Domingo 26 Shawwal 1445 - 5 Maio 2024
Portuguese

Os muçulmanos podem trabalhar para empresas que entregam documentos e encomendas?

Pergunta

Trabalhei num banco baseado em Riba (juros) durante 17 anos, então Allah, Exaltado seja, ajudou a manter-me afastado da Riba e notei uma grande mudança na minha vida. Mas, hoje em dia é muito difícil encontrar provisões legais. Não consigo encontrar trabalho há 2 anos e meio e tenho uma família de cinco pessoas para sustentar.
Posso me candidatar a um emprego numa empresa internacional de entrega de documentos e encomendas, trabalhando no atendimento ao cliente?
O problema é que esta empresa não tem permissão para transportar álcool dentro das fronteiras do país onde moro, mas se alguém quiser transportar garrafas de vinho – por exemplo – para outro país, a empresa irá transportá-las, e a empresa também pode receber encomendas do exterior que possam conter essas coisas ilícitas.
É claro que a natureza do meu trabalho seria resolver problemas que possam surgir durante o processo de transporte, até que a encomenda chegue ao cliente.
Minha pergunta é: devo prosseguir e me candidatar ao emprego ou não devo me candidatar? Observe que a atividade básica da empresa – como mencionei – é o transporte de diversos tipos de documentos e encomendas de um local para outro.

Resumo da Resposta

Trabalhar para uma empresa que transporta documentos e encomendas é permitido, mas se a empresa for especializada no transporte de coisas ilícitas, como entrega de documentos para bancos baseados em Riba, ou transporte de álcool, filmes ou música, então trabalhar para ela torna-se ilegal.

Todos os louvores são para Allah.

Trabalhar para uma empresa que entrega documentos e encomendas

Trabalhar para uma empresa que transporta documentos e encomendas é permitido em si, mas se a empresa for especializada no transporte de coisas ilícitas, como entrega de documentos para bancos baseados em Riba, ou transporte de álcool, filmes ou música, então trabalhar para ela torna-se ilícito.

Se a empresa mistura questões lícitas e ilícitas, a regra depende de qual constitui a maior parte do seu trabalho. Também é necessário evitar envolver-se diretamente em quaisquer atividades ilegais.

Com base nisso, você poderá prosseguir com sua candidatura a uma vaga naquela empresa relacionada à supervisão e solução de problemas. O que quer que seja ilícito, não o faça, mas no que diz respeito aos documentos e encomendas permitidos, você pode fazê-lo.

Se o trabalho for baseado nesta condição e dentro dessas limitações, é permitido que você trabalhe lá, caso contrário você estará pecando na medida em que lida diretamente com atividades ilícitas, como transportar e receber álcool, filmes e música, ou documentos relacionados com Riba e seguros.

O mesmo se aplica a qualquer coisa ilegal enviada ou recebida por esta empresa, onde você assuma qualquer papel a desempenhar no envio ou recebimento.

O transporte de álcool é permitido?

Sem dúvida, transportar álcool é uma das questões ilícitas que se enquadram no título de cooperação no pecado e na transgressão, e quem o faz está sujeito à maldição mencionada na Sunnah autêntica. Esta proibição se aplica a tudo o que Allah, Exaltado seja, proibiu.

Os estudiosos do Comitê Permanente para a Emissão de Fatawa (Respostas) foram questionados:

Há um homem que não consegue encontrar trabalho senão numa fábrica que produz álcool, ou num depósito onde ele é armazenado, ou em lojas ou armazéns que o vendem e distribuem. Qual a situação do dinheiro que ele ganha e gasta com seus dependentes, que são numerosos?

Eles responderam:

“Não é permitido a um muçulmano trabalhar numa fábrica que produza álcool, ou num depósito que o armazene, ou em qualquer tipo de trabalho que tenha a ver com álcool. O dinheiro que ele ganha com isso é ilegal, e ele tem que procurar um trabalho no qual seus ganhos sejam lícitos, e se arrepender diante de Allah, Glorificado seja, pelo que fez no passado, porque Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E ajudai-vos, mutuamente, na bondade e na piedade. E não vos ajudeis no pecado e na transgressão. E temei a Allah. Por certo, Allah é Veemente na punição.” [Al-Ma’idah 5:2]

E porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou o álcool, aquele que o bebe, aquele que o serve, aquele que o extrai (das uvas, etc.), aquele para quem é extraído, aquele que o transporta, aquele para quem é transportado, aquele que o vende, aquele que o compra e aquele que consome o seu valor. (Al-Bukhari e Muslim)” [Shaikh ‘Abd Al-’Aziz ibn Baz, Shaikh ‘Abd Ar-Razzaq ‘Afifi, Shaikh ‘Abdullah ibn Ghadyan, Shaikh ‘Abdullah ibn Qa’ud, Fatawa Al-Lajnah Ad-Da'imah, 14/114]

Servindo álcool para não-muçulmanos

No que diz respeito a esta regra, não faz diferença saber se a pessoa a quem é entregue é um não-muçulmano ou um muçulmano.

Os estudiosos do Comitê Permanente para a Emissão de Fatawa foram questionados:

Há alguns professores que pedem aos alunos algumas bebidas ilícitas. Levar isso ao professor, que não é muçulmano, é ilícito ou não?

Eles responderam:

“Não é permitido a um muçulmano oferecer álcool a quem o beberá, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou aquele que o carrega e aquele para quem é carregado, e porque isso acontece sob o título de cooperar no pecado e na transgressão, o que Allah, Exaltado seja, proibiu no versículo em que Ele diz (interpretação do significado):

“E ajudai-vos, mutuamente, na bondade e na piedade. E não vos ajudeis no pecado e na transgressão.” [Al-Ma'idah 5:2]” (Shaikh ‘Abd Al-’Aziz ibn Baz, Shaikh ‘Abdullah ibn Ghadyan, Shaikh Salih Al-Fawzan, Shaikh ‘Abd Al-’Aziz Al Ash-Shaikh, Shaikh Bakr Abu Zaid , Fatawa Al-Lajnah Ad-Da’imah, 22/97)

Aconselhamos você a procurar trabalho lícito e evitar qualquer coisa ilícita. Achamos que será difícil para você evitar coisas ilícitas nessa empresa, e esperamos que Allah, Exaltado seja, o honre por Sua graça com um trabalho melhor do que este. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E quem teme a Allah, Ele lhe fará saída digna, E lhe dará sustento, por onde não suporá. E quem confia em Allah, Ele lhe bastará. Por certo, Allah atinge o que quer de Sua ordem, Allah fez para cada cousa uma medida.” [At-Talaq 65:2-3]

É narrado em um relato autêntico de nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que ele disse: “Quem abrir mão de algo por causa de Allah, Allah o compensará com algo melhor do que aquilo.” (Classificado como autêntico por Al-Albani, que Allah tenha misericórdia dele, em Hijab Al-Mar’ah Al-Muslimah, pág. 49)

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A