Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

Ele pode fazer o Hajj em nome de alguém que não reza?

Pergunta

Se alguém faz o hajj em nome de outro, isso perdoa todos os pecados deste outro, especialmente se ele não oferece Salat, tendo ele desejado ou não o Hajj?

Outra coisa: o Hajj remove todos os pecados do peregrino mesmo daquele que não reza?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

O fato de você se referir ao “pecado de não rezar” duas vezes indica que você pensa que não rezar é um pecado grave perante Allah, e este é realmente o caso. Os sábios diferiram quanto ao nível de kufr daquele que não reza; a visão correta é que ele é um kaafir que está fora do Islam. A evidência para isso é a seguinte:

1 – Foi narrado por ‘Abd-Allaah ibn Buraidah que seu pai disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A aliança que nos distingue deles é a oração; quem não reza é culpado de kufr.”

Narrado por al-Tirmidhi, 2545; al-Nasaa'i, 459; Ibn Maajah, 1069. Classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Tirmidhi, 2113.

2 – Foi narrado que Abu Sufian disse: Eu ouvi Jaabir dizer: Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Entre um homem e o shirk e kufr está o abandono da oração.”

Narrado por Muslim, 116.

Os Sahaabah concordam que aquele que não reza deve ser considerado um kaafir, e esta foi a opinião dos sábios que vieram depois deles, como 'Abd-Allaah ibn Shaqiq, Ibraahim al-Nakha'i, Ishaaq ibn Raahawayh , Ahmad ibn Hanbal, 'Abd-Allaah ibn al-Mubaarak, al-Hakam ibn 'Uyainah e outros.

A oração é a primeira coisa a respeito da qual uma pessoa será questionada no Dia da Ressurreição. Se sua oração for correta, todas as suas ações serão corretas, mas se não for boa, nenhuma de suas ações será boa.

Aquele que não reza não se beneficiará de nenhuma de suas ações, ao contrário, todas as suas ações serão em vão. Allah diz sobre os kuffaar (interpretação do significado):

“E referir-nos-emos às obras que fizeram, e fá-las-emos partículas dispersas no ar.” [al-Furqaan 25:23]

“E, com efeito, foi-te revelado e aos que foram antes de ti: "Em verdade, se idolatras, teus atos anular-se-ão e, certamente, serás dos perdedores.” [al-Zumar 39:65]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem deixa de rezar o ‘Asr, todas as suas ações são em vão.”

Narrado por al-Bukhari, 553.

Com base nisso, se uma pessoa que não reza realizar o Hajj e persistir em não rezar, então seu Hajj não é válido e nada expiará seu pecado de não rezar. Da mesma forma, se ela morrer enquanto persiste em não rezar, ela não se beneficiará após a morte de quaisquer boas ações que sejam feitas em seu nome depois que ela falecer. Não é permitido para quem sabe que a pessoa morreu enquanto persistia em não rezar suplicar por perdão ou misericórdia por ela ou realizar o Hajj em nome dela, porque esta pessoa é kaafir (incrédula) e mushrik (politeísta), e Allah diz (interpretação do significado):

“Não é admissível que o Profeta e os que creem implorem perdão para os idólatras, ainda que estes tenham vínculo de parentesco, após haver-se tornado evidente, para eles, que são os companheiros do Inferno.” [al-Tawbah 9:113]

Mas se aquele que não reza se arrepender e começar a rezar regularmente, arrepender-se do que fez e voltar ao Islam, então Allah o perdoará por todos os seus pecados passados.

Allah diz (interpretação do significado):

“E combatei-os, até que não mais haja sedição pela idolatria e que a religião toda seja de Allah. Então, se se abstêm, por certo, Allah do que fazem, é Onividente.” [al-Anfaal 8:39]

A frase “se se abstêm” significa, se eles deixarem de ser incrédulos e se submeterem a Allah unicamente, sem parceiro ou associado. (Tafsir al-Sa'di)

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O Islam apaga o que veio antes dele (ou seja, quanto aos pecados)” (Narrado por Muslim, 121).

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A