Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Buscar uma resposta a uma súplica em virtude de uma ação justa (tawassul) com intuito de alcançar um objetivo mundano diminui a recompensa dessa ação?

Pergunta

É narrado que oferecer súplicas e buscar aproximar-se de Allah (tawassul) em virtude de uma ação sincera de justiça é um dos meios de ter sua súplica respondida. Minha pergunta é: se alguém oferece súplicas ao seu Senhor em virtude de um bom ato praticado, receberá sua recompensa por esse ato integralmente neste mundo, e não será recompensado por isso no Dia da Ressurreição? Da mesma forma, é possível oferecer súplicas em virtude do mesmo ato mais de uma vez?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Buscar aproximar-se de Allah em virtude de atos justos (tawassul) é encorajado (mustahabb), e é um meio de aumentar o potencial de súplicas serem respondidas, como vemos na história dos companheiros da caverna.

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Com relação a buscar aproximar-se de Allah, voltando-se para Ele e suplicando em virtude de atos justos que Ele ordenou – como a súplica dos três que entraram na caverna, pedindo a Allah, em virtude de suas boas ações [para remover a rocha que havia caído na abertura da caverna]; e pedindo aos profetas e aos justos [durante suas vidas] para oferecer súplica e interceder por alguém – isso é algo que ninguém contesta. Ao contrário, este é o meio (wasilah) que Allah ordenou nos versículos (interpretação do significado):

{Ó vós que credes! Temei a Allah e buscai os meios de chegar a Ele...} [al-Ma’idah 5:35].

{Esses, que eles invocam, buscam meios de aproximar-se de seu Senhor, cada qual ansiando estar mais próximo dEle, e esperam por Sua misericórdia e temem Seu castigo...} [al-Isra' 17:57].

O que se entende por buscar meios de proximidade ou acesso a Ele é: buscar aquilo que aproximará d’Ele, seja na forma de adoração, obediência ou cumprimento de Seus mandamentos, seja na forma de suplicar a Ele ou buscar refúgio n’Ele na esperança de obter benefícios e afastar o mal.

Fim da citação de Iqtida' as-Siraat al-Mustaqim (2/312).

Em segundo lugar:

Buscar aproximar-se de Allah (tawassul) por meio de ações justas não diminui a recompensa dessas ações, não importa se o indivíduo está buscando uma resposta à súplica em virtude de alguma ação justa que ele fez para alcançar algum objetivo mundano ou futuro, pois aquele foi um bom ato praticado com o propósito de se aproximar de Allah, e não planejado – inicialmente – para qualquer propósito mundano.

Shaikh 'Abd ar-Rahman al-Barak (que Allah o preserve) foi perguntado: Procurar se aproximar de Allah (tawassul) em virtude de bons atos diminui a recompensa desses atos no futuro?

Ele respondeu: Procurar aproximar-se de Allah em virtude de bons atos, ao oferecer súplicas, não diminui sua recompensa no futuro, pois Allah fez dos bons atos um meio de alcançar a felicidade neste mundo e no outro. Ele, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

{E quem teme a Allah, Ele lhe fará facilidade em sua condição...} [at-Talaaq 65:4]

{E quem teme a Allah, Ele lhe remirá as más obras e lhe tornará magnífico o prêmio} [at-Talaaq 65:5]

{E quem teme a Allah, Ele lhe fará saída digna, e lhe dará sustento, por onde não suporá. E quem confia em Allah, Ele lhe bastará.} [al-Talaaq 65:2-3].

Uma das súplicas mais concisas é: “Rabbanaa aatina fi'd-dunya hasanah wa fi'l-aakhirati hasanah wa qina 'adhaab an-naar (Senhor nosso, dai-nos neste mundo [o que é] bom e no Outro [o que é] bom e nos proteja do castigo do Fogo).” E Allah, glorificado e exaltado seja, diz sobre seu amigo íntimo (Khalil) Ibrahim (interpretação do significado): {E concedemo-lhe sua recompensa, na vida terrena. E, por certo, na Derradeira Vida, ele será dos íntegros.} [al-'Ankabut 29:27].

Mas o muçulmano deve se esforçar para praticar boas ações buscando a recompensa do além, pois esse é o maior objetivo, enquanto também espera pelo que Allah prometeu àqueles que se esforçam para fazer boas ações, facilitando seus negócios e concedendo provisão abundante.

Não é permitido que o foco e o objetivo de uma pessoa ao praticar boas ações seja apenas a busca de benefícios mundanos, sem prestar atenção à recompensa no futuro, pois Allah criticou aqueles que dizem “Senhor nosso, dai-nos neste mundo...”, como Ele, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

{E, dentre os homens, há quem diga: "Senhor nosso! Concede-nos nosso quinhão na vida terrena”} ​​[al-Baqarah 2:200]

{ Para quem deseja a vida transitória, apressamos, nela, para quem desejamos, o que queremos. Em seguida, fá-lo-emos queimar‹ se na Geena, infamado, banido. E quem deseja a Derradeira Vida, e se esforça em obtê-la, enquanto crente, desses o esforço será reconhecido. } [al-Isra' 17:18-19].

Allah, Exaltado seja, afirma que Ele deseja que as pessoas almejem a outra vida, como Ele, Exaltado seja, diz (interpretação do significado)

{Desejais os efêmeros bens da vida terrena, enquanto Allah vos deseja a Derradeira Vida.} ​​[al-Anfaal 8:67]

{Quem deseja a retribuição da vida terrena, saiba que é junto de Allah, está a retribuição da vida terrena e da Derradeira Vida...} [an-Nissa' 4:134].

E Allah sabe melhor.

Fim da citação de Fataawa al-Islam al-Yaum: https://goo.gl/QV29ci

Em relação àquele que pratica boas ações inicialmente buscando algum benefício mundano, ou com a intenção de se voltar e buscar aproximar-se de Allah e oferecer súplicas a Ele em virtude disto, ou seja, com intuito de alcançar algum objetivo de riqueza – o que parece ser o caso – isso diminuirá sua recompensa, proporcional à extensão em que seu objetivo é este mundo e não o outro.

Em terceiro lugar:

Não há nada de errado em buscar aproximar-se de Allah, Exaltado seja, e suplicá-Lo mais de uma vez em virtude do mesmo bom ato, pois este é um tipo de súplica que é prescrita, e significa tentar aproximar-se de Allah cumprindo Sua ordem (interpretação do significado):

{Ó vós que credes! Temei a Allah e buscai os meios de chegar a Ele; e lutai em Seu caminho, na esperança de serdes bem-aventurados} [al-Ma’idah 5:35].

Pedimos a Allah, Exaltado seja, que aceite as boas ações de nós e de ti.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A