Sexta-feira 6 Shawwal 1441 - 29 Maio 2020
Portuguese

É permitido a quem está observando o i’tikaaf sair da mesquita?

Pergunta

Gostaria de saber como deve ser feito o i’tikaaf na mesquita durante os últimos dez dias do Ramadan, observe que eu trabalho e este termina às 14h. Eu tenho que ficar na mesquita o tempo todo?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Se o mu'takif (pessoa que observa o i’tikaaf) sai da mesquita, seu i’tikaaf é invalidado, porque i’tikaaf significa ficar na mesquita para adorar Allah.

Isso se aplica a menos que o mu'takif saia por uma razão inevitável, como para se aliviar, fazer wudu' ou ghusl, ou trazer comida se ele não tiver alguém para levar comida para a mesquita, além de outros assuntos semelhantes que não podem ser evitados e que não podem ser feitos na mesquita.

Al-Bukhari (2092) e Muslim (297) narraram que 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), quando estava observando o i'tikaaf, costumava não entrar na casa, exceto por coisas que uma pessoa necessita.

Ibn Qudaamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Mughni (4/466):

O que se entende por coisas que uma pessoa necessita seria urinar e defecar, porque toda pessoa precisa fazer isso. Da mesma forma, também é preciso comer e beber. Se não há alguém que possa lhe trazer comida e bebida, então a pessoa pode sair para buscá-las, se precisar. Por tudo o que não se pode adiar e não se pode fazer na mesquita, pode-se sair com esse objetivo, e isso não invalida o i’tikaaf, contanto que não se demore muito tempo fazendo aquilo.

Se o mu'takif sair para fazer o trabalho dele, isso é algo que invalida o i’tikaaf.

Foi perguntado ao Comitê Permanente:

É permitido ao mu’takif visitar alguém doente, aceitar um convite, atender às necessidades de sua família, ir a um funeral ou sair para trabalhar?

Eles responderam:

A Sunnah é que o mu'takif não deve visitar alguém que está doente durante o seu i'tikaaf, nem aceitar qualquer convite, atender às necessidades de sua família, ir a qualquer funeral ou sair para trabalhar fora da mesquita, porque foi comprovado que 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “A Sunnah é que o mu'takif não visite nenhuma pessoa doente, ou compareça a qualquer funeral, ou toque em sua esposa ou tenha intimidade com ela, ou saia para qualquer fim, exceto para aquilo que não pode ser evitado.”

Narrado por Abu Dawud, 2473.

Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah, 10/410.

Enviar comentário