Todos os louvores são para Allah.
Recompensa por ficar acordado depois do Fajr
Com relação a sentar-se após a oração do Fajr até o sol nascer e então rezar duas rak’aat: foi narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que reze o Fajr em congregação, então se senta relembrando Allah até o sol nascer, em seguida reza duas rak’aat, terá uma recompensa como a do Hajj e 'Umrah, completo, completo, completo.” (Narrado por al-Tirmidhi, 586)
Grau do hadith sobre a recompensa por ficar acordado depois do Fajr
Há alguma divergência de opinião quanto à solidez deste hadith. Vários estudiosos o classificaram como fraco e outros o classificaram como hasan. Entre aqueles que o classificaram como hasan estava al-Albani (que Allah tenha misericórdia dele) em Sahih Sunan al-Tirmidhi.
Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado sobre isso e respondeu:
“Este hadith tem alguns isnads com os quais não há nada de errado, portanto, é considerado como hasan li ghayrihi (hasan por causa de evidências corroborantes), e é mustahabb oferecer esta oração depois que o sol subiu à altura de uma lança, ou seja, aproximadamente quinze ou vinte minutos após o nascer do sol.” (Fatawa al-Shaikh Ibn Baaz, 25/171)
Significado do hadith sobre a recompensa por ficar acordado depois do Fajr
O significado aparente deste hadith é que aquele que fizer isso terá a recompensa de um Hajj completo e uma 'umrah, e esta é uma recompensa que Allah concede a quem quiser.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: Foi dito no hadith: “Aquele que se senta no lugar onde rezou após a oração do Fajr até o sol nascer, será como um Hajj completo, completo e uma 'umrah”, ou palavras nesse sentido. Isso significa que aquele que fizer isso terá a recompensa igual à do Hajj e 'umrah, ou o que isso significa?
Ele respondeu:
“Em primeiro lugar: este hadith está sujeito a uma discussão mais aprofundada. Muitos estudiosos o classificaram como da'if (fraco). Em segundo lugar: se assumirmos que é sahih, a recompensa de Allah não está sujeita a analogia. Uma pessoa pode ser grandemente recompensada por uma pequena ação, porque a recompensa é uma dádiva de Allah que Ele dá a quem quiser.” (Al-Liqa al-Shahri, 74/22)
Diferença entre sentar após o Fajr até o nascer do sol e realizar o Hajj e ‘Umrah
Quanto à diferença entre sentar após o fajr e realizar o Hajj e 'Umrah é que no Hajj envolve gastar dinheiro, esforçar-se fisicamente e suportar dificuldades, e é obrigatório para quem é capaz de fazê-lo, além de ser um dos pilares do Islam. Já esta sessão (sentar após o fajr), lembrando-se de Allah e rezando, é comparada ao Hajj apenas em termos de recompensa. O hadith não significa que aquele que faz isso realizou Hajj e 'umrah e não é mais obrigado a fazê-los.
Isso é semelhante ao caso de alguém dizer La ilaha ill-Allah wahdahu la sharika lah (não há deus além de Allah, Único, sem parceiro ou associado) cem vezes – isto é como libertar dez escravos. Mas, se uma pessoa for obrigada a oferecer kaffarat yamin (expiação por quebrar um juramento, uma das formas é a libertação de um escravo), e ela apenas recitar este dhikr, isso não contaria como libertar o escravo, tal qual é exigido.
É bem sabido que os estudiosos disseram a respeito de tais casos: A semelhança está na recompensa, não no cumprimento de um dever.
O significado deste hadith visa nos encorajar a lembrar de Allah, Exaltado seja, sentar na mesquita até o nascer do sol, e fazer duas rak’aat depois disso.
E Allah sabe melhor.