Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

Qual a recompensa pelos esposos se tratarem gentilmente?

Pergunta

Qual é a recompensa de uma esposa virtuosa, por seu comprometimento religioso ante Allah, se ela tenta fazer seu marido feliz, o ama, o ajuda a permanecer casto, toma conta dele e o trata como se ele fosse seu filho, com toda compaixão, e se ela faz tudo para fazê-lo feliz, e o obedece em todas as coisas, e ele é muito feliz com ela, e ela sempre reza para que Allah esteja satisfeito com ela?

Qual é também a recompensa do homem, se ele trata sua esposa de forma semelhante?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Rogo a Allah que preserve o amor e a felicidade entre vocês, e que encha as casas de todos os Muçulmanos com aquilo que encheu a tua casa de bom companheirismo e tratamento gentil. Eu lhe trago muitas boas novas daquilo que o nossa Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) falou quando explicou a recompensa da esposa que é como você descreveu:

Foi narrado de ‘Abd al-Rahmaan ibn ‘Awf (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Se a mulher faz suas cinco (orações diárias), jejua seu mês (Ramadan), protege sua castidade e obedece ao seu marido, será dito a ela: Entre por qualquer dos portões do Paraíso que desejar.”

Narrado por Ahmad (1/191). Os editores de al-Musnad disseram: Ele (o hadith) é hasan li ghairihi (hasan por causa de provas corroborantes). Foi classificado como hasan por al-Albaani em Sahih al-Targhib (1932). 

Foi narrado de Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Não deveria vos contar sobre vossos homens no Paraíso?” Dissemos: “Sim, Ó, Mensageiro de Allah.” Ele disse: “O Profeta estará no Paraíso, os Siddiq estarão no Paraíso, o homem que visita seu irmão que mora distante e o visita apenas pela causa de Allah estará no Paraíso. Não deveria vos contar sobre vossas mulheres no Paraíso?” Dissemos: “Sim, Ó, Mensageiro de Allah.” Ele disse: “A amorosa e a fértil que, se ela se zanga ou é maltratada ou o seu esposo se zanga diz, ‘Aqui está minha mão na tua mão, eu não vou dormir até que tu estejas satisfeito’”.

Narrado por al-Tabarani em al-Mu’jam al-Awsat (2/206). Também foi narrado de vários outros Sahaabah, consequentemente foi classificado como hasan por al-Albaani em al-Silsilah al-Sahihah (3380) e em Sahih al-Targhib (1942).  

E foi narrado de Husain ibn Muhsin (que Allah esteja satisfeito com ele) que sua tia paterna foi ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com relação a certa necessidade e ele satisfez sua necessidade, depois disse: “Tendes marido? Ela disse: Sim. Ele disse: Como sois com ele? Ela disse: Eu faço o que ele me pede, exceto o que está além de mim. Ele disse: Vedes como sois com ele, pois ele é vosso Paraíso e vosso Inferno.”

Narrado por Ahmad (4/341).Os editores de al-Musnad disseram: Seu isnad pode ser interpretado como hasan. Al-Mundhri disse: Um isnaad jayid (bom). Foi classificado como sahih por al-Hakim em al-Mustadrak (6/383) e al-Albaani em Sahih al-Targhib (1933). 

Al-Manaawi disse em Faid al-Qadir (3/60): 

Ou seja, ele é a causa de sua entrada no Paraíso se estiver satisfeito com você, e é a causa de sua entrada no Inferno se estiver insatisfeito com você. Então, trate-o bem e não desobedeça suas ordens com relação àquilo que não é pecado. Fim de citação.

Quanto às boas novas que vieram ao marido que trata sua esposa gentilmente, é quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) testemunhou que ele tinha uma fé perfeita que ditava que ele entraria no Paraíso, e que ele é superior a todas as pessoas.

Foi narrado de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

"O mais perfeito dos crentes em fé é aquele que é melhor em atitude, e o melhor de vós é aquele que é melhor em atitude para com vossas mulheres".

Narrado por al-Tirmidhi (1162); Ele disse que é um hadith hasan sahih. Foi classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Tirmidhi. Ver também a resposta à pergunta nº.43123.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A