Todos os louvores são para Allah.
A quantidade de tempo que deve haver entre o primeiro e o segundo adhaans para o Jumu'ah é o suficiente para que as pessoas se prepararem para a oração e cheguem à mesquita. Isso foi ordenado por ‘Uthmaan ibn ‘Affaan (que Allah esteja satisfeito com ele) durante seu califado, quando o número de pessoas em Medina aumentou. Ele instruiu uma pessoa a fazer o chamado de um lugar em Medina chamado az-Zawra', para que as pessoas pudessem ser alertadas e parar suas compras e vendas e outras atividades mundanas, e se prepararem para a oração do Jumu'ah.
O segundo adhaan é para informar às pessoas que o horário para a oração iniciou, e é dado quando o imam entra na mesquita e se senta no minbar (púlpito), como foi feito na época do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Assim, sabemos que o propósito dos dois adhaans é que o primeiro é para alertar as pessoas a irem oferecer a oração do Jumu'ah, e é dado anteriormente para que as pessoas possam se preparar e ir à mesquita mais cedo para a oração do Jumu'ah. O objetivo do segundo adhaan é informar as pessoas que o tempo para a oração começou, e é dado quando o khatib (quem faz o sermão) chega e se senta no minbar, como foi feito na época do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Deve haver algum tempo entre os dois adhaans para que o primeiro sirva a seu propósito. Quanto a seguir o primeiro adhaan imediatamente ao segundo, com apenas um curto intervalo de tempo, como é feito em alguns países, isso anula o propósito do primeiro adhaan, e não é isso que 'Uthmaan (que Allah esteja satisfeito com ele) pretendia quando o ordenou, pois não há nenhum benefício nisso.
Al-Muntaqa min Fataawa ash-Shaikh Saalih al-Fawzaan (2/101).