Todos os louvores são para Allah.
Não há diferença de opinião entre os estudiosos sobre o fato de que o Alcorão deve ser respeitado e protegido.
Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Os estudiosos concordam unanimemente que é obrigatório proteger e respeitar o Mus-haf.
Al-Majmu’ (2/85).
O muçulmano não deve ir a extremos no respeito ao Alcorão. As pessoas foram a extremos neste assunto e o tornaram muito pesado, pois foi narrado que um deles disse: “Por trinta anos eu não entrei em uma sala em que houvesse um Mus-haf sem fazer o wudu’.” E se um desses estivesse em um quarto onde houvesse um Mus-haf, ele não dormiria a noite toda para não liberar gases em um quarto em que havia um Mus-haf!
Essas ações são claramente contrárias ao caminho do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e seus companheiros (que Allah esteja satisfeito com eles). Eles viviam em quartos pequenos e apertados, mas isso não os impedia de dormir em suas casas, ou de ter relações sexuais com suas esposas, ou de ficar sem wudu' por um tempo, embora houvesse Mus-hafs em suas casas. Quando o Alcorão foi coletado, ele foi guardado nas casas de muitos deles.
Não havia prateleiras na mesquita do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ou nas mesquitas do Sahaabah para colocar as páginas dos Mus-hafs e papéis contendo conhecimento. Portanto, o que importa aqui é se isso é considerado desrespeitoso ou não. Portanto, não há nada de errado em colocá-lo em terreno limpo para quem precisa fazer isso – como no caso de precisar fazer a prostração da recitação (sujud al-tilaawah).
Shaikh Muhammad ibn Saalih al-’Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
A sinceridade para com o Livro de Allah inclui não o colocar em locais onde será tratado com desrespeito, ou onde seja uma espécie de desrespeito para com ele, como um local onde se deposita lixo e coisas do gênero. Portanto, é essencial evitar fazer o que algumas crianças fazem quando terminam seus estudos, jogando seus livros que podem conter partes do Alcorão nas ruas ou no lixo e assim por diante. Allah me livre.
Quanto a colocar o Alcorão em terreno limpo, não há nada de errado com isso, porque isso não é desrespeitar o Alcorão ou maltratá-lo. Muitas vezes acontece que uma pessoa está rezando ou lendo o Mus-haf e quer se prostrar, então ela o coloca na sua frente. Isso não é considerado como desrespeito ou algo como mau-trato ao Mus-haf, dessa forma, não há nada de errado com isso.
Sharh Riyadh al-Salihin (1/423), Dar Ibn al-Haitham, hadith n° 181.
Shaikh ‘Abdullah ibn Jibrin (que Allah o preserve) foi questionado:
Qual é a regra sobre colocar o Alcorão sobre o chão limpo ou tapete de oração?
Ele respondeu:
É melhor colocá-lo em um lugar alto para que seja exaltado tanto no sentido literal quanto no metafórico. Allah diz (interpretação do significado): “Elevadas, puras...” [‘Abasa 80:14]. Se você precisar colocá-lo no chão, coloque-o em um local elevado, mesmo que apenas um pouco mais elevado. Se isso não for possível, é permitido colocá-lo no chão, sobre um tapete limpo e algo semelhante. O Alcorão não deve ser colocado em um lugar baixo ou impuro ou na terra, porque isso mostra desrespeito a ele. Mas se uma pessoa precisa colocá-lo sobre um tapete limpo, não há nada de errado com isso, desde que se faça questão de exaltá-lo literal e metaforicamente.
Fataawa Islamiyyah (4/15).
Com base nisso, se o tapete estiver limpo e for improvável que crianças ou outras pessoas mexam no Mus-haf, não há nada de errado em colocar o Mus-haf nele, mas colocá-lo em um local mais alto é melhor.
E Allah sabe melhor.