Todos os louvores são para Allah.
Não há recompensa por adiar a quebra do jejum, ao contrário, é melhor se apressar em quebrar o jejum assim que o sol se puser; isso traz uma recompensa mais completa.
Al-Bukhari (1957) e Muslim (1098) narraram de Sahl ibn Sa'd que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As pessoas continuarão a se sair bem enquanto se apressarem em quebrar o jejum."
Abu Dawud (2353) narrou o mesmo de Abu Hurairah; seu relato inclui a frase adicional: “… porque os judeus e cristãos o adiam”. Classificado como hasan por al-Albaani em Sahih Abi Dawud, 2353.
Al-Nawawi disse:
Este hadith nos exorta a quebrar o jejum assim que for estabelecido que o sol se pôs. O que isto significa é que a ummah permanecerá em um estado saudável e todos ficarão bem enquanto continuarem aderindo a esta Sunnah. Se o atrasarem, será um sinal de que a corrupção surgiu entre eles.
Com relação às palavras, “… porque os judeus e cristãos o adiam”, at-Tibi disse:
Esta razão indica que a base da verdadeira religião monoteísta é o oposto do que seus inimigos entre o Povo do Livro fazem, e que concordar com eles leva à perdição e destruição.
Muslim (1099) narrou que 'Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) foi questionada sobre um homem entre os companheiros de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) – 'Abd-Allah ibn Mas'ud – que se apressou para rezar o Maghrib e quebrar o jejum. Ela disse: Isto é o que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava fazer.
Al-Shaafa'i disse em al-Umm:
Apressar-se para quebrar o jejum é mustahabb (recomendável).
Ibn Hazm disse em al-Muhalla (4/380):
É Sunnah apressar-se a quebrar o jejum e adiar o suhur, ou seja, quando o sol desaparece sob o horizonte e não mais.
Os estudiosos mencionaram uma série de razões pelas quais é recomendado apressar a quebra do jejum, incluindo o seguinte:
- Diferenciar dos judeus e cristãos
- Seguir a Sunnah
- Não alongar o dia e reduzir a noite
- Isto é mais suave para o jejuador e dá a ele mais força para a adoração
- Apressar-se a comer o que Allah lhe permitiu, pois Allah é generoso e aquele que é generoso gosta de ver as pessoas desfrutando de sua generosidade. Assim, Ele gosta que Seus servos se apressem para desfrutar daquilo que foi permitido assim que o sol se põe.
Os estudiosos concordam unanimemente que o período para isso é quando se estabelece que o sol se pôs, vendo-o com os próprios olhos ou sendo informado disso por duas testemunhas de bom caráter, ou por uma - de acordo com a opinião correta. Esta era a opinião de al-Haafiz.
Veja: Fath al-Baari, comentário sobre hadith n° 1957; al-Sharh al-Mumti’, 6/267.