Sexta-feira 21 Jumada Al-Awwal 1446 - 22 Novembro 2024
Portuguese

Coisas que tornam o ghusl obrigatório

Pergunta

Quais são as coisas que tornam o ghusl obrigatório?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

As coisas que tornam o ghusl obrigatório são seis. Se uma delas acontecer, o muçulmano deve fazer o ghusl (banho completo).

1 – Emissão de maniy (sêmen) de sua saída (genitália), no homem ou na mulher, que ocorre tanto quando se está acordado quanto dormindo. Se for emitido quando se está acordado, existe a condição de que se sinta prazer quando for emitido. Se for emitido sem prazer, então o ghusl não é necessário, como se fosse emitido como resultado de uma doença. Se for emitido quando alguém está dormindo, isso é chamado de ihtilaam (sonho erótico) e o ghusl será necessário em todos os casos porque a pessoa não está ciente (se houve ou não sentimentos de prazer), ela pode não experimentar sentimentos de prazer. Se alguém acordar e encontrar vestígios de maniy, então deve fazer ghusl. Se ele tiver um sonho erótico, mas nada sair dele, e ele não encontrar nenhum traço daquilo, então não tem que fazer ghusl.

2 – Penetração do pênis na vagina, mesmo que não ocorra ejaculação, por causa do hadith narrado por Muslim e outros, do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quando um homem se senta entre as quatro partes (braços e pernas de sua esposa) e tiver relações sexuais com ela, então o ghusl é obrigatório.” Portanto, o ghusl é exigido de ambas as partes envolvidas em razão da ocorrência da penetração, mesmo que não ocorra ejaculação, por causa deste hadith e porque há um consenso acadêmico sobre este ponto.

3 – De acordo com alguns estudiosos, o ghusl é necessário quando um kaafir se torna muçulmano, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a alguns daqueles que se tornaram muçulmanos que fizessem o ghusl. Muitos estudiosos pensam que é mustahabb, não obrigatório, para um kaafir que se torna muçulmano fazer o ghusl porque não é narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a todos que se tornaram muçulmanos que o fizessem. Portanto, pode-se entender que é mustahabb, de modo a reconciliar as evidências.

4 – Morte – o falecido deve ser lavado, exceto o shahid (mártir) que cai em batalha, este não deve ser lavado.

5 e 6 – Menstruação e nifaas (sangramento pós-parto), porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando tua menstruação terminar, faz ghusl e reza.” E Allah diz (interpretação do significado): “E quando elas tiverem se purificado” [al-Baqarah 2:222], referindo-se à menstruação – elas devem se purificar com o ghusl após o fim da menstruação.

Fim da citação de al-Mulakhkhas al-Fiqhi por Shaikh Saalih al-Fawzaan (que Allah o preserve).

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A