Terça-feira 18 Muharram 1441 - 17 Setembro 2019
Portuguese

Como a Surat al-Baqarah é recitada em casa? É aceitável reproduzir uma gravação?

Pergunta

No que diz respeito à recitação da Surat al-Baqarah em casa e sua expulsão dos shayatin (demônios): deve ser recitada em voz alta? Usar uma gravação serve esse propósito? É aceitável lê-la, mas não de uma só vez?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos falou da grande virtude da Surat al-Baqarah como um todo, e de alguns de seus versículos, como Ayat al-Kursi e os dois últimos versículos da surah. Entre as coisas que ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos falou sobre sua virtude é que os demônios fogem da casa na qual esta surah é recitada, e isso é benéfico na proteção e remédio contra sihr (feitiçaria).

Foi narrado por Abu Hurairah que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não faças das tuas casas sepulturas, pois o Shaitan foge de uma casa em que Surat al-Baqarah é recitada.” por Muslim (780).

Foi narrado de Abu Umaamah al-Baahili: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Lê a Surat al-Baqarah, pois recitá-la regularmente é uma bênção e abandoná-la é uma causa de arrependimento, e os mágicos não podem resistir a ela.” Narrado por Muslim (804).

Não está estipulado que seja recitado em voz alta; ao contrário, é suficiente que seja lido e recitado em casa, mesmo que seja recitado em voz baixa. Da mesma forma, não é estipulado que seja recitado de uma só vez; em vez disso, pode ser recitado em etapas. E também não é estipulado que seja lido por apenas um membro da família; mas, ser compartilhado entre estes é aceitável. No entanto, no que diz respeito a tudo isso, o melhor é se for recitada de uma só vez por uma pessoa.

Não é permitido confiar na recitação proveniente de uma transmissão ou gravação; pelo contrário, deve ser lida diretamente pelos próprios membros da casa.

Shaikh Muhammad ibn Saalih al-'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:

Há um hadith do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que diz que se uma pessoa recitar a Surat al-Baqarah, o Shaitan não entrará em sua casa. Mas e se a surah for gravada em uma fita? Isso vai atingir o mesmo resultado?

Ele respondeu:

Não, não; a voz na fita não é nada e não servirá a nenhum propósito, porque não se pode dizer que alguém leu ou recitou o Alcorão; em vez disso, pode-se dizer que ouvimos a voz de alguém que a recitou anteriormente. De acordo com isso, se gravarmos o adhaan de um mu'adhin e, quando chegar o momento, tocarmos nos alto-falantes, e deixarmos aquilo como o chamado do adhaan, isso é aceitável? Não é aceitável. Se gravarmos uma khutbah (sermão) comovente, então na sexta-feira tocarmos essa gravação do “imam do microfone”, e a gravação diz “As-salamu alaikum wa rahmatullahi wa barakatuhu (que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam convosco)”, assim, o mu'adhin dá o chamado para a oração, então a gravação da khutbah é tocada, isso é aceitável? Não é aceitável; por que? Porque esta gravação é uma voz que foi gravada no passado. É como se você escrevesse em um pedaço de papel ou colocasse um Mus’haf em casa; isso é suficiente em vez de lê-lo ou recitá-lo? Não é suficiente.

As’ilat al-Baab al-Maftuh (pergunta n° 986).

Mas se não há ninguém na casa que seja capaz de ler ou recitar a Surat al-Baqarah, e não há ninguém que possa recitá-la para aquelas pessoas na casa, e elas usam um gravador para recitá-la, então parece ser o caso – se Allah quiser – de ser aceito para esse propósito e fazendo com que o Shaitan fuja da casa, especialmente se houver alguém na casa que esteja ouvindo a recitação do gravador.

E Allah sabe melhor.

Enviar comentário