Todos os louvores são para Allah.
A Sunnah indica que as boas ações das pessoas são tomadas para serem apresentadas a Allah, sem qualquer atraso, duas vezes por dia: uma vez à noite e uma vez durante o dia.
Em Sahih Muslim (179) é narrado que Abu Musa al-Ash'ari (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) se levantou diante de nós e nos disse cinco coisas. Ele disse: "Allah, glorificado e exaltado seja, não dorme e não é condizente que Ele durma. Ele reduz o saldo e aumenta-o; as obras da noite são levadas até Ele antes das obras do dia, e as obras do dia antes das obras da noite..." Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Os anjos do registro sobem com as obras da noite após o seu término, no início do dia, e eles sobem com as obras do dia após o seu término, no início da noite.
Al-Bukhari (555) e Muslim (632) narraram de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Os anjos da noite e do dia vêm a vós sucessivamente, e eles se encontram na oração do Fajr e na oração do 'Asr, então, aqueles que ficaram entre vós sobem e vosso Senhor lhes pede, embora Ele saiba melhor sobre eles, 'Como vós deixeis meus servos?’, e eles dizem, 'Deixamos quando estavam orando e chegamos quando estavam orando.'"
Al-Haafiz Ibn Hajar disse: Isto indica que os atos são recolhidos no final do dia. Quem estiver em um estado de obediência naquele momento será abençoado em sua provisão e seu trabalho, e Allah sabe mais. Consequentemente, podemos ver a sabedoria por trás do comando para executar essas orações (Fajr e 'Asr) regularmente e prestar atenção nelas. Fim de citação.
A Sunnah indica que as ações também são apresentadas a Allah (glorificado e exaltado seja) duas vezes por semana.
Muslim (2565) narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Os atos das pessoas são apresentados [a Allah] duas vezes por semana, na segunda e quinta-feira, e cada servo crente é perdoado, exceto aquela pessoa que entre ela e seu irmão há uma disputa, e é dito, 'deixe esses dois até que se reconciliem’”.
A Sunnah também indica que as boas ações de cada ano são levadas até Allah, todas de uma vez, no mês de Sha'baan.
Al-Nasaa'i (1257) narrou que Usaamah ibn Zaid (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu disse: Ó Mensageiro de Allah, eu não o vejo jejuando tanto em qualquer outro mês como jejua no Ramadan. Ele disse: "Aquele é um mês em relação ao qual as pessoas estão desatentas, entre Rajab e Ramadan, mas é um mês em que as boas ações são apresentadas para o Senhor dos Mundos, e eu gostaria que meus atos fossem apresentados quando estiver jejuando." Classificados como por hasan por al-Albani em Sahih al-Jaami'.
Estes textos podem ser resumidos, observando que as ações das pessoas são apresentadas a Allah de três maneiras:
·Diariamente, que acontece duas vezes por dia
·Semanalmente, o que também acontece duas vezes, às segundas e quintas-feiras
·Anualmente, o que acontece uma vez, durante o mês de Sha'baan
Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse: As ações do ano são tomadas no Sha'baan, como o verdadeiro (o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)) nos disse. As obras da semana são apresentadas na segunda e quinta-feira, as obras do dia são tomadas no final de um dia antes da noite chegar, e as obras da noite são tomadas no final da noite, antes do dia chegar. Quando a vida de uma pessoa chega ao fim, todos os atos de sua vida são tomados e o registro de seus atos está fechado. Fim de citação de Haashiyat Sunan Abi Dawud.
Os ahaadith que dizem que as ações são apresentadas a Allah indicam que é encorajado fazer mais atos de obediência nos momentos em que as obras estão sendo apresentadas a Ele, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a respeito do jejum em Sha'baan: "eu gostaria que meus atos fossem apresentados quando estiver jejuando."
Em Sunan al-Tirmidhi (747) é narrado de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "As ações são mostradas (a Allah) às segundas e quintas-feiras, eu gostaria que meus atos fossem apresentados quando estiver jejuando. "classificado como sahih por al-Albani em Irwa 'al-Ghalil (949)
Um dos Taabi'in costumava chorar na frente de sua esposa às quintas-feiras e ela chorava em frente a ele, e ele dizia: Hoje nossos atos estão sendo apresentados a Allah, glorificado e exaltado seja. (Isto foi mencionado por Ibn Rajab no Lataa'if al-Ma'aazif)
Pelo que já mencionamos, é claro que não há nenhuma sugestão de que, no final de um ano ou o início de um novo ano os registros das ações estão fechados e as obras são mostradas para Allah. Ao contrário, as obras são apresentadas a Ele nas diversas maneiras que mencionamos, e os textos descrevem outros momentos para isso. Os textos também indicam que a maneira do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) é fazer mais atos de obediência nesses momentos.
Shaikh Saalih al-Fawzaan (que Allah o preserve) disse a respeito da comemoração no fim do ano: "Não há nenhuma base para isso, e selecionar o final do ano para atos específicos de adoração, como o jejum é uma inovação condenável (bid 'ah)." Fim da citação.
No que diz respeito ao jejum às segundas e quintas-feiras, se esse é o hábito da pessoa, ou se ela está jejuando nestes dias por razão dos relatos que incentivam a fazê-lo, então ela não deve abster-se de fazê-lo caso isto coincida com o final ou início do ano. Desde que a pessoa não esteja em jejum naquele dia por causa desta coincidência, ou porque ela ache que há alguma virtude especial no jejum naquela ocasião.
E Allah sabe melhor.