Terça-feira 21 Shawwal 1445 - 30 Abril 2024
Portuguese

Condições para aceitar a Shahadah

Pergunta

Minha pergunta trata de um assunto que ouvi em uma khutbah (sermão). O Imam falou sobre nossa kalimah. E ele disse que há condições que os ‘ulama deram, 9 ou mais, que deve-se atender para ter acesso ao Jannah. Ele disse que apenas dizer as palavras não seria suficiente. Eu queria saber quais seriam essas condições. Ele apresentou algumas que me lembro. A primeira é o conhecimento da Kalimah. A segunda é Yaqin. Gostaria de saber se vocês sabem disso e se poderiam me informar o restante. Qualquer ajuda que vocês possam fornecer será apreciada, insha’Allah

Resumo da Resposta

As condições para aceitar a shahadah são: conhecimento, certeza, aceitação, submissão, veracidade, sinceridade e amor.

Todos os louvores são para Allah.

Condições de aceitação da Shahadah

Parece que por “kalimah” você quer dizer Kalimat al-Tawhid (lit. Palavra da Unicidade Divina), que é a Shahadah , “La ilaha ill-Allah Muhammadun Rasul-Allah (Não há deus exceto Allah, e Muhammad é o Mensageiro de Allah).” É também a isso que o khatib se referia.

Existe uma série de condições associadas à Shahadah, que são as seguintes:

Conhecimento

Isto significa conhecer o significado da Shahadah, tanto a negação (Não há deus) quanto a afirmação (exceto Allah), conhecimento em oposição à ignorância sobre isso.

Allah diz (interpretação do significado):

“Então, sabe que não há deus senão Allah (ninguém tem o direito de ser adorado exceto Allah)…” [Muhammad 47:19]

“Exceto os que testemunham a verdade, enquanto sabem [ou seja, que não há deus exceto Allah” [al-Zukhruf 43:86] – eles conhecem em seus corações o significado das palavras que suas bocas falam.

É relatado em al-Sahih que 'Uthman ibn 'Affan (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem morre sabendo que não há deus exceto Allah entrará no Paraíso.”

Certeza

Isto é certeza em oposição à dúvida, quando a pessoa a diz [Shahadah] está absolutamente certa sobre o significado destas palavras, porque a fé não conta a menos que seja baseada em certo conhecimento, não em conhecimento baseado em especulação, muito menos dúvida.

Allah diz (interpretação do significado):

“Os autênticos crentes são, apenas, os que crêem em Allah e em seu Mensageiro; em seguida, de nada duvidam, e lutam com suas riquezas e com si mesmos, no caminho de Allah. Esses são os verídicos.” [al-Hujurat 49:15]

Uma condição para que sejam verdadeiros em sua crença em Allah e em Seu Mensageiro é que não duvidem. Aquele que duvida é um hipócrita – Allah não permita.

É relatado em al-Sahih que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Testemunhai que não há deus exceto Allah e que eu sou o Mensageiro de Allah, pois ninguém encontra Allah com estas duas (palavras), sem duvidar delas, e é mantido longe do Paraíso.”

Aceitação

Isto significa que se aceita com o coração e com as palavras aquilo que está implícito na kalimah. Allah diz sobre aquele que aceita isso (interpretação do significado):

“Exceto os servos prediletos de Allah. Esses terão determinado sustento: Frutas. E serão honrados, Nos Jardins da Delícia…” [al-Saffat 37:40-43]

“Quem chega com a boa ação terá algo melhor que esta. E estarão em segurança contra o terror desse dia.” [al-Naml 27:89]

Foi narrado em al-Sahih de Abu Mussa (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“A semelhança da orientação e conhecimento com que Allah me enviou é como uma grande quantidade de chuva que cai sobre a terra. Parte da terra é fértil: absorve a água e produz muita grama e vegetação. Outras partes da terra são inférteis, mas elas retêm a água e Allah beneficia as pessoas com isso, para que elas a bebam, dêem água aos seus animais e irriguem as suas terras. Uma terça parte da terra é constituída por planícies que não retêm a água e onde não crescem plantas. É como a pessoa que entende a religião de Allah e se beneficia da Mensagem com a qual Allah me enviou, então aprende e ensina aos outros (o que aprendeu), e a pessoa que não presta atenção ou aceita a orientação de Allah com a qual fui enviado.”

Submissão

Isto significa submeter -se ao que está implícito na Shahadah , em vez de ignorá-la ou negligenciá-la.

Allah diz (interpretação do significado):

“E voltai-vos contritos para vosso Senhor e islamizai-vos, para Ele, antes que o castigo vos chegue, em seguida, não sereis socorridos.” [al-Zumar 39:54]

“E quem melhor em religião que aquele que entrega sua face a Allah enquanto benfeitor, e segue a crença de Abraão, monoteísta sincero? E Allah tomou Ibrahim por amigo.” [al-Nisa 4:125]

“E quem entrega sua face a Allah, enquanto benfeitor, com efeito, ater-se-á à firme alça. E a Allah é o fim de todas as determinações.” [Luqman 31:22]

“entrega sua face” significa que ele se submete totalmente. “Enquanto benfeitor (muhsin)” significa que ele afirma a Unicidade de Allah.

Veracidade, crença verdadeira

Isso significa realmente querer dizer o que se diz, em vez de mentir. Ou seja, dizer de coração, quando o coração concorda com as palavras que estão sendo proferidas.

Allah diz (interpretação do significado):

“Alif Lam Mim. Os homens supõem que, por dizerem: "Cremos", serão deixados, enquanto não provados? - E, com efeito, provamos os que foram antes deles. E, em verdade, Allah sabe dos que dizem a verdade e sabe dos mentirosos… ” [al-'Ankabut 29:1-3]

Em al-Sahihein, foi narrado por Mu'adh ibn Jabal (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Não há ninguém que testemunhe que não existe deus exceto Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah, verdadeiramente de coração, sem que Allah o proteja do Fogo.”

Sinceridade

Isto significa pureza de ação com boa intenção, livre de qualquer contaminação de shirk (politeísmo). Allah diz (interpretação do significado):

“Ora, de Allah é a pura devoção...” [al-Zumar 39:3]

“E não lhes fora ordenado senão adorar a Allah, sendo sinceros com Ele na devoção, sendo monoteístas…” [al-Bayyinah 98:5]

Em al-Sahih, é narrado de Abu Hurairah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As pessoas que serão mais merecedoras da minha intercessão serão aquelas que dizem La ilaha ill-Allah sinceramente a partir de seus corações ou suas almas.”

Amor

Isto significa amor por esta palavra e pelo que ela implica, pelo seu povo, por aqueles que agem de acordo com ela e aderem às suas condições; e ódio por tudo o que vai contra ela.

Allah diz (interpretação do significado):

“E dentre os homens, há quem, em vez de Allah, tome semelhantes em adoração, amando-os como se ama a Allah. E os que crêem são mais veementes no amor de Allah....” [al-Baqarah 2:165]

O sinal de que uma pessoa ama o seu Senhor é que ela dá prioridade ao que Allah ama, mesmo que isso vá contra os seus próprios desejos, e ela odeia o que Allah odeia, mesmo que seja algo para o qual ela está inclinada. Ela toma como amigos aqueles que são amigos de Allah e Seu Mensageiro e toma como inimigos aqueles que são inimigos de Allah e Seu Mensageiro. Ela se espelha em Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), segue seus passos e aceita sua orientação. Todos esses sinais são condições desse amor, e não se pode imaginar que esse amor possa existir sem qualquer uma dessas condições.

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Há três coisas que, se uma pessoa as alcançar, ela encontrará a doçura da fé: quando Allah e Seu Mensageiro são mais queridos para ela do que todas as outras coisas; quando ela ama uma pessoa por nenhuma outra razão senão pela causa de Allah; e quando ela odeia retornar ao kufr (incredulidade) depois que Allah a salvou dele, assim como ela odiaria ser jogada no fogo.” (Narrado do hadith de Annas ibn Malik)

Alguns estudiosos acrescentaram uma oitava condição, que é a rejeição de todas as coisas que são adoradas em vez de Allah (al-kufr bi’l-taghut ou rejeição de falsos deuses).

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem disser La ilaha ill-Allah e rejeitar tudo o que é adorado em vez de Allah, sua propriedade e seu sangue serão sagrados [ou seja, é proibido confiscar sua propriedade ou derramar seu sangue] e seu acerto de contas será com Allah.” (Narrado por Muslim)

Para que a sua propriedade e o seu sangue sejam protegidos, a pessoa deve, além de dizer La ilaha ill-Allah, também rejeitar tudo o que é adorado em vez de Allah, não importa quem ou o quê seja.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Resumido de Ma’aarij al-Qubul por Muhammad ibn Sa’id al-Qahtaani, págs. 119-122