Sexta-feira 21 Jumada Al-Awwal 1446 - 22 Novembro 2024
Portuguese

Um presente pode ser dado ou vendido?

70272

Data de publicação : 06-05-2023

Vistas : 2041

Pergunta

É permitido vender um presente? Existe a ideia de que um presente não pode ser dado ou vendido?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A ideia comum entre as pessoas, de que um presente não pode ser dado ou vendido, não é correta e é contrária à shari'ah. A pessoa que toma posse de um presente de maneira aceitável de acordo com a shari'ah tem o direito de dispor dele como quiser: vendendo, alugando, dando ou doando como um waqf, e não há nada de errado nisso. Quem considera isso como ilícito não está certo. Há evidências nesse sentido, na Sunnah sahiha do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

1 – Foi narrado por ‘Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) que Ukaidar de Dawmah deu uma roupa de seda ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) como um presente. Ele deu a ‘Ali e disse: “Divida isto entre as Fátimas, para cobrir a cabeça.”

Narrado por al-Bukhari, 2472; Muslim, 2071.

Ukaidir de Dawmah: Este foi Ukaidir ibn 'Abd al-Malik al-Kindi; houve alguma disputa acadêmica sobre se ele se tornou muçulmano, mas a maioria é de opinião que ele não se tornou muçulmano.

As Fátimas: eram três: Faatimah, a filha do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), Faatimah bint Asad, que era a mãe de 'Ali ibn Abi Taalib, e Faatimah bint Hamzah bint 'Abd al-Muttalib.

Este hadith mostra que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deu algo que havia sido dado a ele como um presente. Isso mostra que a visão daqueles que acreditam que um presente não pode ser dado está errada.

2 – Foi narrado que ‘Abdullah ibn 'Umar disse: 'Umar pegou um jubbah de seda que estava sendo vendido no mercado e o trouxe ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: “Ó Mensageiro de Allah, compre isto e adorne-se com ele para o Eid e para quando as delegações vierem.” O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a ele: “Esta é a roupa de quem não tem participação na Outra Vida.” Passou-se tanto tempo quanto Allah quis, então o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) enviou a 'Umar um jubbah feito de brocado de seda. 'Umar pegou-o e levou para o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: “Ó Mensageiro de Allah, tu disseste que esta é a roupa de alguém que não tem participação na outra vida, então enviaste este jubbah para mim!” O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a ele: “Venda ou faça algum uso dela.”

Narrado por al-Bukhari, 906; Muslim, 2068.

Este hadith mostra que é permitido vender um presente, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a 'Umar a respeito do presente que ele lhe deu: "Venda-o".

3 – Foi narrado que Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Estávamos com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em uma viagem, e eu estava montando um camelo difícil que pertencia a 'Umar. Ele levou a melhor sobre mim e seguiu à frente do povo, e 'Umar o repreendeu e o mandou de volta. Então, ele foi em frente novamente, e 'Umar o repreendeu e o fez retornar. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a 'Umar: "Venda para mim." Ele disse: “É seu, ó Mensageiro de Allah.” Ele disse: “Venda para mim”. Assim, ele o vendeu ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e o Profeta disse: “É seu, ó ‘Abdullah ibn 'Umar; faça com ele o que quiser”. Narrado por al-Bukhari, 2010.

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a ‘Abdullah ibn 'Umar: "É seu, faça com ele o que quiser." Isso indica que quem recebe algo se torna seu dono e pode dispor daquilo como quiser, vendendo, doando ou de outra forma.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A