Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

O muçulmano será recompensado por ouvir lições gravadas sobre o conhecimento islâmico?

Pergunta

Eu ouço muitas de tuas gravações, que Allah te preserve, e gravações do muhaddith Shaikh al-Albaani (que Allah tenha misericórdia dele) e dos dois imames, Shaikh Ibn Baaz e Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia de ambos), e aprendi muito. Serei recompensado por ouvi-los?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Buscar o conhecimento é uma das boas ações mais virtuosas, a melhor maneira pela qual uma pessoa pode investir seu tempo, e o melhor caminho que levará o muçulmano ao Paraíso.

Ibn Mas’ud (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Estudo é oração.

Jaami' Bayaan al-'ilm (1/104).

Sufiaan ath-Thawri disse:

Não há ato, depois dos deveres obrigatórios, que seja mais virtuoso do que buscar o conhecimento.

Hilyat al-Awliya' (6/361).

Adh-Dhuhri (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Allah não é adorado com nada (melhor) do que com a busca do conhecimento.

Jaami' Bayam al-'Ilm (1/119).

Foi narrado que 'Abdullah ibn Wahb disse: Eu estava com Maalik ibn Anas quando chegou a hora da oração Dhuhr ou 'Asr, enquanto eu estava lendo para ele e estudando em sua companhia. Peguei meus livros e me levantei para rezar, e Maalik disse: O que é isso? Eu disse: estou me levantando para rezar. Ele disse: Isso é algo estranho. Aquilo que você está levantando para fazer não é melhor do que aquilo que está fazendo, se sua intenção for boa.

Jaami' Bayaan al-'Ilm (122).

Sem dúvida, ouvir as lições dos estudiosos, tanto pessoalmente quanto em gravações, é um dos meios mais importantes de obter conhecimento. Hoje em dia, Allah, louvado seja, colocou à nossa disposição muitos meios para nos beneficiarmos do que os estudiosos ensinam em suas aulas, incluindo lições que são gravadas em áudios, vídeos, CDs e outras mídias. Há uma série de benefícios em ouvir essas aulas gravadas:

1) Condiciona o aluno a ouvir com atenção, que é uma etiqueta refinada e boa atitude que o ajudará a se acostumar a receber conhecimento, apreendê-lo do orador, e parar de procurar oportunidades para se tornar o foco das atenções.

Sufiaan ath-Thawri disse, como foi narrado em Rawdat al-'Uqala' (34):

O primeiro passo para alcançar o conhecimento é permanecer em silêncio, depois ouvir, depois memorizar, depois agir de acordo com isso, e então, espalhar esse conhecimento.

2) Permite que o aluno escute novamente as palavras do estudioso se ele não entendeu na primeira vez, pois alguns comentários podem ser difíceis de serem apreendidos de imediato, porém, se ele ouvir novamente ficará mais claro.

3) Facilita anotar alguns pontos benéficos, pois ele pode pausar a gravação ou ouvir algumas partes novamente.

4) Encurta as longas distâncias para os estudantes de conhecimento que não podem viajar para aprender diretamente com os estudiosos. Hoje em dia, a biblioteca de áudio islâmica contém centenas de comentários e aulas benéficas, o que economiza muito tempo, esforço e dinheiro do aluno.

5) Possibilita levar estas lições consigo e ouvi-las em diferentes circunstâncias: na estrada enquanto conduz, enquanto trabalha e assim por diante. Isso significa fazer bom uso do tempo e preencher bem o tempo livre.

Mas esses benefícios e vantagens não significam que podemos prescindir de assistir às aulas e aprender diretamente com os acadêmicos. Cada método tem seus benefícios e vantagens, e o estudante do conhecimento bem-sucedido é aquele que aproveita todas as oportunidades e sabe extrair o néctar de todas as flores do jardim.

Esperamos que, por Sua graça, Allah, glorificado e exaltado seja, decrete recompensa para todos os que ouvem as aulas gravadas, que Ele envie tranquilidade e conceda Sua misericórdia sobre eles, como diz o hadith bem conhecido:

“Nenhum povo se reúne em uma das casas de Allah, recitando o Livro de Allah e estudando-o junto, sem que a tranquilidade desça sobre ele, a misericórdia o cubra, os anjos o cerquem e Allah o mencione àqueles que estão com Ele.” Narrado por Muslim (2699).

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A