Todos os louvores são para Allah.
Esta pergunta foi feita ao Sheikh Ibn 'Uthaymeen e ele disse: O interlocutor deveria perguntar a si mesmo se ninguém o obrigou a fazer esta pergunta e se ele escolhe o tipo de carro que ele adquire... E outras perguntas similares. Então a resposta se ele está seguindo um curso definido por Allah ou se tem liberdade de escolha se tornará clara para ele.
Também deveria perguntar a si mesmo se os acidentes que acontecem a ele acontecem por sua escolha. Ou se ele fica doente por sua escolha. Ou se ele vai morrer por sua escolha.
E outras questões semelhantes. Então a resposta para saber se ele está seguindo um curso definido por Allah ou se tem liberdade de escolha se tornará claro para ele.
A resposta é que as coisas que o consciente (de suas faculdades mentais) faz, ele sem dúvida, faz por sua escolha. Ouça as palavras de Allah (interpretação do significado):
"Tal será o dia infalível. Então, quem quiser, tomará retorno a seu Senhor!"
[al-Naba '78:39]
"Houve, dentre vós quem desejasse a vida terrena e houve, dentre vós, quem desejasse a Derradeira Vida."
[Aal 'Imraan 3: 152]
"E quem deseja a Derradeira Vida, e se esforça em obtê-la, enquanto crente(na Unicidade de Allah), desses o esforço será reconhecido(e recompensado por Allah)."
[al-Isra' 17:19]
"impender-lhe-á um resgate: o jejum (Sawm) ou a caridade (Sadaqah) ou oferecer um sacrifício ritual(uma ovelha)."
[al-Baqarah 2:196]. Então, quem fizer o resgate poderá escolher a forma preferível.
Mas, se uma pessoa deseja fazer alguma coisa e o faz, sabemos que Allah quis que assim fosse. Allah diz (interpretação do significado):
"Para quem, dentre vós, queira se encaminhar. Mas não o querereis, a não ser que Allah, O Senhor dos mundos, o queira."
[al-Takweer 81: 28-29]
Porque Sua Excelência (Ruboobiyyah) é completa e perfeita, nada pode acontecer nos céus ou na terra, exceto por Sua vontade.
No que diz respeito às coisas que acontecem a uma pessoa ou o que ele faz sem escolher ou desejar, tais como doença, morte e acidentes, estes são puramente vontade divina (al-qadar) e a pessoa não tem escolha ou vontade em relação a eles.
E Allah é a fonte de força.