Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

A fé aumenta e diminui de acordo com Ahl al-Sunnah wa'l-Jama'ah?

Pergunta

Qual é a definição de iman (fé) de acordo com Ahl al-Sunnah wa’l-Jama’ah? Esta aumenta e diminui?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

De acordo com a Ahl al-Sunnah wa'l-Jama'ah, iman (fé) é "crença no coração, palavras na língua e ações do corpo". Isso inclui três coisas:

1. A crença no coração

2. Palavras na língua

3. Ações do corpo

Uma vez que este é o caso, então ela irá aumentar e diminuir. Isso porque o grau de crença no coração difere de uma pessoa para outra. Acreditar no que alguém diz não é o mesmo que acreditar em algo que você vê com seus próprios olhos. Acreditar no que uma pessoa diz não é o mesmo que acreditar no que duas pessoas dizem, e assim por diante. Assim, Ibrahim (que a paz esteja com ele) disse:

"Senhor meu! Faze-me ver como dás a vida aos mortos." Allah disse: "E não crês ainda?" Abraão disse; "Sim, mas é para que meu coração se tranquilize." [al -Baqarah 2: 260]

O iman pode aumentar no que diz respeito à crença, contentamento e tranquilidade no coração. A pessoa pode sentir isso em si mesma quando ela frequenta reuniões de dhikr onde ele ouve uma lição. Lembrar o Paraíso e o Inferno aumenta o iman ao ponto de ser como se você pudesse vê-los com seus próprios olhos. Mas quando uma pessoa é negligente e deixa esses encontros ou reuniões, esta certa fé é reduzida em seu coração.

O iman no sentido de palavras pode aumentar de forma semelhante. Quem se lembra de Allah algumas vezes não é como aquele que se lembra d'Ele cem vezes. Este último é muito melhor no iman.

E quem faz um ato de adoração de uma maneira perfeita terá mais fé do que aquele que o faz de forma imperfeita.

O mesmo se aplica a ações virtuosas. Se uma pessoa faz mais boas ações fisicamente do que outra, aquela que faz mais terá mais iman do que aquela que faz menos. Isto é afirmado no Alcorão e na Sunnah – refiro-me ao fato de que o iman pode aumentar ou diminuir. Allah diz (interpretação do significado):

"E não fizemos seu número senão como provação para os que renegam a Fé, para que aqueles aos quais fora concedido o Livro se convençam disso; e para que os que crêem se acrescentem em fé." [al-Muddaththir 74:31]

"E, quando se faz descer uma sura, há dentre eles quem diga: 'A quem de vós esta sura acrescentou Fé?' então, quanto aos que crêem, esta lhes acrescenta Fé, enquanto exultam. E quanto àqueles em cujos corações há enfermidade, ela lhes acrescenta abominação sobre sua abominação, e morrem, enquanto renegadores da Fé." [al-Tawbah 9: 124-125]

De acordo com um hadith sahih, o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Eu nunca vi mulheres mais carentes de razão e fé que tenham um impacto mais negativo sobre a mente de um homem sério do que vocês"

Assim, o iman pode aumentar e diminuir.

A Fonte: Majmu 'Fatawa wa Rasa'il Fadilat al-Shaykh Muhammad ibn Salih al-'Uthaymin (que Allah tenha misericórdia dele), vol. 1, p. 49)