Sexta-feira 13 Shawwal 1441 - 5 Junho 2020
Portuguese

Qual mendigo deve receber caridade primeiro?

Pergunta

E se encontrarmos mais de um mendigo (um ou muitos, como vemos no dia do Eid'ul fitr e Eid'ul Adha), fisicamente incapacitados, a quem devemos dar preferência sobre os outros, em relação à caridade?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Ajudar os necessitados e dar caridade aos pobres é um dos melhores atos de adoração e obediência. Allah diz (interpretação do significado):

“Os que despendem suas riquezas, quer de noite quer de dia, secreta e manifestamente, terão seu prêmio junto de seu Senhor, e nada haverá que temer por eles, e eles não se entristecerão.”

[al-Baqarah 2:274]

Quanto maior a necessidade da pessoa pobre, mais mustahabb (aconselhável) é oferecer caridade, porque suprir as necessidades e ajudar as pessoas estão entre as razões mais importantes pelas quais a caridade é prescrita.

Foi narrado por 'Umar ibn al-Khattaab (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor dos atos é fazer o crente feliz, como cobrir sua 'awrah, satisfazer sua fome ou suprir suas necessidades.” Narrado por at-Tabaraani em al-Mu'jam al-Awsat, 5/202; classificado como hasan por al-Albaani em Sahih al-Targhib, 2090.

O Shaikh Ibn ‘Uthaimin disse:

Se for perguntado: Qual dessas oito categorias é mais digna de receber fundos de Zakat? Dizemos que o mais merecedor é aquele cuja necessidade é maior, porque todos eles atendem à descrição; portanto, qualquer que seja a maior necessidade, esta deve ter prioridade. Geralmente, a necessidade é maior entre os pobres; portanto, Allah começou com eles e disse (interpretação do significado):

“As sadaqats, as ajudas caridosas, são, apenas, para os pobres e os necessitados e os encarregados de arrecadá-las e aqueles, cujos corações estão prestes a harmonizar-se com o Islam e os escravos, para se alforriarem, e os endividados e os combatentes no caminho de Allah e o filho do caminho, o viajante em dificuldades: é preceito de Allah. E Allah é Onisciente, Sábio.” [al-Tawbah 9:60]. Fim da citação.

Majmu' Fataawa Ibn 'Uthaimin, 18/pergunta n° 251.

É dito em al-Mawsu'ah al-Fiqhiyyah (23/303):

Dar a quem tem o direito ao Zakat não é sempre o mesmo, ao contrário, há distinções. Os maalikis afirmaram que é recomendado para quem está dando Zakat priorizar àqueles que estão sob maior dificuldade que os outros e dar-lhes mais do que para as outras categorias. Fim da citação.

Se a pessoa pobre ou mendigo é incapaz de trabalhar ou está impedida de trabalhar por doença ou calamidade, deve receber caridade. Allah diz (interpretação do significado):

“Dai vossas esmolas aos pobres, que, impedidos pelo combate, no caminho de Allah, não podem percorrer a terra, para ganhar seu sustento. O ignorante supõe-nos ricos, por suas maneiras recatadas. Tu os reconheces por seu semblante; não pedem esmolas aos outros, insistentemente. E o que quer que despendais de bom, por certo, Allah é, disso, Onisciente.”

[al-Baqarah 2:273]

Sa'id ibn Jubair disse:

Estas são pessoas que foram feridas ao lutar pela causa de Allah e obtiveram doenças crônicas, assim recebem uma parte da riqueza dos muçulmanos.

Ad-Durr al-Manthur, 2/89

O que se quer dizer é que o critério em relação à caridade é necessidade e desejo. Se lhe parecer que um mendigo está em maior necessidade do que o outro, deve receber a caridade primeiro.

Se a quantia que você deseja doar para a caridade for suficiente para atender à necessidade de ambos os mendigos, compartilhe-a entre eles, mas se houver apenas o suficiente para um deles, nesse caso, não haverá pecado se você der para qualquer um deles, mas tente esconder isso do outro, para que não haja ressentimento ou inveja.

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: se um homem dá Zakat de sua riqueza, e é uma pequena quantia como duzentos riyals, é melhor que se dê a uma família necessitada ou que se divida entre várias famílias carentes?

Ele respondeu:

Se o valor do Zakat é pequeno, é melhor entregá-lo a uma família carente, porque compartilhá-lo entre várias famílias, sendo tão pequeno, reduzirá seu benefício. Fim da citação.

Fataawa Ibn Baaz, 14/316

E Allah sabe melhor.

Enviar comentário