber seu dinheiro de volta, ou manter o item e receber alguma compensação pelo defeito [como redução no preço].
Você não precisa se preocupar com o fato de que, se registrar uma reclamação, o fornecedor não poderá receber o item de volta, porque isso lhe custará mais dinheiro. Isso fica a cargo do vendedor: se ele quiser, ele pode deixar você ficar com o produto, ou se ele quiser, ele pode pegar de volta.
Mesmo que o custo da devolução dos produtos defeituosos deva ser arcado pelo comprador, se as regras de venda no eBay ditarem que o custo da devolução deve ser arcado pelo vendedor, não há nada de errado com isso. É como uma condição permissível na compra e venda, se ambas as partes estiverem cientes disso no momento da transação.
Mas, você deve se certificar de que é preciso e verdadeiro ao informar o vendedor sobre o defeito ou dano que afeta o produto. Se o vendedor devolver o dinheiro, e não pedir para você devolver o item, não há nada de errado em fazer uso dele, pois é um item que o proprietário não quer mais.
E Allah sabe melhor.