Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Tatuagens temporárias e permanentes – tipos e regras

Pergunta

Fazer uma tatuagem permanente é islamicamente haram porque prejudica o corpo. Em vez disso, podemos usar henna, mas o problema é que a maioria não é desenhada com precisão e também permanece por muito tempo. Agora existe um novo tipo de tatuagem conhecida como “tatuagem colante”, usada no lugar da tatuagem permanente e de henna. Deve ser usada por uma noite e pode ser fácil e imediatamente removida sem deixar vestígios. Qual é a regra sobre esse novo tipo de tatuagem?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Existe uma diferença entre o adorno permanente, que muda a cor ou a forma de uma parte do corpo, e o adorno temporário. O primeiro é haram e está mudando a criação de Allah, e o último é permitido.

Tatuar significa mudar a cor da pele, colocando uma agulha na pele até que o sangue flua, então injetando kohl ou qualquer outra substância naquele lugar para que a pele adquira uma cor diferente daquela que Allah criou.

O tingimento com henna e semelhantes não se enquadra nesta categoria. Não altera a cor da pele, mas sim são desenhos, decorações e cores que desaparecem com o tempo.

Allah permitiu que as mulheres se enfeitassem desta maneira com a condição de que os desenhos não representassem seres animados como humanos ou animais, e que elas não mostrassem este adorno diante de homens não mahram.

Existem três tipos de tatuagens permanentes, em geral, todas sob a mesma regra, ou seja, haram. Esses tipos são:

1 - A antiga maneira tradicional, que é a que mencionamos acima, onde uma agulha é inserida na pele e o sangue circula, dessa forma o local é preenchido com kohl ou algum outro corante.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Waashimah se refere àquela que faz tatuagens (washm), o que significa inserir uma agulha ou algo semelhante nas costas da mão, pulso ou lábio, ou em outro lugar do corpo da mulher até que o sangue flua; dessa forma, esse local é preenchido com kohl e fica azul. Isso pode ser feito com círculos e decorações, e pode ser muito ou pouco (desenhado). A mulher que aplica isso é chamada waashimah e aquela em quem isso é feito é chamada mawshumah, e se a pessoa pede para que isso seja feito, ela é chamada mustawshimah. Isso é haram para quem o faz e para aquele em quem é feito por sua escolha e a seu pedido. Fim da citação.

Sharh al-Nawawi ‘ala Muslim (14/106).

2 – Uso de produtos químicos ou procedimento cirúrgico para mudar a cor de toda a pele ou parte dela.

Shaikh Muhammad ibn Saalih al-‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:

Algumas pessoas – especialmente mulheres – usam algumas substâncias químicas e ervas naturais para mudar a cor da pele, dessa forma, após o uso desses produtos químicos e ervas naturais por um tempo, a pele escura fica mais clara. Há alguma restrição shar'i em relação a isso? Observe que alguns maridos ordenam que suas esposas usem esses produtos químicos ou ervas com base no fato de a esposa ter que se enfeitar para o marido.

Ele respondeu:

Se essa mudança for permanente, então é haram e é um pecado grave, porque é uma mudança na criação de Allah ainda pior do que a tatuagem. Está comprovado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou as mulheres que aplicam extensões de cabelo e as que têm isso aplicado, e as que fazem tatuagens e as em quem são feitas. Em al-Sahihein é narrado que 'Abd-Allah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Que Allah amaldiçoe as mulheres que fazem tatuagens e as mulheres que as têm feitas, e as mulheres que arrancam as sobrancelhas e as que as têm arrancadas, e as mulheres que lixam seus dentes com o propósito de embelezamento, aquelas que mudam a criação de Allah. E ele disse: Por que eu não deveria amaldiçoar aqueles a quem o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou?

Quem faz alongamento é quem tem cabelo curto e acrescenta algo, seja cabelo ou algo parecido com cabelo.

Quem solicita o alongamento capilar é quem pede que isto seja adicionado ao próprio cabelo.

A mulher que faz a tatuagem é aquela que desenha na pele inserindo uma agulha e similares, depois preenche aquele local com kohl ou substância semelhante que mude a cor da pele.

A mulher que solicita uma tatuagem é aquela que pede a alguém que faça uma tatuagem nela.

A mulher que arranca as sobrancelhas é aquela que arranca os pelos do rosto, das sobrancelhas ou de outro lugar, para si ou para outra.

A mulher que solicita isso é aquela que pede que lhe sejam arrancadas as sobrancelhas.

A mulher que lima os dentes é aquela que pede a alguém que lixe os dentes para alargar o espaço entre eles. Todas essas coisas estão mudando a criação de Allah.

O que é mencionado na pergunta é pior em termos de mudança na criação de Allah do que o que é mencionado no hadith. Fim da citação.

Majmu’ Fataawa al-Shaikh Ibn‘ Uthaimin (17/resposta à pergunta n° 4).

3 - Tatuagens temporárias que podem durar até um ano.

Shaikh 'Abd-Allah ibn Jibrin (que Allah o preserve) foi questionado:

Recentemente, surgiu uma nova maneira de usar o kohl e delinear os lábios, usando uma tatuagem temporária que dura seis meses ou um ano, em vez do kohl regular e lápis de contorno labial. Qual é a regra sobre isso?

Ele respondeu:

Isso não é permitido porque vem sob o título de tatuagem, e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou as mulheres que fazem tatuagens e a mulher que pede que isso seja feito (nela). Este contorno dos lábios e olhos permanece por um ano ou meio ano, então é feito novamente quando desaparece e permanece por um período de tempo semelhante, por isso é semelhante à tatuagem que é haram.

O princípio básico é que kohl é um remédio para os olhos e sua cor é preta ou cinza; é aplicado nos cílios e nas pálpebras quando há desordem no olho, ou para proteger o olho de doenças, e pode ser uma forma de embelezamento e adorno para as mulheres, como uma espécie de maquiagem admissível. Quanto a delinear os lábios com uma tatuagem temporária, acho que não é permitido, e as mulheres devem se manter longe de questões duvidosas.

E Allah sabe melhor. Que Allah envie bênçãos e paz a Muhammad e sua família e companheiros. Fim da citação de uma resposta com sua assinatura.

Em segundo lugar:

O que pensamos em relação às tatuagens temporárias é que elas são equiparadas ao tingimento com henna, se forem feitas da maneira mencionada na pergunta e não da maneira proibida. Essa permissibilidade está sujeita a várias condições:

  1. Que o desenho seja temporário, desapareça, e não seja permanente
  2. Que não seja feito nenhum desenho de seres animados
  3. Que a mulher não apareça com aquele adorno diante de homens não mahram
  4. Que essas substâncias coloridas e tinturas não sejam prejudiciais à pele
  5. Que não haja semelhança com mulheres imorais ou incrédulas
  6. Que não se desenhe símbolos que veneram religiões desviadas, crenças corruptas ou caminhos equivocados
  7. Se for feito por outra pessoa, que seja outra mulher e não deve ser feito em nenhum lugar que seja ‘awrah.

Se essas condições forem satisfeitas, não vemos nenhuma razão pela qual ela não deva se enfeitar com isso.

Al-San’aani (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Alguns ahadith apresentam a razão da tatuagem ser haram por mudar a criação de Allah, mas não é dito que tingir com henna e substâncias similares vem sob este título, e mesmo que venha sob este título, está isento de acordo com o consenso acadêmico porque isto aconteceu na época do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Subul as-Salaam (1/150).

Shaikh Muhammad ibn Saalih al-‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:

Tornou-se comum entre as pessoas – especialmente as mulheres – o uso de alguns produtos químicos e ervas naturais que mudam a cor da pele... citamos a pergunta acima.

Ele respondeu:

O que é mencionado na pergunta, em termos de mudar a criação de Allah, é pior do que aquilo que é mencionado no hadith.

Mas se a mudança não for permanente, como henna e similares, não há nada de errado, porque aquilo desaparecerá, então se equipara ao kohl, blush e batom. O que deve ser evitado é aquilo que muda a criação de Allah e este aviso deve ser divulgado entre a ummah para que o mal não se dissemine e se torne difícil mudar. Fim da citação.

Majmu’ Fataawa al-Shaikh Ibn‘ Uthaimin (17/resposta à pergunta n° 4).

Citamos o Shaikh dizendo em sua resposta que isso é permitido desde que os desenhos não incluam imagens de seres animados. Veja a resposta à pergunta n° 8904.

Alguns médicos alertaram sobre os danos à saúde causados ​​por essas tatuagens temporárias.

Foi dito no jornal saudita al-Yawm:

As tatuagens temporárias são cada vez mais populares entre meninas de várias idades, especialmente nos Eids e durante as férias escolares.

O Dr. Usaamah Baghdadi, especialista em doenças de pele, tem alertado para não se deixar levar por esses adesivos que desfiguram o corpo e causam muitas doenças de pele – de acordo com a quantidade de cola que se usa, que pode passar pela pele e entrar na corrente sanguínea e os produtos químicos usados ​​para colorir também têm um efeito negativo na saúde em geral. Fim da citação.

Edição n° 11,159, trigésimo nono ano, sábado 11/11/1424 AH - 01/03/2004 AD.

Se for provado que este método é prejudicial e que provoca doenças de pele ou outros tipos de doenças, então isto é proibido de acordo com a shari’ah, porque o muçulmano não pode fazer nada que irá prejudicar a si mesmo ou aos outros. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não deve haver nenhum dano, nem dano recíproco.” Narrado por Ibn Majaah (784); classificado como sahih por al-Albani em Irwa 'al-Ghalil.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A