Todos os louvores são para Allah.
Agradecemos sua ansiedade em descobrir os atributos que a ajudarão a escolher um marido justo, inshaAllah. Segue uma descrição das qualidades mais importantes que devem estar presentes no homem que você escolhe ou aceita para ser seu marido e pai de seus filhos, se Allah decretar que você terá filhos.
Compromisso religioso. Esta é a coisa mais importante a procurar no homem com quem você quer se casar. O marido deve ser um muçulmano que adere a todas as leis e ensinamentos do Islam em sua vida diária. O guardião da mulher (wali) deve se esforçar para verificar esse assunto e não confiar apenas nas aparências externas. Uma das coisas mais importantes a se perguntar é a oração do homem (salah); aquele que negligencia os direitos de Allah é mais propenso a negligenciar os direitos dos outros. O verdadeiro crente não oprime ou maltrata sua esposa; se ele a ama, ele a honra, e se não a ama, não a maltrata nem humilha. É muito raro encontrar essa atitude entre aqueles que não são muçulmanos sinceros. Allah diz (interpretação dos significados):
“E, em verdade, uma escrava crente é melhor que uma idólatra, ainda que a admireis...” [al-Baqarah 2:221]
“Por certo, o mais honrado de vós, perante Allah é o mais piedoso (Muttaqun)...” [al-Hujuraat 49:13]
“E as benignas mulheres para os benignos homens, e os benignos homens para as benignas mulheres...” [al-Nur 24:26]
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:
“Se vier a ti alguém cujo compromisso e atitude religiosa te agrade, então cases [tua parenta que esteja sob teus cuidados] com ele, pois se tu não fizeres isso, haverá tribulação na terra e muita corrupção.” (Narrado por al-Tirmidhi e classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Sunan al-Tirmidhi, 1084).
Além de ser religiosamente comprometido, é preferível que venha de uma boa família e de uma linhagem conhecida. Se dois homens vierem propor casamento a uma mulher, e eles forem iguais em termos de compromisso religioso, então, deve-se dar preferência àquele que venha de uma boa família que seja conhecida por sua adesão aos mandamentos de Allah, desde que a outra pessoa não seja melhor do que ele em termos de compromisso religioso – porque a retidão dos parentes próximos do marido pode ser passada para seus filhos e sua boa origem e linhagem podem fazê-lo abster-se de muitas ações tolas e baratas. A retidão do pai e do avô é benéfica para os filhos e netos. Allah diz (interpretação do significado):
“E, quanto ao muro, ele pertencia a dois meninos órfãos, na cidade, e, debaixo dele, havia um tesouro para ambos; e seu pai era íntegro: então, teu Senhor desejou que ambos atingissem sua força plena e fizessem sair seu tesouro, por misericórdia de teu Senhor...” [al-Kahf 18:82].
Veja como Allah protegeu a riqueza do pai dos dois meninos depois que este morreu, como uma honra para ele por causa de sua retidão e taqwa. Da mesma forma, se o marido vem de uma família justa e seus pais são bons, Allah facilitará as coisas para ele e o protegerá como uma honra para seus pais.
É bom que ele tenha riqueza suficiente para evitar que ele e sua família tenham que pedir qualquer coisa às pessoas, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a Fatimah bint Qais (que Allah esteja satisfeito com ela), quando ela veio consultá-lo sobre três homens que haviam proposto casamento a ela, “Quanto a Mu'awiyah, ele é um homem pobre que não tem riqueza …” (Narrado por Muslim, 1480). Não é essencial que ele seja empresário ou rico, basta que ele tenha uma renda que o impeça de ter que pedir qualquer coisa às pessoas para ele e sua família. Se houver uma escolha entre um homem religioso comprometido e um homem rico, então o homem religioso deve ter preferência sobre o homem rico.
É preferível que ele seja gentil e amável com as mulheres, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a Fatimah bint Qais, no hadith citado acima: “Quanto a Abu Jaham, sua vara nunca deixa seu ombro”, referindo-se ao fato de que costumava bater muito nas mulheres.
É bom que ele tenha o corpo são e saudável, livre de defeitos, doenças, etc., e não seja deficiente ou estéril.
É preferível que ele tenha conhecimento do Alcorão e da Sunnah; se você encontrar alguém assim é ótimo, por outro lado, você deve estar ciente que isso é algo raro.
É permitido que a mulher olhe para o homem que venha lhe propor casamento e que ele olhe para ela. Isso deve ser na presença de seu mahram, e não é permitido olhar mais do que o necessário, ou que ele a veja sozinha, ou que ela saia com ele sozinha, ou se encontre repetidamente sem motivo.
De acordo com o Islam, o wali (guardião) da mulher deve verificar o homem que propõe casamento à mulher que está sob sua tutela; ele deve perguntar àqueles em quem confia dentre quem tenha relação com ele e que o conheça, sobre seu compromisso com o Islam e sua confiabilidade. Ele deve pedir uma opinião honesta e um conselho sincero e sólido.
Antes de tudo, você deve se voltar para Allah e rezar a Ele para facilitar as coisas para ajudá-la a fazer uma boa escolha e concedê-la sabedoria. Então, depois de todos esses esforços, quando você decidir sobre uma pessoa em particular, deve rezar Istikharah (oração de orientação), pedindo a Allah o que é bom. Para mais detalhes sobre a Salaat al-Istikharah, por favor, consulte a pergunta # 2217 . Assim, depois de ter feito o seu melhor, coloque sua confiança em Allah, pois Ele é o melhor dos ajudantes, glorificado seja.
Adaptado de Jaami 'Ahkaam al-Nissa’ por Shaikh Mustafaa al-'Adawi.
Pedimos a Allah, o Exaltado, o Poderoso, que facilite as coisas para você, que a ajude a fazer uma escolha sábia e que a abençoe com um marido justo e bons filhos, pois Ele é capaz de proporcionar tudo isso. Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad.