Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Conselho para uma vidente que lê xícaras de café

Pergunta

Uma mulher lê xícaras com borra de café [ou seja, lê os vestígios que ficam em uma xícara de café árabe – semelhante à prática ocidental de adivinhação lendo folhas de chá – obs. do tradutor] e também anuncia seu nome em uma das revistas imorais. Espero que você possa oferecer alguns conselhos.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Esta questão envolve dois problemas:

1 - A regra sobre esta ação.

Sem dúvida, a adivinhação, feitiçaria e astrologia estão entre as mais sérias ações malignas e corrupção na terra, e prejudicam os muçulmanos.

Os sábios divergem quanto a se o adivinho deve ser considerado um kaafir (incrédulo) que ultrapassou os limites do Islam ou se é uma forma inferior de kufr (incredulidade). Aqueles que dizem que isso torna a pessoa um kaafir citam como evidência o hadith narrado pelo Imam Ahmad em seu Musnad (9171), que diz que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) falou: “Quem vier a um vidente e crer nele, descreu daquilo que foi revelado a Muhammad” Classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami', 5942.

Isso também envolve alegar ter conhecimento do invisível, e quem quer que afirme ter conhecimento do invisível é um kaafir. Allah diz (interpretação do significado):

“Ele é O Sabedor do invisível e não faz aparecer Seu invisível a ninguém, exceto a um Mensageiro, de quem Se agrade; então, por certo, Ele introduzirá guardiães adiante dele e detrás dele”

[al-Jinn 72:26-27]

Dize: "Ninguém daqueles que estão nos céus e na terra conhece ao Invisível, exceto Allah."

[al-Naml 27:65]

2 - Nosso conselho para a mulher que faz este tipo de coisa é que ela desista, afaste-se disso e se arrependa a Allah, pois essa ação é um dos maiores pecados que condenam uma pessoa ao Inferno. Ela deve temer a Allah e não perturbar os muçulmanos por meio dessa ação maligna. Allah diz (interpretação do significado):

“E os que molestam os crentes e as crentes, sem que nada de mal estes hajam cometido, com efeito, sobrecarregar-se-ão com infâmia e evidente pecado”

[al-Ahzaab 33:58]

Então, ela deve se arrepender a Allah dessa ação antes que o Anjo da Morte venha até ela, repentinamente, e o tempo para o arrependimento acabe. Ela deve voltar para o seu Senhor, em cujas mãos estão todos os benefícios e danos, em todos os seus assuntos, e não deixar o Shaitan enganá-la e levá-la para o Inferno – nós buscamos refúgio em Allah.

Suas ações são uma fonte de tentação e provação para os muçulmanos que são fracos na fé. Allah diz (interpretação do significado):

“Por certo, os que provaram os crentes e as crentes, em seguida, não se voltaram arrependidos, terão o castigo do Inferno, e terão o castigo da Queima”

[al-Buruj 85:10]

Shaikh ‘Abd al-‘Aziz ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Astrologia, leitura de mãos, leitura de xícaras de café, adivinhação e outras coisas praticadas por videntes e praticantes de magia são todas ciências da jahiliyah, proibidas por Allah e Seu Mensageiro, e são ações que o Islam declarou falsas e alertou contra sua prática. O mesmo se aplica a ir até aqueles que praticam (estas ações) e perguntar sobre qualquer coisa ou acreditar no que eles dizem – porque esse é o conhecimento do invisível que Allah guardou para Si mesmo.

Nosso conselho a todos os que têm alguma relação com essas coisas é que se arrependam a Allah e busquem o Seu perdão, e coloquem sua confiança em Allah unicamente em todos os seus assuntos, enquanto também adotam os meios apropriados, conforme prescrito ou permitido na shari’ah. Deve-se abandonar essas coisas, ficar longe delas, e tomar cuidado para não perguntar nada a essas pessoas ou acreditar nelas, em obediência a Allah e Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), protegendo, assim, suas crenças e compromissos religiosos, também por medo da ira de Allah, e para se manter longe das coisas que levam ao shirk (politeísmo) e kufr (incredulidade), pois, se uma pessoa morrer crendo nessas coisas, será um perdedor neste mundo e no outro.

Majmu’ Fataawa al-Shaikh Ibn Baaz, 2/120-122

Devemos também observar aqui que o que quer que esta mulher receba em pagamento por este trabalho maléfico e ilícito é renda haram, por causa do hadith narrado em Sahih al-Bukhari (2237) e Sahih Muslim (1567) de Abu Mas'ud al-Ansari (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu o preço de um cachorro, a taxa/pagamento de uma prostituta e o pagamento feito a uma cartomante.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu comentário sobre este hadith (10/490): Al-Baghawi, um de nossos companheiros, e al-Qaadi 'Iyaad disse: os muçulmanos concordam que o pagamento feito a um vidente é haram, porque é o pagamento por algo proibido e porque consome a riqueza das pessoas ilegalmente.

A Fonte: Islam Q&A