Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

A razão pela qual é prescrito para os muçulmanos realizarem o Hajj uma vez na vida

Pergunta

Por que os muçulmanos deveriam visitar Makkah pelo menos uma vez na vida?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Nós muçulmanos nos sentimos honrados e orgulhosos de sermos servos de Allah, o Único, o Mestre Autossuficiente, que não gerou nem foi gerado, e não há ninguém igual ou comparável a Ele; Ele é nosso Senhor e não temos outro Senhor além d’Ele. Portanto, respondemos aos mandamentos de nosso Senhor com a maior humildade e nos submetemos a Seus comandos, pois sabemos que Ele é Onisciente e nenhuma sabedoria é maior que a d’Ele. Sabemos que Ele é o Misericordioso e não há ninguém mais misericordioso do que Ele, glorificado e louvado seja. Portanto, nós O amamos de uma forma que exige que obedeçamos a Seus mandamentos, mesmo que isso nos seja um pouco difícil. Sentimo-nos orgulhosos, felizes e contentes quando cumprimos com o que Ele nos ordena fazer.

Pois, se um humano ama outra pessoa, ele gosta de servi-la e isso pode fazê-la feliz. Então, o que você acha quanto ao Senhor Todo-Poderoso que nos criou e nos concede provisão, e tudo o que temos d’Ele é bênção? E a descrição d’Ele é a mais elevada. Devemos tudo ao nosso Senhor, por isso devemos nos apressar em fazer tudo o que Ele nos ordena fazer, para que possamos retribuir alguns pequenos agradecimentos por Suas grandes bênçãos. Nunca podemos agradecê-LO o suficiente, entretanto, por Sua graça, Allah, o Mais Generoso, aceita nossos pequenos esforços e nos recompensa por eles grandemente.

Por exemplo, Hajj ou peregrinação. Se um muçulmano fizer o Hajj da maneira exigida por seu Senhor, então Allah prometeu perdoá-lo por seus pecados e admiti-lo no Paraíso, com a condição de que ele não estrague essa ação cometendo qualquer ação importante que a invalidaria e alcançaria a raiva de Allah.

Uma das grandes misericórdias que Allah concedeu a esta ummah (nação, ou seja, os muçulmanos), é que Allah tornou a obediência a Seus mandamentos e aos mandamentos de Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sujeita à condição que a pessoa seja capaz de cumpri-los. Enquanto alguém for capaz de cumpri-los, é obrigatório fazer o que for exigido dele, caso contrário, ele não é obrigado a fazer nada e é dispensado. Allah diz (interpretação do significado):

“Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade.”

[al-Baqarah 2:286] – ou seja, Ele não pede que se faça mais do que se pode suportar.

Em relação ao Hajj em particular, Allah diz (interpretação do significado):

“E por Allah, impende aos homens a peregrinação à Casa, a quem até ela possa chegar (ou seja, arcar com as despesas)...” [Aal ‘Imraan 3:97]

Por Sua misericórdia, Ele ordenou isso a Seus servos uma vez na vida, para que não fosse muito difícil, mas Ele exorta a fazê-lo aqueles que são capazes de fazer Hajj e 'Umrah mais de uma vez. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Continue fazendo o Hajj e a ‘Umrah, pois eles eliminam a pobreza e os pecados, assim como o fole remove a escória (impureza) do ferro.” (Narrado por al-Nasaa'i, 2/4; este é um hadith sahih conforme declarado por al-Albaani em al-Silsilat al-Sahihah, 1200).

Este grande ato de adoração foi prescrito por Allah para que possamos louvá-LO, glorificá-Lo, e agradecê-LO por suas grandes bênçãos e generosidade. O propósito do Tawaaf em torno da Kaabah não é simplesmente contornar essas pedras! Não, a razão é que Allah nos ordenou que contornássemos sete vezes e nós obedecemos a Allah contornando sete vezes, nem mais nem menos; portanto, fazemos o que Ele nos ordenou e sentimos que somos Seus servos, nos humilhando diante d’Ele, louvando-O e agradecendo por nos escolher para ser Seus servos dentre toda a humanidade que adora vários deuses, e pode até mesmo adorar a si mesmos ou seus próprios desejos.

O mesmo se aplica a todos os rituais do Hajj e, de fato, a todos os atos de adoração que Allah prescreveu para nós. Louvado seja Allah, que nos honrou com esta grande religião.

Além disso, seu interesse em perguntar sobre o Hajj em sua tenra idade indica que você está ansioso para aprender e descobrir. Aconselhamos você a aprender e ler mais sobre o Islam, e descobrir por si mesmo que é a religião que atende às inclinações naturais do homem. Isso o colocará no caminho para agradar a seu Senhor Todo-Poderoso, que te criou e te sustenta, e que merece que você O adore unicamente e a nenhum outro.

Talvez você saiba que nosso profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse que seu colega Profeta 'Issa (Jesus – que a paz esteja sobre ele) descerá no fim dos tempos e fará uma peregrinação a esta Casa, e ele declarará sua crença somente em Allah (Tawhid). Acreditamos que isso acontecerá como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse, assim como acreditamos que o sol nasce pela manhã. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Por Aquele em cujas mãos está minha alma, o filho de Mariam (Jesus) certamente pronunciará o Talbiyah para Hajj, 'Umrah, ou para ambos no vale de Rawha. (Narrado por Muslim, 1252). O vale de Rawha' é um lugar entre Makkah e Madinah.

[Nota do tradutor: A Talbiyah é uma oração recitada pelos peregrinos que vão à Makkah. Pode ser traduzido da seguinte forma: “Aqui estou ao Teu serviço, ó Allah, aqui estou. Aqui estou a Teu serviço, Tu não tens parceiro, aqui estou. Todos os louvores e bênçãos e todo domínio são Teus. Tu não tens parceiro.”]

Pedimos a Allah que abra seu coração para a verdadeira orientação... Amém.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid