Sexta-feira 10 Shawwal 1445 - 19 Abril 2024
Portuguese

Ele pode entrar em ihraam para 'Umrah somente, então, intencionar fazer o Hajj em Makkah?

Pergunta

Pode-se realizar ‘Umrah apenas quando a pessoa estiver prestes a atravessar o Miqaat, ficar em Makkah e depois executar Hajj-e-Ifrat.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Sim, é permitido que um muçulmano entre em ihraam do miqaat apenas para ‘Umrah, e quando ele o terminar, pode sair do ihraam e permanecer em Makkah até entrar em ihraam para o Hajj de onde ele estiver em Makkah, no oitavo dia de Dhu'l-Hijjah. Isso é chamado de Hajj al-Tamattu’, porque ele veio em sua viagem para fazer 'Umrah e Hajj, e então, sai do ihraam entre os dois.

O tamattu’ significa que uma pessoa vem fazer 'Umrah nos meses de Hajj, que são Shawwaal, Dhu'l-Qa'dah e os primeiros dez dias de Dhu'l-Hijjah, então ele faz Hajj no mesmo ano.

O peregrino que faz Tamattu' deve sacrificar um animal hadiy (animal de sacrifício) em Makkah, e distribuir a carne dele para os pobres lá. Se ele não puder pagar um hadiy, ele deve jejuar por três dias durante o Hajj e sete dias depois que retornar à sua terra natal, porque Allah diz (interpretação do significado): "E, quando estiverdes em segurança, aquele de vós que cumprir al’umrah e usufruir o que lhe é permitido, até a peregrinação (hajj-at-tamattu’ e al-qiran), impender-lhe-á o que lhe for acessível das oferendas. E quem o não encontrar, que jejue três dias, durante a peregrinação, e sete, quando retornardes (à sua terra). Serão dez dias inteiros." [al-Baqarah 2: 196].

É permitido que se faça Hajj Ifraad, intencionando o Hajj no miqaat e não intencionando a 'Umrah, então a pessoa deve permanecer no ihraam até o oitavo dia, então completar seu Hajj, e ela não precisa oferecer um Hadiy.

Também é permitido que se faça o Hajj Qiraan, com a intenção de fazer Hajj e 'Umrah conjuntamente a partir do miqaat, então, quando esta pessoa chegar a Makkah, deve fazer tawaaf e saa'i, e não sair do ihraam, pelo contrário, deve permanecer no ihram até completar as ações do Hajj, e oferecer um hadiy como aquele que está fazendo Tamattu'. Estes são os três tipos de Hajj, e cada um deles é permitido, mas o melhor deles é tamattu'.

Isso também foi discutido na resposta às perguntas n° 31822 e 27090.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A