Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Existe uma diferença entre o adorno permanente, que muda a cor ou a forma de uma parte do corpo, e o adorno temporário. O primeiro é haram e está mudando a criação de Allah, e o último é permitido.
Tatuar significa mudar a cor da pele, colocando uma agulha na pele até que o sangue flua, então injetando kohl ou qualquer outra substância naquele lugar para que a pele adquira uma cor diferente daquela que Allah criou.
O tingimento com henna e semelhantes não se enquadra nesta categoria. Não altera a cor da pele, mas sim são desenhos, decorações e cores que desaparecem com o tempo.
Allah permitiu que as mulheres se enfeitassem desta maneira com a condição de que os desenhos não representassem seres animados como humanos ou animais, e que elas não mostrassem este adorno diante de homens não mahram.
Existem três tipos de tatuagens permanentes, em geral, todas sob a mesma regra, ou seja, haram. Esses tipos são:
1 - A antiga maneira tradicional, que é a que mencionamos acima, onde uma agulha é inserida na pele e o sangue circula, dessa forma o local é preenchido com kohl ou algum outro corante.
Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Waashimah se refere àquela que faz tatuagens (washm), o que significa inserir uma agulha ou algo semelhante nas costas da mão, pulso ou lábio, ou em outro lugar do corpo da mulher até que o sangue flua; dessa forma, esse local é preenchido com kohl e fica azul. Isso pode ser feito com círculos e decorações, e pode ser muito ou pouco (desenhado). A mulher que aplica isso é chamada waashimah e aquela em quem isso é feito é chamada mawshumah, e se a pessoa pede para que isso seja feito, ela é chamada mustawshimah. Isso é haram para quem o faz e para aquele em quem é feito por sua escolha e a seu pedido. Fim da citação.
Sharh al-Nawawi ‘ala Muslim (14/106).
2 – Uso de produtos químicos ou procedimento cirúrgico para mudar a cor de toda a pele ou parte dela.
Shaikh Muhammad ibn Saalih al-‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:
Algumas pessoas – especialmente mulheres – usam algumas substâncias químicas e ervas naturais para mudar a cor da pele, dessa forma, após o uso desses produtos químicos e ervas naturais por um tempo, a pele escura fica mais clara. Há alguma restrição shar'i em relação a isso? Observe que alguns maridos ordenam que suas esposas usem esses produtos químicos ou ervas com base no fato de a esposa ter que se enfeitar para o marido.
Ele respondeu:
Se essa mudança for permanente, então é haram e é um pecado grave, porque é uma mudança na criação de Allah ainda pior do que a tatuagem. Está comprovado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou as mulheres que aplicam extensões de cabelo e as que têm isso aplicado, e as que fazem tatuagens e as em quem são feitas. Em al-Sahihein é narrado que 'Abd-Allah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Que Allah amaldiçoe as mulheres que fazem tatuagens e as mulheres que as têm feitas, e as mulheres que arrancam as sobrancelhas e as que as têm arrancadas, e as mulheres que lixam seus dentes com o propósito de embelezamento, aquelas que mudam a criação de Allah. E ele disse: Por que eu não deveria amaldiçoar aqueles a quem o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou?
Quem faz alongamento é quem tem cabelo curto e acrescenta algo, seja cabelo ou algo parecido com cabelo.
Quem solicita o alongamento capilar é quem pede que isto seja adicionado ao próprio cabelo.
A mulher que faz a tatuagem é aquela que desenha na pele inserindo uma agulha e similares, depois preenche aquele local com kohl ou substância semelhante que mude a cor da pele.
A mulher que solicita uma tatuagem é aquela que pede a alguém que faça uma tatuagem nela.
A mulher que arranca as sobrancelhas é aquela que arranca os pelos do rosto, das sobrancelhas ou de outro lugar, para si ou para outra.
A mulher que solicita isso é aquela que pede que lhe sejam arrancadas as sobrancelhas.
A mulher que lima os dentes é aquela que pede a alguém que lixe os dentes para alargar o espaço entre eles. Todas essas coisas estão mudando a criação de Allah.
O que é mencionado na pergunta é pior em termos de mudança na criação de Allah do que o que é mencionado no hadith. Fim da citação.
Majmu’ Fataawa al-Shaikh Ibn‘ Uthaimin (17/resposta à pergunta n° 4).
3 - Tatuagens temporárias que podem durar até um ano.
Shaikh 'Abd-Allah ibn Jibrin (que Allah o preserve) foi questionado:
Recentemente, surgiu uma nova maneira de usar o kohl e delinear os lábios, usando uma tatuagem temporária que dura seis meses ou um ano, em vez do kohl regular e lápis de contorno labial. Qual é a regra sobre isso?
Ele respondeu:
Isso não é permitido porque vem sob o título de tatuagem, e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou as mulheres que fazem tatuagens e a mulher que pede que isso seja feito (nela). Este contorno dos lábios e olhos permanece por um ano ou meio ano, então é feito novamente quando desaparece e permanece por um período de tempo semelhante, por isso é semelhante à tatuagem que é haram.
O princípio básico é que kohl é um remédio para os olhos e sua cor é preta ou cinza; é aplicado nos cílios e nas pálpebras quando há desordem no olho, ou para proteger o olho de doenças, e pode ser uma forma de embelezamento e adorno para as mulheres, como uma espécie de maquiagem admissível. Quanto a delinear os lábios com uma tatuagem temporária, acho que não é permitido, e as mulheres devem se manter longe de questões duvidosas.
E Allah sabe melhor. Que Allah envie bênçãos e paz a Muhammad e sua família e companheiros. Fim da citação de uma resposta com sua assinatura.
Em segundo lugar:
O que pensamos em relação às tatuagens temporárias é que elas são equiparadas ao tingimento com henna, se forem feitas da maneira mencionada na pergunta e não da maneira proibida. Essa permissibilidade está sujeita a várias condições:
- Que o desenho seja temporário, desapareça, e não seja permanente
- Que não seja feito nenhum desenho de seres animados
- Que a mulher não apareça com aquele adorno diante de homens não mahram
- Que essas substâncias coloridas e tinturas não sejam prejudiciais à pele
- Que não haja semelhança com mulheres imorais ou incrédulas
- Que não se desenhe símbolos que veneram religiões desviadas, crenças corruptas ou caminhos equivocados
- Se for feito por outra pessoa, que seja outra mulher e não deve ser feito em nenhum lugar que seja ‘awrah.
Se essas condições forem satisfeitas, não vemos nenhuma razão pela qual ela não deva se enfeitar com isso.
Al-San’aani (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Alguns ahadith apresentam a razão da tatuagem ser haram por mudar a criação de Allah, mas não é dito que tingir com henna e substâncias similares vem sob este título, e mesmo que venha sob este título, está isento de acordo com o consenso acadêmico porque isto aconteceu na época do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Subul as-Salaam (1/150).
Shaikh Muhammad ibn Saalih al-‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:
Tornou-se comum entre as pessoas – especialmente as mulheres – o uso de alguns produtos químicos e ervas naturais que mudam a cor da pele... citamos a pergunta acima.
Ele respondeu:
O que é mencionado na pergunta, em termos de mudar a criação de Allah, é pior do que aquilo que é mencionado no hadith.
Mas se a mudança não for permanente, como henna e similares, não há nada de errado, porque aquilo desaparecerá, então se equipara ao kohl, blush e batom. O que deve ser evitado é aquilo que muda a criação de Allah e este aviso deve ser divulgado entre a ummah para que o mal não se dissemine e se torne difícil mudar. Fim da citação.
Majmu’ Fataawa al-Shaikh Ibn‘ Uthaimin (17/resposta à pergunta n° 4).
Citamos o Shaikh dizendo em sua resposta que isso é permitido desde que os desenhos não incluam imagens de seres animados. Veja a resposta à pergunta n° 8904.
Alguns médicos alertaram sobre os danos à saúde causados por essas tatuagens temporárias.
Foi dito no jornal saudita al-Yawm:
As tatuagens temporárias são cada vez mais populares entre meninas de várias idades, especialmente nos Eids e durante as férias escolares.
O Dr. Usaamah Baghdadi, especialista em doenças de pele, tem alertado para não se deixar levar por esses adesivos que desfiguram o corpo e causam muitas doenças de pele – de acordo com a quantidade de cola que se usa, que pode passar pela pele e entrar na corrente sanguínea e os produtos químicos usados para colorir também têm um efeito negativo na saúde em geral. Fim da citação.
Edição n° 11,159, trigésimo nono ano, sábado 11/11/1424 AH - 01/03/2004 AD.
Se for provado que este método é prejudicial e que provoca doenças de pele ou outros tipos de doenças, então isto é proibido de acordo com a shari’ah, porque o muçulmano não pode fazer nada que irá prejudicar a si mesmo ou aos outros. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não deve haver nenhum dano, nem dano recíproco.” Narrado por Ibn Majaah (784); classificado como sahih por al-Albani em Irwa 'al-Ghalil.
E Allah sabe melhor.