Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

‘Umrah no mês de Rajab

Pergunta

Existe alguma virtude em particular em fazer ‘Umrah no mês de Rajab?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Não existe nenhum relato do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) – até onde sabemos – sugerindo que exista alguma virtude em particular em fazer ‘Umrah no mês de Rajab ou que isso seja encorajado. Ao contrário, está provado que existe uma virtude em particular em fazer ‘Umrah no mês do Ramadan e nos meses do Hajj, que são o Shawaal, Dhu’l-Qa’dah e Dhu’l-Hijjah.

Não existe relato provando que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tenha feito ‘Umrah no Rajab, ao contrário, isso foi negado por ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nunca fez ‘Umrah no Rajab. Narrado por al-Bukhari, 1776; Muslim, 1255.

Em segundo lugar:

É o que algumas pessoas têm introduzido na religião – escolher o mês de Rajab para ‘Umrah – porque ninguém deve escolher uma época específica para fazer um ato de adoração, a menos que isso tenha sido prescrito na shari’ah.

Ibn al-‘Attaar, o aluno de al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia de ambos) disse:

O que eu ouvi sobre o povo de Makkah, que Allah aumente sua honra, é que eles estão muito acostumados a fazer ‘Umrah em Rajab. Isso é algo para o que eu desconheço a base, ao contrário, está provado no hadith que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “‘Umrah no Ramadan é equivalente ao Hajj.” Fim de citação.

O Shaikh Muhammad ibn Ibrahim (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu Fataawa (6/131): 

Com relação a escolher alguns dias de Rajab para quaisquer tipos de visitação etc., não há base para isso. O Imam Abu Shaamah disse em seu livro al-Bida’ wa’l-Hawaadith que oferecer atos de adoração em datas específicas que não foram prescritas pelo Islam não está certo, porque nenhuma data é melhor que a outra, exceto em ocasiões quando é prescrito oferecer um certo tipo de adoração, ou uma hora quando todos os tipos de boas ações são melhores do que outras. Consequentemente, os sábios denunciaram abertamente a escolha do mês de Rajab para fazer ‘Umrah. Fim de citação.

Mas se alguém vai para ‘Umrah durante Rajab sem acreditar que exista alguma virtude especial nisso, pois é mais fácil para essa pessoa viajar nessa época, não há nada de errado com isso.

A Fonte: Islam Q&A