Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

O que dizer nas duas prostrações do esquecimento e entre elas?

Pergunta

O que devemos dizer nas duas prostrações do esquecimento e entre elas? Devemos dizer o mesmo que dizemos na oração obrigatória?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Não há dhikr específico a ser dito nas duas prostrações do esquecimento, tanto quanto sabemos. Com base nisso, elas estão sob a mesma regra que a prostração durante a oração, e deve ser dito o mesmo que na prostração da oração, como “Subhaan Rabbiy al-a'la (Glória a meu Senhor, Altíssimo)” e uma du'aa, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O mais próximo que uma pessoa pode estar de seu Senhor é quando ela está prostrada, então dizei bastante du'aa' (neste momento). ” Narrado por Muslim, 482.

O mesmo que se diz entre as duas prostrações em oração deve ser dito entre essas duas prostrações, ou seja, “Rabbiy ighfir li (ó meu Senhor, perdoa-me)”.

Veja a pergunta n° 13340 .

An-Nawawi disse em al-Majmu’ (4/72):

A prostração do esquecimento são duas prostrações, sentando-se entre elas. É Sunnah, entre as prostrações, sentar-se muftarishan (com o pé esquerdo apoiado no chão, sentando-se sobre ele), e sentar-se mutawarikan (com parte da coxa esquerda no chão e ambos os pés projetando-se do outro lado (ou seja, do lado direito), até que se diga o salam. A maneira como as prostrações são feitas e o dhikr a ser dito durante é a mesma da oração. E Allah sabe mais. Fim da citação.

É dito em ash-Sharh al-Kabir (4/96):

Deve-se dizer na prostração do esquecimento o mesmo que se diz na prostração da oração, por analogia. Fim da citação.

É dito em Asna al-Mataalib (1/195):

A prostração do esquecimento são duas prostrações... a forma como são feitas é a mesma da oração. A pessoa deve se sentar muftarishan entre elas e recitar o mesmo dhikr que o da prostração durante a oração. Fim da citação.

É dito em Mughni al-Muhtaaj (1/439):

A maneira como é feita é a mesma que na oração, tanto as orações obrigatórias quanto as nawafil (voluntárias), como colocar a testa no chão e relaxar (na postura)… e a pessoa deve dizer o mesmo dhikr como na prostração da oração.

Al-Adhra'i disse: E não disseram nada sobre o dhikr a ser dito entre elas (as prostrações). Parece que é o mesmo que o dhikr de entre as duas prostrações da oração. Fim da citação.

É dito em Fatawa al-Lajnah ad-Daa'imah (6/443):

Ao fazer a prostração do esquecimento e prostrações exigidas ao ler o Alcorão, deve-se dizer o mesmo que é dito ao se prostrar durante a oração: “Subhaan Rabbiy al-a’la (Glória a meu Senhor, Altíssimo)”. O que é necessário é dizer uma vez, mas o mínimo no nível de perfeição é dizer três vezes. É mustahabb dizer uma du'aa enquanto se prostra, ou seja, qualquer du'aa prescrita na shari'ah. Fim da citação.

Alguns dos estudiosos afirmaram que é mustahabb dizer nessas prostrações: “Subhaana man laa yanaamu wa la yas-hu (Glória Àquele que não dorme nem esquece).”

Al-Haafiz ibn Hajar disse em al-Talkhis (2/12): “Não consegui encontrar nenhuma base para isso.” Fim da citação.

A Fonte: Islam Q&A