Domingo 16 Muharram 1441 - 15 Setembro 2019
Portuguese

Deve ele começar a jejuar os seis dias de Shawwaal antes de compensar pelos jejuns obrigatórios perdidos, se os dias deste mês estiverem a acabar?

Pergunta

É admissível jejuar os seis dias de Shawwaal antes de compensar pelos dias que eu não jejuei no Ramadan se não houver tempo suficiente no mês para fazer as duas coisas? Que Allah os recompense com o bem.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O jejum dos seis dias de Shawwaal é dependente de ter completado o jejum do Ramadan, de acordo com a visão correta. Isto é indicado pelas palavras do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah esteja com ele): “Quem jejuar no Ramadan e, então, seguir com seis dias de Shawwaal, será como se ele tivesse jejuado uma vida inteira”. Narrado por Muslim, 1164.

A conjunção thumma (então) indica que isso deve ser feito nesta ordem. Isto indica que o jejum de Ramadan deve ser completado primeiro (observando o jejum do Ramadan e compensando por quaisquer jejuns perdidos), em seguida, depois disso, pode-se jejuar os seis dias de Shawwaal, de modo a alcançar a recompensa mencionada no hadith.

A pessoa que ainda deve jejuns perdidos do Ramadan é considerada como tendo jejuado parte do Ramadan; não podemos dizer que ela jejuou o Ramadan todo.

Mas se uma pessoa tem uma desculpa que a impediu de jejuar os seis dias de Shawwaal, dentro do mês de Shawwaal, porque ela tinha que compensar pelos jejuns perdidos – como uma mulher que estava com sangramento pós-parto e passou todo o mês de Shawwaal compensando pelo Ramadan – então, ela pode jejuar os seis dias de Shawwaal no mês de Dhu'l-Qa'dah, porque ela tinha uma desculpa. Da mesma forma, isto se aplica a qualquer pessoa que tenha uma desculpa: é prescrito para ela compensar os seis dias de Shawwaal em Dhu'l-Qa'dah, depois de fazer os jejuns do Ramadan perdidos. Mas aquele que permite que o mês de Shawwaal passe sem jejuar estes dias e sem desculpa, não alcançará essa recompensa.

O Sheikh Ibn 'Uthaimin foi questionado: E se uma mulher deve dias de jejum do Ramadan – é admissível para ela dar precedência ao jejum dos seis dias de Shawwaal acima da compensação pelos dias que ela deve, ou deveria ela dar prioridade aos dias que ela deve de jejum obrigatório acima dos seis dias de Shawwaal?

Ele respondeu: Se uma mulher ainda deve dias do Ramadan, então ela não deve jejuar os seis dias de Shawwaal até depois de compensar pelo que ela deve, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem jejuar no Ramadan e, em seguida, seguir com seis dias de Shawwaal…” Quem ainda tem dias a compensar pelo Ramadan não jejuou o Ramadan, então não irá alcançar a recompensa do jejum dos seis dias de Shawwaal até que tenha acabado de compensar pelos dias que deve. Se assumirmos que esta compensação de jejuns duraria todo o mês de Shawwaal, como no caso de uma mulher que estava com sangramento pós-parto e não jejuou de todo no Ramadan, e então ela começa a compensar pelos jejuns perdidos no mês de Shawaal e não termina até o começo do mês de Dhu'l-Qa'dah, então ela pode jejuar os seis dias neste mês [Dhu’l-Qa’dah], e ela terá a recompensa de quem os jejuou no mês de Shawwaal, porque ela atrasou o jejum por uma razão necessária, logo, ela terá a recompensa.

Majmu’ al-Fataawa, 20/19. Veja também as perguntas nº 4082 e 7863.

Além disso, é obrigatório compensar por jejuns perdidos para aquele que teve uma desculpa; na verdade, isso faz parte deste pilar do Islam. Com base nisto, apressar a fazê-lo e descarregar esse dever tem prioridade sobre fazer ações que são mustahabb [recomendáveis]. Veja a pergunta nº 23429.

Enviar comentário