Sexta-feira 17 Shawwal 1445 - 26 Abril 2024
Portuguese

A evidência de que Allah, Glorificado e Exaltado seja, está acima de sua criação e sobre os céus.

Pergunta

Algumas pessoas dizem que Allah está acima dos céus (de acordo com um dos versos do Alcorão), e muitos estudiosos dizem que Allah existe sem um lugar definido, uma vez que apenas a criação necessita de lugar e sabemos que o versículo "Laysa ka-mithli-he-shay "- (provando que Allah não se assemelha a nada de Sua criação). Ele está em todos os lugares, existe sem um lugar específico, ou se encontra acima dos céus?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O povo da Sunnah e Jama'ah (partidários da maneira profética) acreditam que Allah é exaltado acima de Sua criação por causa da evidência do Alcorão, da Sunnah (tradições proféticas), do consenso dos estudiosos, do senso comum e do instinto inato do homem (fitrah).

(1) O Alcorão descreve a "exaltação" ou "majestade" de Allah de diferentes maneiras, como estando alto e acima, e descrevendo como as coisas vêm descendem d’Ele; afirmando, também, que Ele está acima do céu. Por exemplo (interpretações do significado):

(Majestade):

"...E Ele é O Altíssimo, O Magnífico.” [2:255]

"Glorifica o nome de teu Senhor, o Altíssimo" [87:1]

(Acima):

"E Ele é O Dominador sobre Seus servos..." [6:18]

"Eles temem seu Senhor, acima deles, e fazem o que lhes é ordenado.” [16:50]

(O que descende d'Ele):

"Ele administra a ordem do céu para a terra..." [32: 5]

"Por certo, Nós fizemos descer o Alcorão..." [15: 9]

(As coisas sobem até Ele):

"...A Ele ascendem as palavras benignas; e a boa ação, Ele a eleva..." [35:10]

"Os anjos e o Espírito a Ele ascendem..." [70:4]

(Allah está sobre o céu):

"Estais seguros de que Quem está no céu não fará a terra engolir-vos...?" [67:16]

(2) A Sunnah: Muitos relatos "mutawatir" (ou seja, com um grande número de narradores em todas as fases do isnad/cadeia, de tal forma que seria impossível para que todos concordassem em uma mentira) foram narrados do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Estes relatos descrevem as palavras do Profeta, seus atos e coisas sobre as quais ele aprovou. Por exemplo, ele costumava dizer: "Subhana Rabi al-A'la (Glória ao meu Senhor, o Altíssimo)" em sujud (prostração) e, em alguns ahadith (relatos) foi narrado que ele disse: "Por Allah! Quem está acima do Trono".

Entre os seus gestos está o de apontar para cima com o dedo indicador, ao abordar as pessoas no grande encontro, no Dia de 'Arafah, durante sua peregrinação de despedida. Ele pediu ao povo: "Não fui eu quem transmitiu a mensagem?" e as pessoas disseram: "Sim!" Ele perguntou de novo: "Não transmiti a mensagem com clareza?" e eles responderam: "Sim!" Então, ele perguntou pela terceira vez: "Não fui eu quem transmitiu a mensagem?", E eles responderam: "Sim!" Em cada pergunta, ele dizia: "Ó Alah, seja Testemunha!" - apontando para o céu e, em seguida, para as pessoas. Ele também costumava levantar as mãos para o céu, quando fazia du'a (súplica), conforme relatado em muitos ahadith. Esta é a prova, através de suas ações, que Allah é Exaltado e Elevado.

Um exemplo de uma aprovação do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), que indica que Allah é Exaltado e Elevado está no hadith (relato) a respeito da jovem escrava, a quem o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Onde está Allah?" Ela disse: "No céu". Ele perguntou: "Quem sou eu?" Ela disse: "O Mensageiro de Allah." Então ele disse a seu mestre (dono): "Liberte-a, pois ela é uma crente".

Esta moça era inculta, como muitos são, e era escrava, mas sabia que seu Senhor está nos céus. Algumas pessoas mal orientadas negam que Allah esteja nos céus, e dizem: "Ele não está nem acima nem abaixo, nem para a direita nem para a esquerda. Ele está em toda parte".

(3) O consenso dos estudiosos: os Salaf (predecessores piedosos) concordaram que Allah está acima, nos céus, como é relatado por estudiosos como Al-Dhahabi, que Allah tenha misericórdia dele, em seu livro Al-'Aluw Li'l -'Aliy Al-Ghaffar.

(4) O senso comum: elevação é uma qualidade que está associada na mente das pessoas com a perfeição. Se este for o caso, então deve ser atribuída a Allah, porque toda a perfeição absoluta deve ser atribuída a Ele.

(5) O instinto inato do homem (fitrah): Não deve haver nenhuma dúvida de que o homem, instintivamente, sabe que Allah está acima, nos céus. Sempre que alguma calamidade recai sobre uma pessoa, e ela se volta para Allah buscando ajuda, ela olha para o céu – não em qualquer outra direção. Mas é estranho que aqueles que negam que Allah está acima de Sua criação também levantam suas mãos em súplica, não apontam a nenhuma outra direção senão para o céu.

Mesmo o Faraó, o inimigo de Allah, que disputou com Mussa (que a paz esteja com ele) sobre seu Senhor, disse ao seu ministro Haman (interpretação do significado):

"Ó Haman! Edifica, para mim, uma torre, na esperança de eu alcançar os meios de acesso aos céus; então, poderei avistar O Deus de Moisés..." [40: 36-37]

Ele sabia, no fundo de seu coração, que Allah é real, como ele diz (interpretação do significado):

"E negaram-nos, injusta e soberbamente, enquanto suas almas se convenciam deles..." [27:14]

Estes são alguns dos indícios de que Allah está acima, nos céus; esta prova vem do Alcorão, da Sunnah, do consenso dos estudiosos, do senso comum, dos próprios instintos do homem e até mesmo das palavras dos não-muçulmanos.

Pedimos a Allah que nos guie à Verdade.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid