Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

Qual oração da Sunnah você pode oferecer em horários proibidos para orações?

Pergunta

Quais são os períodos em que é makruh rezar, e quais orações da Sunnah podem ser oferecidas nos horários em que a oração é makruh?

Resumo da Resposta

Em horários proibidos para orações, você pode oferecer estas orações nawafl: 1- As duas rak'ahs após o tawaf, 2- Repetir uma oração em congregação, 3- A Sunnah após a oração do Dhuhr se alguém estiver unindo Dhuhr com ‘Asr, 4- Quem chega na sexta-feira, quando o imam está fazendo a khutbah, pode rezar duas rakaat breves, 5- A oração fúnebre pode ser oferecida durante os períodos prolongados em que a oração não é permitida.

Todos os louvores são para Allah.

Horários em que a oração é proibida

Os horários em que a oração (voluntária ou nafl) não é permitida são basicamente três, e cinco quando explicados em detalhes. Eles são:

  1. Do amanhecer ao nascer do sol.
  2. Do nascer do sol até o sol se levantar na altura de uma lança, que dura aproximadamente doze minutos, mas por segurança consideramos um quarto de hora.
  3. Quando o sol está alto ao meio-dia, até passar do zênite.
  4. Da oração do ‘Asr até o pôr do sol.
  5. Quando o sol começa a se pôr até que esteja totalmente posto.

Em resumo, os horários são:

  • Desde o amanhecer até o sol nascer até a altura de uma lança.
  • Quando alto, ao meio-dia, até ultrapassar o zênite.
  • Da oração do ‘Asr até o sol se pôr completamente.

Quando a oração nafl não é permitida?

Durante estes períodos, a oração voluntária não é permitida . No que diz respeito a oferecer orações obrigatórias ou repô-las, a proibição nada tem a ver com isso.

O princípio básico é que as orações voluntárias são prescritas em todos os momentos , por causa do significado geral do versículo em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Curvai-vos e prosternai-vos e adorai a vosso Senhor, e fazei o bem, na esperança de serdes bem-aventurados.” [Al-Hajj 22:77]

E o significado geral das palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ao homem que lhe fez um favor. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Peça.” Ele disse: “Peço para estar em tua companhia no Paraíso”. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Há algo mais?” Ele disse: “É isso (ou seja, não te peço mais nada)”. Ele respondeu: “Então, ajuda-me a te ajudar, prostrando-te bastante”. Com base nisso, o princípio geral relativo à oração voluntária é que ela é prescrita em todos os momentos, para quem está em casa e para quem está viajando, mas há alguns momentos em que o Legislador proibiu a oração, e esses momentos são cinco…” (Ash-Sharh al-Mumti' por Shaikh Ibn 'Uthaimin, que Allah tenha misericórdia dele)

Qual oração sunnah você pode oferecer em horários desaconselháveis para orações?

Vários juristas abriram exceções para alguns tipos de oração nafl em momentos em que a oração não é permitida. Elas são:

  • As duas rak'ahs seguintes ao tawaf (circular da Caaba). Isso se deve ao relato narrado por at-Tirmidhi (868), an-Nasai (2924), Abu Dawud (1894) e Ibn Majah (1254) de Jubair ibn Mut'im, segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ó Bani 'Abd Manaf, não impeça ninguém de circundar esta Casa ou orar a qualquer hora que quiser do dia ou da noite”. O hadith foi classificado como sahih por al-Albani em Sahih at-Tirmidhi.
  • Repetir uma oração em congregação. Se uma pessoa ofereceu a oração obrigatória, então ela chega a uma mesquita e encontra a congregação rezando, ela pode rezar com eles, mesmo que seja num momento em que a oração é proibida, e sua oração com eles será nafl. Isso se deve ao relato narrado por at-Tirmidhi (219) e an-Nasai (858) de Yazid ibn al-Aswad al-'Amiri que disse: Eu estava presente com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) durante seu Hajj, e rezei o Fajr com ele na mesquita de al-Khaif. Então, quando terminou a oração e saiu, viu dois homens atrás das pessoas que não haviam rezado com ele. Ele disse: “Traga-os para mim”. Eles foram trazidos tremendo, e ele perguntou: “O que vos impediu de rezar conosco?” Eles disseram: Ó Mensageiro de Allah, já havíamos rezado em nosso acampamento. Ele disse: “Não façais isso. Se vós rezastes em vosso acampamento e viestes à mesquita de uma congregação, rezai com eles, e isto será nafl para vós.” O hadith foi classificado como sahih por al-Albani em Sahih at-Tirmidhi.
  • A Sunnah após a oração de Dhuhr, se alguém estiver juntando Dhuhr junto com `Asr – é permitido fazê-lo depois do ‘Asr. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava distraído e não ofereceu a oração da Sunnah depois do Dhuhr, então ele a rezou depois do ‘Asr. Foi narrado por al-Bukhari (1233) e Muslim (834) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a Umm Salamah: “Ó filha de Abu Umayyah, tu perguntaste sobre as duas rak'ahs depois do ‘Asr. Algumas pessoas de Banu ‘Abd al-Qais vieram até mim e me distraíram da oração das duas rak’ahs que vem depois do Dhuhr; estas são elas (isto é, eu rezei elas agora).”
  • Aquele que chega na sexta-feira quando o imam está fazendo a khutbah; ele pode rezar duas breves rak'ahs, mesmo que seja no horário em que o sol está alto. Isso se deve ao relato narrado por al-Bukhari (931) e Muslim (875) de Jabir, que disse: Um homem chegou na sexta-feira quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava fazendo a khutbah. Ele perguntou: “Tu já rezaste?” O homem respondeu: Não. Ele disse: “Levanta-te e reza duas rak’ahs.”
  • A oração fúnebre pode ser oferecida durante os longos períodos em que a oração não é permitida, de acordo com o consenso acadêmico, ou seja, após a oração do Fajr até o sol nascer e depois da oração do ‘Asr até o sol se pôr.

Ibn Qudaamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“A oração fúnebre pode ser oferecida. No que diz respeito a oferecer a oração fúnebre após a oração do Fajr até o sol nascer e depois do ‘Asr até o pôr do sol, não há diferença de opinião acadêmica a respeito. Ibn al-Mundhir disse: O consenso dos muçulmanos é que a oração fúnebre pode ser oferecida após ‘Asr e Fajr.

No que diz respeito a oferecer a oração fúnebre nos três momentos mencionados no hadith de ‘Uqbah ibn ‘Amir, isso não é permitido. Isto foi mencionado por al-Qadi e outros. Al-Athram disse: Perguntei a Abu ‘Abdullah sobre oferecer a oração fúnebre quando o sol acabasse de nascer. Ele disse: Sobre (fazer isso) quando o sol acaba de nascer, eu não gosto disso. Então, ele citou o hadith de ‘Uqbah ibn ‘Amir.

Uma opinião semelhante foi narrada por Jabir e Ibn ‘Umar. Isto foi citado por Malik em al-Muwatta de Ibn ‘Umar. E al-Khattabi disse: Esta é a opinião da maioria dos estudiosos.

Abu'l-Khattab disse, narrando um relato diferente de Ahmad, que oferecer a oração fúnebre é permitido em todos os momentos em que a oração é proibida. E esta é a visão de ash-Shafi'i, porque é uma oração que é permitida após Fajr e ‘Asr, portanto é permitida em todos os momentos, como as orações obrigatórias.

Mas, ‘Uqbah ibn ‘Amir disse: Há três ocasiões em que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos proibiu de rezar ou de enterrar nossos mortos. O fato de ter mencionado a oração juntamente com o sepultamento indica que o que se entende é a oração fúnebre, porque é uma oração diferente das cinco orações obrigatórias, e que não é permitido fazê-la nestes três horários, como é o caso com todas as orações nawafl em geral. Em vez disso, é permitido após Fajr e ‘Asr porque estes períodos podem ser longos e a espera pode não ser conveniente, mas estes outros três períodos são breves. No que diz respeito às orações obrigatórias, não podem ser tomadas como analogia, porque têm que ser feitas, e não é válido fazer analogia entre estes três e os outros dois períodos, porque a proibição neste caso (os três períodos) é mais clara e os períodos são mais curtos, portanto não há receio pelo falecido. Além disso, é proibido enterrar o falecido neste momento, e quando a oração é mencionada em conjunto com o sepultamento, isso significa que o que se entende é a oração fúnebre, ao contrário das outras duas vezes.” (Al-Mughni, 1/425)

A redação do hadith de 'Uqbah ibn 'Amir (que Allah esteja satisfeito com ele) é: “Há três períodos em que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse para não rezar ou enterrar nossos mortos: quando o sol começa a nascer até ficar alto, quando está diretamente acima de sua cabeça ao meio-dia, e quando começa a se pôr, até que se ponha.” (Narrado por Muslim, 831)

Você pode oferecer orações nawafl feitas por um motivo específico em horários proibidos?

Os juristas divergiram sobre algumas das orações nawafl e se é ou não prescrito fazê-las em um momento em que a oração não é permitida. Uma de suas diferenças tem a ver com as orações nawafl que são feitas por um motivo específico, como a "saudação à mesquita" (tahiyyat al-masjid ) e a oração Sunnah após o wudhu. Alguns deles disseram que é permitido fazê-las em momentos em que a oração não é permitida; esta é a visão de ash-Shafi'i (que Allah tenha misericórdia dele), foi favorecida por vários estudiosos, e é a visão mais correta. E alguns estudiosos não permitiram isso e não diferenciaram entre orações nawafl gerais e orações nawafl que são feitas por um motivo específico.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A