Todos os louvores são para Allah.
Antes de tudo, peço a Allah que a guie e conceda felicidade, e peço a Ele que eleve o número de garotas como você que desejam manter a castidade e a pureza e aderir aos limites sagrados de Allah nos seus assuntos, entre os mais importantes dos quais são relacionamentos emocionais que muitas pessoas tomam de forma leviana, então elas ultrapassam o limiar e transgridem os limites sagrados de Allah e Allah as prova com problemas que lemos e ouvimos, nos quais há lições para cada muçulmano e para cada pessoa sábia.
Você deve notar que a correspondência e o contato entre os sexos é uma das portas que levam à fitnah (tentação). A shari’ah está repleta de evidências que indicam que é essencial ter cuidado em cair nas armadilhas do Shaitan, quanto a este assunto. Quando o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, viu um jovem apenas olhando para uma jovem mulher, virou-lhe a cabeça para fazê-lo desviar o olhar e, então, disse: "Eu vi um jovem rapaz e uma jovem mulher e não confiei no shaitan para não tentá-los." Narrado por al-Tirmidhi (885) e classificado como hasan por al-Albaani em Sahih al-Tirmidhi.
Por isso, você fez bem em interromper o contato com esse jovem, e esperamos que você pare a correspondência, porque esta é uma das maiores portas abertas à corrupção para as pessoas, hoje em dia. Isso foi discutido em uma série de perguntas. Veja as resposta às pergunta n° 34841 .
Isso não significa que seja haram que um homem ou uma mulher goste de uma pessoa específica a quem escolha ser cônjuge e por quem nutra amor e com quem queira se casar, se possível. O amor tem a ver com o coração, e pode aparecer no coração de alguém por razões conhecidas ou desconhecidas. Mas, se for motivado por mistura ou procura ou conversas haram, então também é haram. Se for por causa do conhecimento prévio, ou por estar relacionado ou por ter ouvido sobre aquela pessoa, e não se consegue afastar disso, então não há nada de errado com esse amor, desde que se adira aos limites sagrados estabelecidos por Allah.
Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Se o amor se desenvolve por uma razão que não seja haram, uma pessoa não pode ser culpada por isso, como alguém que ama sua esposa ou sua serva, então ele a deixa, mas o amor permanece e não o deixa. Ele não deve ser culpado por isso. O mesmo se aplica se ele olha acidentalmente, então desvia o olhar para longe, mas o amor pode se acomodar em seu coração sem ele querer. Mas ele deve afastá-lo e desviar o olhar. Fim da citação.
Rawdat al-Muhibbin (página 147).
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Uma pessoa pode ouvir que uma mulher é de bom caráter, virtuosa e cheia de conhecimento, então ele pode querer se casar com ela. Ou uma mulher pode ouvir que um homem é de bom caráter, virtuoso, cheio de conhecimento e religiosamente comprometido, então ela pode querer se casar com ele. Mas o contato entre duas pessoas que se admiram uma à outra de maneira que não é islamicamente aceitável é o problema, o que leva a consequências desastrosas. Neste caso, não é permitido ao homem entrar em contato com a mulher ou que a mulher entre em contato com o homem, dizendo que deseja se casar com ela(e). Ao contrário, ele deveria dizer ao wali (guardião) dela que quer se casar com ela, ou ela deveria dizer a seu wali que quer se casar com ele, como 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) fez quando ofereceu a sua filha Hafsah em casamento para Abu Bakr e 'Uthman (que Allah esteja satisfeito com ambos). Mas se a mulher entrar em contato com o homem diretamente, isso é o que leva à fitnah (tentação). Fim da citação.
Liqa'at al-Baab il-Maftuh (26/pergunta nº 13)
Nosso conselho para você é que é essencial parar de se corresponder com esse jovem, e dizê-lo que ele deve propô-la através de seu wali, se ele realmente quiser casar. Ele não deve considerar suas circunstâncias materiais ou qualquer outra coisa como uma barreira. A questão é simples, por Allah, e se uma pessoa se contenta com pouco, Allah o tornará independente dos meios (de sustento) por Sua graça e generosidade. Ele deve, pelo menos, entrar em contato com seu wali e fazer o contrato de casamento shari’, e se a consumação for adiada, não há nada de errado com isso. Mas se permanece uma promessa de se casar, e a correspondência continua entre vocês desta forma, isto – de acordo com as decisões da shari’ah e a experiência da vida real – é um caminho errado que abre a porta ao pecado e à corrupção. Você pode ter a certeza de que nunca encontrará felicidade exceto por obedecer a Allah e aderir aos limites estabelecidos pela Sua shari’ah. As formas permitidas são suficientes e não há necessidade de meios haram, mas dificultamos para nós mesmos e shaitan se aproveita isso.
Sua demora em se casar é muito prejudicial para você. Você está envelhecendo e as circunstâncias deste jovem não estão melhorando; você não se casou com ele e não se casou com mais ninguém. Cuidado com o adiamento, pois isso só causará danos. Você deve perceber que um desses homens que te propuseram casamento pode ser mais justo e comprometido religiosamente do que aquele jovem, e pode haver um amor muito maior com outro do que o que existe entre você e aquele jovem.
E Allah sabe melhor.