Quinta-feira 16 Shawwal 1445 - 25 Abril 2024
Portuguese

Os nomes das suratas (capítulos) são uma questão de tawqif?

Pergunta

Quando os nomes das suratas do Alcorão foram estabelecidos durante o período da revelação? O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi quem nomeou essas suratas durante sua vida, ou os Sahaabah fizeram isso depois que ele faleceu, quando o Alcorão foi compilado como Mushaf durante o tempo de ‘Umar e ‘Uthmaan?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Está comprovado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nomeou algumas das suratas do Alcorão, como al-Fatihah, al-Baqarah, Aal 'Imraan e al-Kahf.

Os estudiosos divergiram quanto a se os nomes de todas as suratas do Alcorão foram comprovadamente escolhidos pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), ou se alguns deles foram baseados na ijtihaad dos Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com eles)?

A maioria dos estudiosos acredita que os nomes de todas as suratas do Alcorão foram escolhidos pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e são relacionados ao Tawqif [isto é, só pode ser conhecido por meio da Revelação Divina e textos autênticos de ahaadith, sem espaço para ijtihad].

Imam Ibn Jarir at-Tabari (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

As suratas do Alcorão têm nomes que foram dados a eles pelo Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Fim da citação.

Jaami’ al-Bayaan (1/100)

Az-Zarkashi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Devemos discutir a questão de quando uma surata tem mais de um nome: trata-se de tawqif ou tem a ver com as histórias mencionadas na surata?

Se for o último caso, então qualquer homem inteligente poderia extrair, de cada surata, muitos nomes com base em seu conteúdo, e isso é improvável. Fim da citação.

Al-Burhaan fi ‘Ulum al-Qur’an (1/270)

As-Suyuti (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Está comprovado que todos os nomes das suratas são matéria de tawqif, com base em ahaadith e relatos. Se eu não temesse demorar muito, eu explicaria isso. Fim da citação.

Al-Itqaan (1/148)

Shaikh Suleiman al-Bujairami (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Os nomes das suratas são matéria de tawqif e foram narrados pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), porque os nomes das suratas, a ordem em que aparecem e a ordem dos versículos – cada uma dessas três coisas – são questão de tawqif e foram relatadas pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Jibril (que a paz esteja sobre ele) informou que é assim que os nomes estão (registrados) em al-Lawh al-Mahfuz. Fim da citação.

Tuhfat al-Habib ‘ala Sharh al-Khatib (2/163)

Al-‘Allaamah at-Taahir ibn ‘Ashur (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Com relação aos nomes das suratas, eles foram dados àquelas durante o período da revelação. O objetivo de nomeá-las é facilitar a referência a elas e a discussão de seus significados. Fim da citação.

At-Tahrir wat-Tanwir (1/88)

Esta é a opinião defendida por vários estudiosos contemporâneos que escreveram sobre as ciências do Alcorão, como o Dr. Fahd ar-Rumi em Diraasaat fi 'Ulum al-Qur'an (p. 118) e o Dr. Ibrahim al-Huwaimil em seu artigo al-Mukhtasar fi Asma’ as-Suwar, em Majallat Jaami’at al-Imam (edição n° 30, pág. 135).

Alguns dos estudiosos consideram que vários dos nomes das suratas no Alcorão Sagrado foram escolhidos pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e outros foram o resultado da ijtihaad dos Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com eles).

É dito em Fataawa al-Lajnah ad-Daa’imah (4/16):

Não sabemos de nenhum texto do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que sugira que ele tenha nomeado todas as suratas, mas é narrado em alguns ahaadith sahiha que alguns deles foram nomeados pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), como al-Baqarah e Aal 'Imraan. Quanto às outras suratas, o que parece ser o caso é que foram nomeadas pelos Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com todos eles). Fim da citação.

Isso é o que foi considerado mais provavelmente correto pela Dra. Munirah as-Dawsari em seu ensaio: Asma’ Suwar al-Qur’an al-Karim wa Fadaa’iluha.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A