Sábado 23 Dhu Al-Hijjah 1445 - 29 Junho 2024
Portuguese

Graus e Níveis do Paraíso e Inferno

Pergunta

Quantos céus e infernos existem? Como esses níveis diferem? E o que é preciso fazer para entrar em cada nível?

Resumo da Resposta

1- No que diz respeito aos números, existe um Inferno e um Paraíso, mas cada um deles possui graus e níveis. Os níveis do Inferno diferem de acordo com a extensão da incredulidade dos seus habitantes neste mundo. Os hipócritas estarão no nível mais baixo do Inferno. Não conhecemos nenhum limite para o número de graus e níveis no Paraíso. Foi dito que o número deles é igual ao número de versículos do Alcorão. 2- A Sunnah descreve a posição daqueles que praticam determinadas ações. Por exemplo: 1- Fé em Allah e nos Mensageiros, 2- Jihad, 3- Aqueles que desejam sinceramente o martírio, 4- doar em caridade, 5- Fazer o wudhu corretamente e 6- Memorizar o Alcorão

Todos os louvores são para Allah.

Número de Paraísos e Infernos

No que diz respeito aos números, existe um Inferno e um Paraíso, mas cada um deles possui graus e níveis.

O Paraíso, às vezes, é mencionado no plural na Sunnah, mas isso não significa que existam vários tipos de Paraíso; ao contrário, isso é indicativo de sua grandeza e dos vários graus e níveis nele contidos, ou é indicativo da grandeza da recompensa daquele que entra nele.

Anas ibn Malik narrou que Umm al-Rubayyi' bint al-Bara, que era a mãe de Harithah ibn Suraqah, veio ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: Ó Profeta de Allah, tu não me contarás sobre Harithah?” – que foi morto na batalha de Badr por uma flecha perdida. “Se ele estiver no Paraíso, suportarei isso com paciência, mas se for de outra forma, chorarei muito por ele.” Ele disse: “Ó Umm Haritha, existem jardins no Paraíso – de acordo com outro relato: muitos jardins – e seu filho alcançou o Firdaws mais elevado.” (Narrado por al-Bukhari, 2809)

Níveis do Inferno

Os níveis do Inferno diferem de acordo com a extensão da incredulidade dos seus habitantes neste mundo. Os hipócritas estarão no nível mais baixo do Inferno, como nosso Senhor nos disse (interpretação do significado):

“Por certo, os hipócritas estarão nas camadas mais profundas do Fogo - e, para eles, não encontrarás socorredor algum.” [Al-Nissa 4:145]

Nível menos severo do Inferno

O menos severo (em tormentos) de seus níveis – do qual buscamos refúgio em Allah – foi mencionado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no Hadith relatado por al-Nu'man ibn Bashir que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O menos severamente punido do povo do Inferno será um homem que tenha dois sapatos e cadarços de Fogo – de acordo com outra versão: duas brasas vivas colocadas sob as solas dos pés – pelas quais seus cérebros ferverão como uma panela ferve. Ele não pensará que haja alguém punido mais severamente do que ele, mas este será aquele com punição mais leve.” (Narrado por al-Bukhari, 6562; Muslim, 212)

A pessoa é nomeada especificamente em um relato narrado por Muslim, onde diz que este é Abu Talib, o tio paterno do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), para quem Allah reduzirá a punição por causa do papel que ele desempenhou na proteção do Islam no período inicial.

Número de graus e níveis no Paraíso

Não conhecemos nenhum limite para o número de graus e níveis no Paraíso. Foi dito que seu número é igual ao número de versículos do Alcorão, com base no Hadith de 'Abd-Allah ibn 'Amr, que disse que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Será dito ao companheiro do Alcorão: 'Recita e sobe em status como tu costumavas recitar no mundo, e tua posição estará no último verso que tu recitaste.'” (Narrado por Abu Dawud, 1646; at-Tirmidhi, 2914; classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud)

Al-Mundhiri disse em At-Targhib: al-Khattabi disse:

“Foi dito no relato que o número de versículos no Alcorão é o número de graus ou níveis do Paraíso na Outra Vida, e foi dito ao leitor: 'Suba através dos níveis até o ponto em que você costumava ler os versículos do Alcorão. Quem recitar todo o Alcorão alcançará o mais alto grau do Paraíso na Outra Vida, e quem recitar parte dele alcançará um nível proporcional a isso, e o limite de sua recompensa corresponderá ao limite de sua leitura.” (At-Targhib wa'l-Tarhib, 2/228)

Mas esta ideia está sujeita a uma discussão mais aprofundada, porque o Hadith fala do manazil (status, posição) daqueles que memorizaram o Alcorão, não dos seus darajat (graus, níveis).

O darajah (grau ou nível) varia de acordo com seus esforços neste mundo, assim como existem outros atos de fé em que as pessoas variam em status, como a fé sincera, jihad e outros. Então, não podemos dizer que quem memorizou todo o Alcorão estará nos mais altos graus do Paraíso em termos absolutos.

O mais alto grau do Paraíso

O mais alto dos graus do Paraíso é al-Firdaws, pois foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “… Quando tu pedires a Allah, peça-Lhe al-Firdaws, pois está no centro do Paraíso e é a parte mais alta deste, e acima dele está o Trono do Misericordiosíssimo, e dali brotam os rios do Paraíso.” (Narrado por al-Bukhari, 2637; Muslim, 2831)

O que se entende por “centro do Paraíso” é a melhor parte, como quando Allah diz (interpretação do significado):

“E assim, fizemos de vós uma comunidade mediana (e a melhor)...” [Al-Baqarah 2:143]

Posição de quem pratica determinadas ações no Paraíso

A Sunnah também descreve a posição daqueles que praticam certas ações. Por exemplo:

  • Fé em Allah e crença nos Mensageiros

Abu Sa'id al-Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O povo do Paraíso poderá ver as pessoas nos apartamentos acima deles como vós vedes as estrelas brilhantes no horizonte no leste e no oeste, por causa das diferenças em seus status.” Eles perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah, esse é o status dos profetas que ninguém mais alcançará além deles?” Ele disse: “Não, por Aquele em Cujas Mãos está minha alma, eles são homens que tiveram fé em Allah e acreditaram nos Mensageiros.” (Narrado por al-Bukhari, 2082; Muslim, 2831)

  • Jihad pela causa de Allah

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “No Paraíso existem cem graus que Allah preparou para aqueles que se esforçam na jihad pela causa de Allah. A distância entre cada dois graus é como a distância entre os céus e a terra.” (Narrado por al-Bukhari, 2637)

  • Aquele que deseja sinceramente o martírio pode obte-lo

Sahl ibn Hanif narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem pede a Allah sinceramente o martírio, Allah fará com que ele alcance o status de mártir, mesmo que morra em sua cama.” (Narrado por al-Bukhari, 1909)

  • Gastar pela causa de Allah

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Os pobres foram até o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disseram: “Os ricos assumiram todos os cargos mais elevados. Eles rezam como nós rezamos e jejuam como nós jejuamos, mas eles têm riqueza excedente com a qual realizam o Hajj e se esforçam na jihad e dão caridade…” (Narrado por al-Bukhari, 807; Muslim, 595)

  • Fazer o wudhu corretamente mesmo quando é difícil, dar muitos passos em direção à mesquita e esperar oração após oração.

Abu Hurairah narrou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não deveria vos contar algo por meio do qual Allah apaga os pecados e vos eleva em status?” Eles disseram: “Sim, ó Mensageiro de Allah.” Ele falou: “Fazer wudhu bem, mesmo quando é difícil, dar muitos passos até as mesquitas e esperar oração após oração. Isso é (equivalente) a proteger a fronteira.” (Narrado por Muslim, 251)

  • Memorizar o Alcorão

'Abd-Allah ibn 'Amr narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Será dito ao companheiro do Alcorão: 'Recita e sobe em status como tu costumavas recitar no mundo, e tua posição estará no último verso que tu recitares.'” (Narrado por Abu Dawud, 1646; at-Tirmidhi, 2914; classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud)

Aquele que estiver empenhado deve ter como objetivo a posição mais elevada no Paraíso, esforçar-se para conquistar o prazer de Allah e entrar no Paraíso al-Firdaws, o mais elevado que Allah prometeu.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A