Domingo 3 Rabi' Ath-Thani 1446 - 6 Outubro 2024
Portuguese

Quais são os direitos das mulheres no Islam?

Pergunta

Como são os direitos da mulher sob o Islam e de que forma mudaram desde a idade de ouro do Islam (de meados do século VIII até ao século XII), caso tenham mudado?

Resumo da Resposta

O Islam elevou o estatuto das mulheres e tornou-as iguais aos homens na maioria das regras. Dessa forma, as mulheres, assim como os homens, são ordenadas a crer em Allah e a adorá-Lo. E as mulheres são iguais aos homens em termos de recompensa na outra vida. As mulheres têm o direito de se expressar, dar conselhos sinceros, ordenar o que é bom e proibir o que é mau, e convidar as pessoas para Allah. As mulheres têm o direito de possuir propriedades, comprar e vender, herdar, fazer caridade e dar presentes. Não é permitido a ninguém tirar a riqueza de uma mulher sem o seu consentimento. Para mais informações sobre os direitos das mulheres no Islam, leia a resposta detalhada.

Todos os louvores são para Allah.

O Islam honra as mulheres como mães

O Islam honra bastante as mulheres. Honra as mulheres como mães que devem ser respeitadas, obedecidas e tratadas com bondade. Agradar a mãe é considerado parte de agradar a Allah. O Islam nos diz que o Paraíso está sob pés da mãe, ou seja, que a melhor maneira de chegar ao Paraíso é através da mãe.

E o Islam proíbe desobedecer a mãe ou irritá-la, mesmo dizendo uma pequena palavra de desrespeito. Os direitos da mãe são maiores que os do pai, e o dever de cuidar dela aumenta à medida que a mãe envelhece e fica mais fraca.

Honrar os pais no Alcorão

Tudo isso é mencionado em muitos textos das tradições proféticas do Alcorão e da Sunnah.

Por exemplo, Allah diz (interpretação do significado):

“E recomendamos ao ser humano benevolência para com seus pais…” [al-Ahqaf 46:15]

“E teu Senhor decretou que não adoreis senão a Ele; e decretou benevolência para com os pais. Se um deles ou ambos atingem a velhice, junto de ti, não lhes digas: ‘Ufa!’, nem os maltrates, e dize-lhes dito nobre. E baixa a ambos a asa da humildade, por misericórdia. E dize: ‘Senhor meu! Tem misericórdia deles, como quando eles cuidaram de mim, enquanto pequenino.’” [al-Isra 17:23, 24]

Honrar os pais na Sunnah

Ibn Majah (2781) narrou que Mu’awiyah ibn Jahimiah as-Sulami (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu vim ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: Ó Mensageiro de Allah, quero ir para a jihad (batalha) contigo, buscando assim o rosto de Allah e a Outra Vida. Ele disse: “Ai de ti! Tua mãe ainda está viva?” Eu respondi que sim. Ele disse: “Volta e honra-na”. Então, eu me aproximei dele do outro lado e disse: Ó Mensageiro de Allah, quero ir para a jihad contigo, buscando assim o rosto de Allah e a Outra Vida. Ele disse: “Ai de ti! Tua mãe ainda está viva?” Eu respondi que sim. Ele disse: “Volta e honra-na”. Em seguida, eu me aproximei dele pela frente e disse: Ó Mensageiro de Allah, quero ir para a jihad contigo, buscando assim o rosto de Allah e a Outra Vida. Ele disse: “Ai de ti! Tua mãe ainda está viva? Eu respondi que sim. Ele disse: “Volta e honra-na” (lit. fique aos pés dela), pois lá está o Paraíso”. (Classificado como sahih por al-Albani em Sahih Sunan Ibn Majah. Também foi narrado por an-Nassai com as palavras: “Fique com ela, pois o Paraíso está sob seus pés.”)

Al-Bukhari (5971) e Muslim (2548) narraram que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Um homem veio ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: “Ó Mensageiro de Allah, quem é mais merecedor da minha boa companhia?” Ele respondeu: “Tua mãe”. O homem perguntou: “Então, quem?” Ele disse: “Tua mãe”. Ele perguntou de novo: “Então, quem?” Ele disse: “Tua mãe”. Ele perguntou novamente: “Então, quem?” Ele disse: “Então, teu pai”.

E há outros tantos textos que não há espaço para mencionar aqui.

Obrigação dos filhos de gastar com as mães

Um dos direitos que o Islam dá à mãe é que o seu filho gaste com ela, se ela precisar desse apoio, desde que ele seja capaz e possa pagar. Assim, durante muitos séculos, era muito difícil entre o povo do Islam que uma mãe fosse deixada num lar de idosos, que um filho a expulsasse de casa, que os seus filhos se recusassem a gastar com ela, ou que ela precisasse trabalhar para comer e beber caso seus filhos estivessem presentes.

O Islam honra as mulheres como esposas

O Islam exorta o marido a tratar sua esposa de maneira boa e gentil, e diz que a esposa tem direitos sobre o marido, da mesma forma há direitos dele sobre ela, porém ele está um degrau acima dela, por causa de sua responsabilidade de gastar e cuidar dos assuntos familiares.

O Islam afirma que o melhor dos homens muçulmanos é aquele que trata a sua esposa da melhor maneira, e o homem está proibido de receber o dinheiro da sua esposa sem o seu consentimento. Allah diz (interpretação do significado):

“E convivei com elas, convenientemente…” [al-Nissa 4:19]

“… E elas têm direitos iguais às suas obrigações, convenientemente. E há para os homens um degrau acima delas. E Allah é Todo-Poderoso, Sábio.” [al-Baqarah 2:228]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Exorto-vos a tratar bem as mulheres.” (Narrado por al-Bukhari, 331; Muslim, 1468)

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) também disse: “O melhor dentre vós é aquele que é o melhor para sua esposa, e eu sou o melhor dentre vós para minhas esposas.” (Narrado por at-Tirmidhi, 3895; Ibn Majah, 1977; classificado como sahih por al-Albani em Sahih at-Tirmidhi)

O Islam honra as mulheres como filhas

E o Islam honra as mulheres como filhas e nos encoraja a criá-las bem e a educá-las. O Islam afirma que criar filhas trará uma grande recompensa. Por exemplo, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem cuida de duas meninas até atingirem a idade adulta, ele e eu estaremos assim no Dia da Ressurreição”, e ele manteve os dedos (indicador e anelar) juntos. (Narrado por Muslim, 2631)

Ibn Majah (3669) narrou que ‘Uqbah ibn ‘Amir (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Quem tem três filhas e é paciente com elas, e as alimenta, dá-lhes de beber e as veste com suas riquezas, tudo isto será um escudo para ele contra o Fogo no Dia da Ressurreição.” (Classificado como sahih por al-Albani em Sahih Ibn Majah)

O Islam honra as mulheres como irmãs e tias

O Islam honra as mulheres como irmãs e tias. O Islam ordena a manutenção dos laços de parentesco e proíbe o rompimento desses laços em muitos textos. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ó povo! Espalha (a saudação de) salam, oferece comida (aos necessitados), mantém os laços de parentesco e reza à noite quando as pessoas estão dormindo, e tu entrarás no Paraíso em paz.” (Narrado por Ibn Majah, 3251; classificado como sahih por al-Albani em Sahih Ibn Majah)

Al-Bukhari (5988) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah, exaltado seja, disse aos laços de parentesco: ‘Quem te apoiar, Eu o apoiarei, e quem te quebrar, Eu o cortarei.’”

Todas essas qualidades podem coexistir numa única mulher: ela pode ser esposa, filha, mãe, irmã, tia, sendo, assim, honrada de todas essas maneiras.

As mulheres desfrutam desses direitos no Islam

Para concluir: o Islam elevou o estatuto das mulheres e tornou-as iguais aos homens na maioria das regras. Assim, as mulheres, como os homens, são ordenadas a crer em Allah e adorá-Lo. E as mulheres são iguais aos homens em termos de recompensa na Outra Vida. As mulheres têm o direito de se expressar, dar conselhos sinceros, ordenar o que é bom e proibir o que é mau, e convidar as pessoas a Allah. As mulheres têm o direito de possuir propriedades, comprar e vender, herdar, fazer caridade e dar presentes. Não é permitido a ninguém tirar a riqueza de uma mulher sem o seu consentimento.

As mulheres têm direito a uma vida digna, sem sofrer agressões ou injustiças. As mulheres têm o direito de ser educadas; na verdade, é obrigatório ensiná-las o que necessitam saber sobre a sua religião.

Qualquer pessoa que compare os direitos das mulheres no Islam com a sua situação durante a Jahiliyyah (dias de ignorância pré-islâmicos) ou noutras civilizações compreenderá que o que dizemos é verdade. Na verdade, temos a certeza de que as mulheres recebem a maior honra no Islam.

Direitos das mulheres em outras civilizações

Não há necessidade de mencionarmos a situação das mulheres na sociedade grega, persa ou judaica, e mesmo as sociedades cristãs que tinham uma atitude negativa em relação às mulheres. Os teólogos até se reuniram no Concílio de Macon para discutir se uma mulher era apenas um corpo ou um corpo com alma. Eles pensaram que era mais provável que as mulheres não tivessem uma alma que pudesse ser salva, e abriram uma exceção apenas no caso de Maria (Mariam – que a paz esteja sobre ela).

Os franceses realizaram uma conferência em 586 d.C. para discutir se as mulheres tinham alma ou não e, se tivessem alma, seriam essas almas animais ou humanas? No final, eles decidiram que eram humanas! Mas, elas foram criadas apenas para servir aos homens.

Durante a época de Henrique VIII, o Parlamento Inglês emitiu um decreto proibindo as mulheres de lerem o Novo Testamento porque eram consideradas impuras.

Até 1805, a lei inglesa permitia que um homem vendesse a sua esposa e fixava o preço da esposa em seis centavos.

Na era moderna, as mulheres eram expulsas de casa aos dezoito anos para que pudessem começar a trabalhar e ganhar o sustento. Se uma mulher quisesse ficar em casa, ela teria que pagar o aluguel do quarto aos pais, a alimentação e a lavanderia. (Veja ‘Awdat al-Hijab, 2/47-56)

Como podemos comparar isso com o Islam que ordena honrar e tratar gentilmente as mulheres e gastar com elas?

Os direitos das mulheres no Islam foram negligenciados?

No que diz respeito às mudanças nestes direitos ao longo dos tempos, os princípios básicos não mudaram, mas no que diz respeito à aplicação destes princípios, não há dúvida de que durante a idade de ouro do Islam, os muçulmanos aplicaram melhor a shari’ah (lei islâmica) de seu Senhor, e as regras shari’ incluem honrar a mãe e tratar de maneira gentil a esposa, a filha, a irmã e as mulheres em geral. Quanto mais fraco se tornava o compromisso religioso, mais estes direitos eram negligenciados, mas até ao Dia da Ressurreição continuará a haver um grupo que adere à religião e aplica a shari’ah (legislação) do seu Senhor. Estas são as pessoas que mais honram as mulheres e lhes garantem os seus direitos.

Apesar da fraqueza do compromisso religioso entre muitos muçulmanos hoje em dia, as mulheres ainda gozam de um estatuto elevado, seja como filhas, esposas ou irmãs, embora reconheçamos que existam deficiências, erros e negligência dos direitos das mulheres entre algumas pessoas, mas cada um será responsável por si mesmo.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A