Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Virtude do mês de Allah, Muharram

Pergunta

Qual a virtude do mês de Muharram?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

, o Senhor dos mundos, e que a paz e as bênçãos estejam sobre nosso Profeta Muhammad, o Selo dos Profetas e Líder dos Mensageiros, e sobre toda a sua família e companheiros. Continuando:

O mês de Allah, Muharram, é um grande e abençoado mês. É o primeiro mês do ano hijri (calendário islâmico) e é um dos meses sagrados, a respeito do qual Allah diz (interpretação do significado):

"Por certo, o número dos meses, junto de Allah, é de doze meses, conforme está no Livro de Allah, desde o dia em que Ele criou os céus e a terra. Quatro deles são sagrados (o 1°, 7°, 11° e 12° do calendário islâmico). Essa é a religião reta. Então, não sejais, neles, injustos com vós mesmos..."

[Surah at-Tawbah 09:36].

Foi narrado de Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "...O ano possui doze meses, dos quais quatro são sagrados: três meses consecutivos, Dhul-Qa 'dah, Dhul-Hijjah e Muharram, e Rajab Mudara que vem entre Jumaada e Sha'baan. "

Narrado por al-Bukhari (2958).

Muharram é assim chamado porque é um mês sagrado (muharram); isto enfatiza ainda mais a sua sacralidade.

As palavras de Allah (na interpretação do significado): "Então, não sejais, neles, injustos com vós mesmos" [Surah at-Tawbah 9:36] significam: (não sejais injustos) nestes meses sagrados, porque isso é um pecado maior do que em outras ocasiões.

Foi narrado que Ibn 'Abbaas disse, sobre as palavras de Allah “Então, não sejais, neles, injustos com vós mesmos" [Surah at-Tawbah 9:36]: (O comando não sejais injustos convosco) aplica-se em todos os meses, então Allah destacou quatro meses e os fez sagrados, e enfatizou sua sacralidade, e Ele tornou mais grave o pecado durante estes meses, e Ele tornou as boas obras e as recompensas ainda maiores. Qataadah disse, sobre as palavras "não sejais, neles, injustos com vós mesmos": a transgressão durante os meses sagrados é mais séria e incorre em um maior peso do pecado em relação aos outros meses. Transgressão é um assunto sério, em qualquer circunstância, mas Allah faz o que quer para que Seus comandos carreguem mais peso. E ele disse: Allah escolheu elites dentre Sua criação: dentre os anjos, Ele escolheu Mensageiros; dentre a humanidade, Ele escolheu Mensageiros; dentre discursos, Ele escolheu Sua lembrança (dhikr); dentre os espaços na terra, Ele escolheu as mesquitas; dentre os meses, Ele escolheu Ramadan e os meses sagrados; dentre os dias, Ele escolheu a sexta-feira (Jumu'ah); e dentre as noites, Ele escolheu a Lailat al-Qadr. Então, venere aquilo que foi escolhido por Allah, pois as pessoas de compreensão e sabedoria respeitam o que tem sido escolhido por Allah.

Fim de citação de Tafsir Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele), comentário sobre Surah at-Tawbah, versículo 36

A virtude de observar bastante jejum naafil (voluntário) durante o mês de Muharram:

Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O melhor jejum, depois do Ramadan, é no mês de Allah, Muharram"

Narrado por Muslim (1982).

A frase "o mês de Allah (Shahru-llahi)" é indicativo da veneração que este mês merece, pois é atribuído a Allah (em um genitivo ou idaafah). Al-Qaari disse: O que parece ser o caso é que significa ser todo o mês de Muharram.

Mas está provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não jejuava qualquer mês na íntegra, afora o Ramadan. Portanto, este hadith deve ser entendido no sentido de que é encorajado jejuar bastante durante o mês de Muharram, não jejuar o mês inteiro.

Está provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) jejuou muito durante Sha'baan, e talvez a virtude de Muharram não havia sido revelada até o final de sua vida, antes que ele fosse capaz de jejuar durante este mês.

Sharh an-Nawawi 'ala Sahih Muslim

Allah escolhe o que deseja quanto ao tempo e lugar

Al-'Izz ibn 'Abd as-Salaam (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A superioridade de tempos e lugares é de dois tipos, a primeira delas é em termos mundanos, e a segunda em termos religiosos ou espirituais, por causa do que Allah concede a Seus servos nesses momentos e nos lugares de maior recompensa para ações, como maior virtude do jejum do Ramadan sobre o jejum em outros meses ou no dia da ‘Ashura. Esta virtude do jejum é devida à generosidade e bondade de Allah para com Seus servos durante o mesmo.

Qawaa'id al-Ahkaam (1/38)

Que Allah envie bênçãos sobre nosso Profeta Muhammad, toda a sua família e seus companheiros.

A Fonte: Islam Q&A