Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

Qual é o sentido de se prometer a recompensa de uma casa no Paraíso por algumas boas ações?

Pergunta

Há um hadith que diz que quem reza todas as suas orações sunnah, então Allah construirá para ele uma casa no paraíso, mas o Alcorão diz que as pessoas do paraíso terão o que quiserem. Isso não contradiz o Alcorão? Dizendo que eu tenho que fazer isso e aquilo para que Allah faça isso e aquilo, quando Allah nos diz que obteremos tudo o que desejarmos?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Há relatos que afirmam que a recompensa por alguns bons atos em particular é a construção de uma casa no Paraíso para quem os praticar.

Por exemplo, há o hadith de Umm Habibah, que disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Quem quer que reze doze rak'ahs todos os dias e noites, uma casa será construída para ele no Paraíso em razão disto.” Narrado por Muslim (728).

O muçulmano pode pensar que este e outros ahadith contradizem alguns versículos do Alcorão – como os versículos em que Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

{Por certo, os que dizem: "Nosso Senhor é Allah", em seguida, são retos, os anjos descerão sobre eles, frequentemente, dizendo: "Não temais e não vos entristeçais; e exultai com o Paraíso, que vos era prometido. Somos vossos protetores, na vida terrena e na Derradeira Vida. E tereis, nela, o que vossas almas apetecerem; e tereis nela, o que cobiçardes} [Fussilat 41:30-31]

Assim como pode pensar que aquele que vai para o Paraíso terá tudo o que deseja, podendo desejar o que quiser quanto a casas e, portanto, não há necessidade de rezar regularmente doze rak'ahs todos os dias e noites.

A resposta a isso é: Allah, Exaltado seja, decretou recompensas desse tipo para algumas boas ações, de modo que deve, inevitavelmente, ser baseada na máxima sabedoria, e nossa confiança em Sua sabedoria, graça e justiça significa que não temos necessidade de questionar.

Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

{Ele não é interrogado, acerca do que faz, enquanto eles serão interrogados} [al-Anbiya' 21:23].

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Allah, glorificado seja, é o Criador, Senhor e Soberano de todas as coisas, e Ele possui grande sabedoria, grande bênção e misericórdia naquilo que Ele cria, tanto em termos gerais quanto específicos. Ele não deve ser questionado sobre o que Ele faz, mas eles serão questionados, não apenas por causa de Sua força e poder, mas por causa de Seu perfeito conhecimento, poder, misericórdia e sabedoria.” (Majmu’ al-Fataawa 8/79).

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Allah, glorificado seja, é Sapientíssimo e não faz nada em vão, sem um propósito, interesse ou sabedoria a ser atingida, que seja o objetivo final de Suas ações. Pelo contrário, Suas ações são baseadas na sabedoria suprema, em razão da qual Ele age e Suas ações são feitas através de causas por meio das quais Ele as faz. Isso é indicado por Suas palavras e pelas palavras de Seu Mensageiro, que são mencionadas em tantos e incontáveis textos religiosos ​​que não poderiam ser listadas." (Shifa' al-'Alil pág. 190).

Algumas das razões que podemos encontrar para uma promessa como esta de uma casa no Paraíso incluem o seguinte:

1. Especificar uma recompensa em particular para algumas boas ações é algo que dá energia a uma pessoa e aumenta seu desejo de praticar aquela boa ação, porque essa promessa é algo além de meramente ser admitido no Paraíso, pois significa desfrutar dessa bênção específica. Isso é algo que um muçulmano sente em seu coração.

2. Pode ser que essas casas tenham alguma virtude ou qualidade extra que as faça superar quaisquer outras casas que o crente possa desejar no Paraíso, como os estudiosos disseram sobre o hadith de 'Uthman ibn 'Affaan, que disse: Eu Ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Quem quer que construa uma mesquita – Bukair falou: Eu acho que ele disse: buscando assim o Semblante de Allah – Allah construirá algo parecido para ele no Paraíso.” Narrado por al-Bukhari (450) e Muslim (533).

Ibn Rajab (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Com relação às palavras “algo parecido”, isso não significa algo de tamanho semelhante ou qualidade semelhante em sua construção. Em vez disso, o que se quer dizer – e Allah sabe melhor – é que Ele fará sua casa compatível com o tamanho da mesquita construída, e a fará bem construída de acordo com o quão bem construída a mesquita era, não em termos de decoração. E o muçulmano se beneficiará muito com o que for construído para ele no Paraíso, proporcional ao quanto as pessoas se beneficiaram da mesquita que ele construiu neste mundo, e esta casa superará todos os outros edifícios no Paraíso, pois as mesquitas foram superiores a todos os outros edifícios neste mundo." (Fath al-Baari 3/320-321).

Essas casas só podem ser obtidas praticando as boas ações que são estipuladas para obtê-las; elas não são como as bênçãos que podem ser concedidas no Paraíso tão logo o crente as deseje.

3. Mesmo que o crente possa ter tudo o que deseja no Paraíso, não sabemos se ele desejará ou não essa bênção em particular.

Pois, pode nunca ocorrer a ele desejar essa bênção, então ele não a alcançará.

Sabe-se que as pessoas do Paraíso irão variar em suas bênçãos; dessa forma, não será possível para ninguém solicitar um nível superior, caso contrário isso significaria que as pessoas do Paraíso estariam todas no mesmo nível em relação às bênçãos.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A