Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Deve-se ministrar Duas khutab no Eid ou apenas uma?

Pergunta

Qual a opinião correta com relação à Khutbah do Eid – deve ser uma khutbah ou duas? Qual é a evidência?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A maioria dos sábios, das quatro madhabs e outros, é da opinião que devem ser ministradas duas khutab no Eid, e o imam deve se sentar brevemente entre elas, como é feito na khutbah de Jumu’ah (de sexta-feira).

Diz-se em al-Mudawwanah 1/231: Maalik disse: Em todas as khutab – a khutbah do imam ao rezar pela chuva (istisqa’), os dois Eids, o dia de ‘Arafat e nas sextas-feiras – o imam deve desassociar as duas khutab ao sentar-se brevemente. Fim de citação.

Al-Shaafa’i (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Umm (1/272): Foi narrado que ‘Ubayd-Allaah ibn ‘Abd-Allaah ibn ‘Utbah disse: A Sunnah no Eid é o imam entregar duas khutab, sentando-se brevemente entre elas. Al-Shaafa’i disse: isso se aplica às orações para chuva, a khutbah dada durante a oração do eclipse, a khutab do hajj, e toda khutbah ministrada em congregação. Fim de citação.

Consulte Badaa’i’ al-Sanaa’i’, 1/276; al-Mughni, 2/121 

Al-Shawkaani (que Allah tenha misericórdia dele) disse, comentando no relatado supramencionado: O segundo hadith torna mais provável que seja correto quando traçamos uma analogia com Jumu'ah. 'Ubayd-Allaah ibn' Abd-Allaah é um Taabi'i, como é bem conhecido, então seu dito, "É Sunnah" não pode ser tomado como prova de que é a Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) como é afirmado no usul. Há um hadith marfu’ narrado por Ibn Maajah que fala de se sentar entre as duas khutab do Eid, mas o isnaad inclui Isma'il ibn Muslim, que é da’if (fraco). Fim da citação de Nayl al-Awtaar, 3/323

O hadith de Ibn Maajah (1279) foi narrado de Jaabir ibn ‘Abd-Allah, que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) veio no dia de Fitr ou Adha e ministrou uma khutbah de pé, depois se sentou um pouco, e então, levantou-se. Este hadith foi narrado por al-Albaani em Da’if Ibn Maajah, onde disse que ele é Munkar.

Diz-se em ‘Awn al-Ma’bud (4/4): al-Nawawi disse em al-Khulaasah: o relato narrado em Ibn Mas'ud (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual disse, a Sunnah é que sejam ministradas duas khutab no Eid e, entre elas, o imam senta-se brevemente, é da’if e seu isnaad não é ininterrupto. Não existe nenhum relato autêntico sobre ministrar mais que uma khutbah, e a evidência é análoga à Jumu’ah.  Fim de citação.

Podemos concluir disto que, a evidência que suporta a ideia de ministrar duas khutab é como se segue:

1 – O hadith de Ibn Maajah e o relato de Ibn Mas'ud (que Allah esteja satisfeito com ele) são ambos da’if, como dito acima.

2 – O relato de ‘Ubayd-Allah ibn ‘Abd-Allah ibn ‘Utbah, que é um Taabi’i.

3 – Analogia com a Jumu’ah.

4 – Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) mencionou uma quarta coisa que deve ser citada como evidência. Ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A frase ‘duas khutab’ reflete a opinião dos fuqaha’ (que Allah tenha misericórdia deles), de que deve haver duas khutab no Eid, porque isso foi mencionado em um hadith narrado por Ibn Maajah com seu isnaad, que exige análise mais profunda. O significado aparente é que devem ser ministradas duas khutab, mas quem examinar a Sunnah nos relatos muttafac Alaihi em al-Sahihain e em outros lugares, verá que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ministrou apenas uma khutbah, mas depois de ter terminado a primeira, foi até as mulheres e as exortou. Se tomarmos isso como o princípio básico a respeito de ser prescrito ministrar duas khutab, então é possível, embora improvável, porque ele foi até as mulheres e se dirigiu a elas por não conseguirem ouvir a khutbah. Talvez. E talvez elas pudessem ouvir suas palavras, mas ele queria abordá-las especificamente, por isso, lembrou-as e exortou-as a respeito de assuntos relacionados especificamente a elas. Fim de citação de al-Sharh al-Mumti', 5/191.

Perguntaram ao Comitê Permanente: O Imam deve sentar-se entre as duas khutab do Eid?

Eles responderam: As duas khutab do Eid são sunnah e vêm depois da oração do Eid, porque o relato narrado por al-Nasaa’i, Ibn Maajah e Abu Dawud, de ‘Abd-Allah ibn al-Saa’ib (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: Eu fui à oração do Eid com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Quando ele terminou a oração, disse: “Ministraremos uma khutbah; quem quiser sentar-se e ouvi-la, que o faça, e quem quiser sair, que saia.” Al-Shawkaani (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Nayl: al-Musannif (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Isto mostra que a khutbah é sunnah; caso fosse obrigatório, seria obrigatório sentar-se e ouvi-la.

Quem ministra as duas khutab no Eid tem que distingui-las sentando-se brevemente, por analogia com as duas khutab de Jumu’ah, e por causa do relato narrado por al-Shaafa’i (que Allah tenha misericórdia dele) de ‘Ubayd ibn ‘Abd-Allah ibn ‘Utbah (que Allah tenha misericórdia dele) que disse: A sunnah é que o imam ministre duas khutab no Eid, sentando-se brevemente entre elas.

Alguns sábios são da opinião que só há uma khutbah para a oração do Eid, porque os ahadith sahih do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) falam de apenas uma khutbah. E Allah sabe melhor.

Fim de citação de Fataawa Islamiyyah, 1/425

Perguntaram ao Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele): O imam deve ministrar uma ou duas khutab no Eid?

Ele respondeu: A opinião difundida entre os fuqaha’ (que Allah tenha misericórdia deles) é de que deve haver duas khutab no Eid, por causa de um hadith da’if que foi narrado acerca disto, mas em outro, cuja autenticidade é muttafac alaihi, diz-se que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ministrou apenas uma khutbah. Espero que o assunto seja flexível. Fim de citação.

Majmu’ Fataawa al-Shaikh Ibn ‘Uthaimin, 16/246 

Ele também disse (16/248):

A sunnah é que uma khutbah seja ministrada, mas se duas forem ministradas, não há problema, porque foi narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) também o fez. Mas o imam não deve se esquecer de exortar as mulheres em especial, porque assim fez o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Caso esteja falando pelo microfone e as mulheres possam ouvi-lo, que dedique o final de sua khutbah para exortá-las especialmente, caso contrário, que vá até elas, acompanhado de um ou dois homens, e diga-lhes algumas breves palavras. Fim de citação.

Em suma: Este é um assunto que está sujeito à ijtihaad, e é flexível. Não existe texto definitivo na sunnah a respeito disto, mas parece que deve haver uma khutbah. Que o imam faça o que lhe parecer mais próximo da sunnah.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A