Terça-feira 23 Safar 1441 - 22 Outubro 2019
Portuguese

Contactar programas de TV de praticantes de feitiçaria e bruxaria para pedir ruqiyah

Pergunta

Eu tenho uma irmã mais velha, que tem 27 anos, e até agora não se casou. Note-se que ela é linda e educada, e desempenha seus deveres religiosos, tanto fard quanto sunnah. Ela trabalhava em um ambiente misto, registre-se que ela é médica, mas usa hijab e não mostra nada, além de seus olhos e mãos, quando necessário para administrar tratamento médico. Um shaikh veio e recitou o Alcorão sobre ela, mesmo que não houvesse nada de errado com ela, e pediu-lhe que recitasse alguns versículos do Alcorão, mas até agora isso foi em vão. Quando alguém vem pedi-la em casamento, há uma espécie de pânico na casa, e é como se estivéssemos enfeitiçados. O que devo fazer? Tenho outra pergunta: há alguns canais por satélite que têm programas em que o público telefona, e o apresentador pede ao interlocutor que diga-lhe o nome de um de seus pais ou de seu cônjuge, ou outra pessoa, ou a primeira letra do nome, então, é dito que recite alguns versículos do Alcorão que o ajudará. Por favor, observe que o apresentador sabe o problema do participante assim que ele lhe diz seu nome ou o nome de um de seus pais. Qual é o parecer sobre esses programas, em detalhes?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O atraso no casamento pode ser devido a razões corriqueiras, porque nem sempre é o caso de um pretendente sentir-se confortável com uma mulher, mesmo que ela seja bonita. A questão está inteiramente sujeita à vontade e decreto de Allah, Exaltado seja, pois Ele decide como quiser e ninguém pode derrubar Seu decreto.

Ou pode ser por outra razão, como bruxaria ou mau olhado, e o remédio para isso é ruqiyah, como prescrito nos ensinamentos islâmicos, bem como persistir em praticar atos de obediência e adoração, abster-se do pecado e constantemente lembrar-se de Allah (dhikr), o que inclui recitar o adhkaar pela manhã e à noite, ao dormir e acordar, ao entrar e sair da casa, quando comer e beber, e recitar a  Surat al-Baqarah na casa uma vez a cada três dias. Por favor, consulte as perguntas nº 12918 e 6530.

Em segundo lugar:

Ligar para esses programas mencionados não é permitido, pois seus produtores são praticantes de feitiçaria e bruxaria, e não é permitido ir até eles ou fazer-lhes perguntas, pois o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer vá até um vidente e pergunte-lhe sobre alguma coisa, nenhuma de suas orações será aceita por quarenta dias.” Narrado por Muslim (2230).

Em Musnad al-Imam Ahmad (9252) narra-se de Abu Huraira e al-Hasan (que Allah esteja satisfeito com eles) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que vai a um adivinho ou vidente e acredita em suas palavras, desacreditou naquilo que foi revelado a Muhammad.” Classificado como hasan por al-Albaani em Sahih al-Jaami’ (5939).

Alguns dos sábios disseram que a palavra, traduzida aqui como vidente, refere-se àquele que fala de acontecimentos passados baseado em coisas que poderiam dar uma pista deles; também foi dito que a cartomante se refere ao adivinho, que fala de assuntos ocultos do futuro.

Em ambos os casos, os demônios vêm para essas pessoas, e é por isso que lhe perguntam sobre o nome de sua mãe, para que os gênios falem sobre sua situação e seu passado. Portanto, cuidado para não fazer perguntas ou ser enganado por eles, mesmo que recitem o Alcorão, porque eles fazem isso para trapacear e enganar as pessoas. Pelo contrário, eles estão dentre os que não acreditam mais no Alcorão e o colocam em lugares imundos e sujos; aqueles dentre eles que rezam de fato o fazem para os gênios e não para Allah, porque os gênios não os obedecem ou os servem a menos que cometam atos graves de descrença, e outros tipos de incredulidade.

“Informar-vos-ei daquele sobre quem os demônios descem? (221) Eles descem sobre todo impostor, pecador.”

[ash-Shu‘araa’ 26:221-222].

Esses praticantes de feitiçaria conseguiram alcançar uma audiência maior através desses programas, e muitas pessoas não sabem da sua realidade e são enganadas quando falam sobre assuntos de religião. Eles são charlatões e mentirosos, que buscam separar cônjuges e que aprendem o que é danoso e não benéfico.

Rogamos que Allah garanta-nos bem estar constante tanto nos assuntos mundanos quanto nos religiosos.

E Allah sabe melhor.

Enviar comentário