Todos os louvores são para Allah.
A oração do Eid é uma obrigação individual (fard ‘ain) para todo homem que é capaz de fazê-lo, de acordo com a mais correta das duas opiniões acadêmicas, como declaramos na resposta à pergunta número 48983.
Se você não pode ir à oração por causa de sua saúde, não precisa fazer nada. Mas, isto é prescrito para ser feito em casa? Há uma diferença de opinião entre os fuqaha' sobre este assunto, entretanto a maioria é da opinião de que isso é prescrito, diferentemente dos Hanafis.
Al-Muzni narrou de ash-Shaafa'i (que Allah tenha misericórdia dele) em Mukhtasar al-Umm (8/125): Ele pode oferecer a oração do Eid por conta própria em sua casa, assim como o viajante, o escravo e a mulher. Fim da citação.
Al-Kharashi (Maaliki) disse: É mustahabb oferecer a oração do Eid para quem perdeu essa oração com o imam, mas deve-se fazê-la em congregação ou separadamente? Existem duas opiniões. Fim da citação de Sharh al-Kharashi (2/104).
Al-Mardaawi disse em al-Insaaf (Hanbali): Se a pessoa perdeu a oração (ou seja, a oração do Eid), é necessário que ela a ofereça da mesma maneira (isto é, como o imam rezou). Fim da citação.
Ibn Qudaamah disse em al-Mughni (Hanbali): A pessoa tem a escolha: se deseja, reza por conta própria; ou se deseja, reza em congregação. Fim da citação.
Em al-Durr al-Mukhtaar ma'a Haashiyat Ibn 'Aabidin (2/175 – Hanafi), é dito: A pessoa não deve rezar por conta própria se a houver perdido com o imam. Fim da citação.
O Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah era a favor da visão de Hanafi, e também era considerada mais correta pelo Shaikh Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele), como é dito em ash-Sharh al-Mumti' (5/156).
Em Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah li'l-Iftaa (8/306), é dito: A oração do Eid é uma obrigação comunitária (fard kifaayah): se for realizada por uma quantidade suficiente de pessoas, o pecado de não a fazer é apagado em razão do resto.
Se uma pessoa a perde e quer repô-la, deve fazer isso, então deve rezar da maneira adequada, mas sem uma khutbah a seguir. Esta é a opinião do imam Maalik, ash-Shaafa'i, Ahmad, al-Nakha'i e outros sábios. O princípio básico a respeito disso são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Se tu vieres à oração, caminha com calma e dignidade. O que alcançares, reza e o que perderes, repõe.” E foi narrado por Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) que se ele perdesse a oração do Eid com o imam, ele reuniria sua família e libertaria escravos, então seu escravo liberto 'Abd-Allaah ibn Abi 'Utbah se levantaria e os lideraria no oferecimento de duas rakahs, dizendo os takbiraat nelas. Se uma pessoa chegar no dia do Eid, quando o imam estiver fazendo a khutbah, ele deve ouvir a khutbah e, depois disso, fazer a oração para que possa combinar os dois benefícios. E Allah é a fonte de força. Que Allah envie bênçãos e paz ao Profeta Muhammad, sua família e companheiros. Fim da citação.
Comitê Permanente de Pesquisa Acadêmica e Emissão de Respostas
E Allah sabe melhor.