Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Juntando duas orações por motivo de doença

Pergunta

Há uma pessoa que está doente com câncer de estômago, e uma abertura foi deixada em seu corpo no nível do estômago para que fluidos e produtos residuais saiam. Ele está perguntando se é permissível que ele junte orações.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Sim, é permitido que ele junte orações, para que ele possa juntar a Zuhr e ‘Asr, e a Maghrib e ‘Isha’, no período da oração anterior ou posterior, dependendo do que for mais fácil para ele. A dificuldade causada pela doença é uma das razões que permitem unir às orações. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) permitiu uma concessão à mulher que sofria de istihaadah (sangramento não menstrual), e autorizou que ela juntasse a orações. Narrado por Abu Dawud (287) e al-Tirmidhi (128), classificado como hasan por al-Albaani em Sahih al-Tirmidhi.

Istihaadah é um tipo de doença, e o Imam Ahmad citou como evidência para isto que é permitido a uma pessoa doente unir as orações, uma vez que a doença é pior do que a viagem. Ele foi tratado após o pôr do sol, então jantou e uniu as orações do Maghrib e ‘Isha’. Fim da citação. Kashshaaf al-Qinaa' (2/5).

Nota:

Deve-se notar que a pessoa doente, a quem é permitido unir orações, deve oferecer cada oração em sua totalidade sem encurtá-la, porque encurtar as orações só é permitido para o viajante. O que algumas pessoas pensam, que se uma pessoa une as orações em casa por causa da doença, ela também pode encurtá-las, não está correto.

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A razão para encurtar as orações é apenas viagens, e isso não é permitido quando não se está viajando. Quanto a unir orações quando alguém tem uma razão ou uma necessidade, caso necessário, ele pode juntá-las quando estiver viajarem longas ou curtas distâncias, e pode juntá-las quando estiver chovendo e coisas do tipo, quando estiver doente e afins ou por outras razões. O objetivo por trás disso é poupar a ummah das dificuldades. Fim da citação de Majmu' al-Fataawa (22/293).

Pedimos a Allah para curar os muçulmanos doentes e abençoá-los com paciência e contentamento, e compensá-los com o bem.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A