Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Meios prescritos para afastar o sihr (magia) antes que este aconteça

Pergunta

Quais são os meios prescritos para afastar o sihr antes que este aconteça?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Dentre os mais importantes meios de afastar o perigo do sihr antes que aconteça está a busca de proteção através dos adhkaar (plural de dhikr - recordação) prescritos no Islam, fazendo du'aa e recitando orações em busca de refúgio que foram narradas do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah esteja sobre ele). Essas incluem:

1 – Recitar ayat al-Kursi [al-Baqarah 2: 255] após cada oração prescrita, depois de recitar os adhkaar que são prescritos após o taslim (salam).

2 – Recitar ayatal-Kursi ao ir dormir. Esta é a maior ayah no Alcorão, onde Allah diz (interpretação do significado):

“Allah, não existe deus senão Ele, O Vivente, Aquele que subsiste por Si mesmo. Não O tomam nem sonolência nem sono. D’Ele é o que há nos céus e o que há na terra. Quem intercederá junto d’Ele senão com Sua permissão? Ele sabe seu passado e seu futuro. E nada abarcam de Sua ciência senão aquilo que Ele quer. Seu Trono abrange os céus e a terra. E não O afadiga custodiá-los. E Ele é O Altíssimo, O Magnífico.” [al-Baqarah 2: 255]

3 – Recitar "Qul huwa Allahu ahad", "Qul a'udhu bi Rabb il-Falaq" e "Qul a'udhu bi Rabb il-Naas" [isto é, as últimas três suraat do Alcorão] após cada oração prescrita, e a recitação destas três suraat (três vezes) no início do dia após a oração do fajr, e no início da noite após a oração do maghrib.

4 – Recitar as duas últimas ayaat da Surat al-Baqarah no início da noite. Estas são as ayaat onde Allah diz (interpretação do significado):

“O Mensageiro crê no que foi descido, para ele, de seu Senhor, e, assim também, os crentes. Todos crêem em Allah e em Seus anjos e em Seus Livros e em Seus Mensageiros. E dizem: "Não fazemos distinção entre nenhum de Seus Mensageiros " E dizem: "Ouvimos e obedecemos. Rogamos Teu perdão, Senhor nosso! E a Ti será o destino. "  –Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade. A ela, o que logrou de bom e, contra ela, o que cometeu de mau - E dizem: "Senhor nosso! Não nos culpes se esquecemos ou erramos. Senhor nosso! E não nos carregues de pesados fardos como sobrecarregastes a nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com o que não podemos suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és nosso Protetor! Concede-nos a vitória sobre os incrédulos!” [al-Baqarah 2: 285-286]

E foi narrado em um relato sahih que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem recita a ayatul-Kursi à noite terá proteção contínua de Allah e nenhum demônio chegará perto dele até que a manhã chegue." E também foi narrado em um relato sahih que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem recitar as duas últimas ayaat da Surat al-Baqarah à noite, ser-lhe-á suficiente." O significado– e Allah sabe melhor – é que isso será proteção suficiente para o recitador contra todo o mal.

5 – Procurar refúgio nas palavras perfeitas de Allah contra o mal daquilo que Ele criou, noite e dia e ao parar para descansar em qualquer lugar, seja na cidade, no deserto, no ar ou no mar. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem quer que pare para descansar e diga: 'A'udhu bi kalimaat Allah il-taammah min sharri ma khalaq (Eu busco refúgio nas palavras perfeitas de Allah contra o mal daquilo que Ele criou)", nada irá prejudicá-lo até que ele deixe aquele local."

6 – O muçulmano deve dizer no início do dia e início da noite (três vezes): “Bismillaah alladhi laa yadurr ma’a ismihi shay’un fi’l-ardi wa laa fi’l-samaa’i wa huwa al-sami’ al-‘alim (Em nome de Allah com Cujo nome nada na terra ou no céu pode causar dano, e Ele é o Oniouvinte, Onisciente)”. De acordo com relatos sahih, o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) exortou-nos a recitar isto, e isto é um meio de se manter a salvo de todo o mal.

Estes adhkaar e orações de refúgio estão entre os maiores meios de afastar o mal do sihr (magia) e de outros males, para a pessoa que os recita regularmente com sinceridade e fé, colocando sua confiança em Allah e, ​​dependendo d’Ele, e estando contente com isso.

Eles também são algumas das armas mais eficazes para afastar o sihr depois de este já ter acontecido, juntamente com a imploração humilde a Allah constante, pedindo-Lhe para remover os prejuízos e aliviar o sofrimento. Dentre os du'aat que foram narrados do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) para tratar doenças, como o sihr e outras coisas está a ruqyah (benzimento) por meio da qual ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava tratar seus companheiros: "Allahumma Rabb al-Nas, adhhib il-ba’s, washfi anta al-Shaafi laa shifa'a illa shifa'uka shifa'an laa yughadir saqaman (Ó Allah, Senhor da Humanidade, remove o dano e cura-o, porque Tu és o Curador e não há cura exceto a Tua cura, uma cura que não deixa qualquer doença para trás)". Há também a ruqyah por meio da qual Jibril tratou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "Bismillaah urqika min kulli shay'in yu'dhika, wa min sharri kulli nafsin aw 'aynin hasid Allah yashfik, bismillaah urqik (Em nome de Allah, eu executo a ruqyah para ti, de tudo o que te está a prejudicar, do mal de cada alma ou olho invejoso, que Allah te cure, em nome de Allah, eu executo a ruqyah para ti). Isto deve ser repetido três vezes.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Majmu’ Fataawa wa Maqaalaat al-Shaykh 'Abd al-'Aziz ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele), vol. 8