Terça-feira 23 Safar 1441 - 22 Outubro 2019
Portuguese

“Esconda o noivado e anuncie o casamento”

Pergunta

É proibido ao muçulmano declarar o noivado (alkhutuba)? Se sim, quem são os que podem saber sobre o noivado? Os amigos íntimos podem saber?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah

Este hadith foi narrado por al-Dailami em Muhsand al-Firdaws, onde diz: “Anuncie o casamento e esconda o noivado.” Este hadith é daif, e foi classificado como tal por al-Albaani (que Allah tenha misericórdia dele) em al-Silsilah al-Da’ifah (2494), e em Da’if al-Jaami’ al-Saghir, 922.

Mas a primeira parte deste hadith é sahih com a palavra “anuncie”

Ahmad narrou de Abd-Allaah ibn al-Zubair (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Proclamai casamentos". Este hadith foi classificado como hasan por al-Albaani em Irwa' al-Ghalil, 1993.

Proclamar casamentos, no sentido de anunciá-los e publicá-los, é obrigatório de acordo com a maioria dos sábios, na verdade é uma das condições para um casamento ser válido, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há casamento exceto com um wali (guardião) e duas testemunhas de bom caráter.” Narrado por al-Baihaqi de 'Imraan e A'isha; classificados como sahih por al-Albaani em Sahih al-Jaami', 7557.

Alguns sábios consideraram como mustahabb esconder o noivado por medo de hasad (inveja destrutiva), que poderia levar a problemas entre o homem e a família de sua noiva, como afirmado em Haashiyat al-'Adawi 'ala Sharh Mukhtasar Khalil, 3/167.

Isto é apoiado pelas palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Buscai ajuda para satisfazer vossas necessidades mantendo silêncio, pois todo aquele que é abençoado é invejado.” Narrado por al-Tabaraani; classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Jaami ', 943.

Isso não se aplica apenas ao noivado, mas a pessoa não deve mostrar abertamente as bênçãos que Allah lhe concedeu a quem a invejaria por isso. No que diz respeito à realização de festas de noivado, isso é algo que muitas pessoas fazem, e não há nada de errado com isso insha’Allah. Mas deve-se notar que devemos aderir aos limites estabelecidos pela Shari'ah nesses grupos, para que não haja mistura livre de homens e mulheres, ou o uso de instrumentos musicais além do daff, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) permitiu o uso do daff em festas de casamento.

E Allah sabe melhor.

Enviar comentário