Todos os louvores são para Allah.
Se o imam se levantar para uma quinta rak'ah por engano, as pessoas que rezam atrás dele devem alertá-lo para que ele possa se sentar novamente. Se ele não se sentar de novo porque acha que está certo, não é permitido que aquele que está atrás dele, que sabe que é uma quinta rak'ah, siga o imam e fique de pé com ele, porque ao fazer isso ele adicionará uma rak'ah à sua oração, consciente e deliberadamente, o que invalida sua oração.
Em vez disso, aquele que está rezando atrás dele deve sentar e recitar o tashahhud e então dizer o salam, ou esperar pelo imam e dizer o salam junto com ele.
Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah foi questionado sobre um imam que se levantou para uma quinta rak'ah e as pessoas disseram subhanallah, mas ele não prestou atenção a elas e pensou que não havia cometido um erro. As pessoas devem se levantar com ele ou não?
Ele respondeu:
Se elas se levantam com ele porque não perceberam (foi um erro), então sua oração não é invalidada, mas se elas sabem, não devem segui-lo, ao contrário, devem esperar por ele até que ele diga o salam, ou que elas digam o salam antes dele, mas é melhor esperar. Fim da citação.
Majmu’ al-Fataawa (23/53).
Foi dito em Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah li'l-Ifta' (7/128):
Quanto àquele que está rezando atrás de um imam e tem certeza de que o imam está fazendo uma rak'ah extra – por exemplo – não é permitido que ele o siga nisso; se ele o segue sabendo que é extra e sabendo que não é permitido segui-lo, então sua oração é invalidada.
Mas se ele não perceber que é extra, então pode segui-lo, e isso também se aplica se ele não souber da regra. Fim da citação.
Também foi dito (1/132):
Se uma pessoa na congregação sabe que seu imam se levantou para oferecer uma rak'ah extra, como uma quinta rak'ah em uma oração de quatro rak'ah, ele deve dizer o tasbih. Se o imam voltar a se sentar, tudo bem, caso contrário, ele deve sentar e esperar pelo imam e dizer o salam junto com ele. Fim da citação.
E Allah sabe mais.