Domingo 26 Shawwal 1445 - 5 Maio 2024
Portuguese

Salat at-Tawbah (Oração de Arrependimento)

Pergunta

Como é oferecida a Salat at-Tawbah (a oração de arrependimento)? Quantas rak'aat são? Posso oferecê-la após a oração ‘Asr?

Resumo da Resposta

Salat at-Tawbah é comprovada pelo Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e é prescrita quando o muçulmano se arrepende de qualquer pecado, seja ele um pecado maior ou um pecado menor. A Oração de Arrependimento pode ser feita a qualquer momento, inclusive nos momentos em que a oração não é permitida.

Todos os louvores são para Allah.

A porta do arrependimento está sempre aberta

Pela misericórdia de Allah para com esta ummah, Ele abriu o portão do arrependimento para esta, e isso não cessará até que a alma alcance a garganta (na morte) ou o sol nasça no oeste.

Pela Sua Misericórdia para com esta ummah, Ele prescreveu aos crentes um ato de adoração que é um dos melhores atos de adoração, por meio do qual o pecador pode se aproximar de seu Senhor com a esperança de que seu arrependimento seja aceito. Isto é a Salat at-Tawbah (a oração do arrependimento) e seguem algumas questões que têm a ver com esta oração.

A Salat at-Tawbah está legislada?

Os estudiosos concordam unanimemente que a oração do arrependimento é prescrita na Sharia. Abu Dawud (1521) narrou que Abu Bakr as-Siddiq (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Não há ninguém que cometa um pecado, então, purifica-se adequadamente, fica de pé e reza duas rak’ahs, depois pede perdão a Allah, sem que Allah o perdoe. Então, ele recitou este versículo: ‘E que, quando cometem obscenidade, ou são injustos com eles mesmos, lembram-se de Allah e imploram perdão de seus delitos - e quem perdoa os delitos senão Allah? – e não se obstinam no que fizeram, enquanto sabem’ [Al ‘Imran 3:135].” (Classificado como autêntico por al-Albani em Sahih Abi Dawud)

Ahmad (26998) narrou que Abu'l-Darda (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Aquele que faz o wudhu’ e o faz adequadamente, então se levanta e reza duas rak’ahs ou quatro (um dos narradores não tinha certeza), nas quais ele se lembra de Allah e se concentra bem, então pede perdão a Allah, Ele o perdoará.” O editor do al-Musnad disse: a sua cadeia de transmissão é boa. Também foi citado por al-Albani em Silsilat al-Ahadith al-Sahihah (3398).

Salat at-Tawbah: Por que?

A razão para a oração do arrependimento é que se um muçulmano cair em pecado, seja um pecado maior ou menor, ele deve se arrepender imediatamente e é recomendado que ele reze essas duas rak'ahs. E quando ele se arrepende, deve praticar uma boa ação que é uma das melhores ações, nomeadamente a oração. Assim, ele pode se aproximar de Allah por meio disso, na esperança de que Ele possa aceitar seu arrependimento e perdoar seu pecado.

Quando você deve oferecer a Salat at-Tawbah?

É mustahabb oferecer esta oração quando o muçulmano decidiu se arrepender do pecado que cometeu, quer esse arrependimento venha imediatamente após cometer o pecado ou mais tarde. O pecador deve se apressar em arrepender-se, mas se adiar, ainda assim será aceito, porque o arrependimento é aceito desde que não ocorra um dos seguintes impedimentos:

  • Quando a alma chegar à garganta (na morte). O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah aceitará o arrependimento de Seu servo enquanto o estertor da morte ainda não tiver começado.” (Classificado como bom por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi, 3537)
  • Quando o sol nascer do oeste. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem se arrepender antes do sol nascer no oeste, Allah aceitará seu arrependimento.” (Narrado por Muslim, 2703)

Pode-se oferecer a Salat at-Tawbah após a oração do ‘Asr?

A Oração do Arrependimento é prescrita em todos os momentos, incluindo momentos em que a oração é proibida (como após a oração de ‘Asr), porque é uma das orações que são feitas por uma razão, por isso é prescrita quando a razão para isso se faz presente.

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah disse:

“Orações que são feitas por uma razão, como a prostração da recitação, a saudação à mesquita, a oração do eclipse, a oração imediatamente após a purificação, como mencionado no hadith de Bilal, e a oração istikharah não devem ser adiadas, mesmo se a razão surgir num momento em que a oração é proibida. Porque adiá-las pode fazer com que alguém sinta falta delas, por exemplo, se aquele que está rezando istikharah pudesse perder aquilo sobre o qual está buscando orientação se adiar a oração. O mesmo se aplica à oração do arrependimento. Se uma pessoa comete um pecado, então é obrigatório arrepender-se imediatamente, e é recomendado que a pessoa reze duas rak’ahs e depois se arrependa, como diz o hadith de Abu Bakr al-Siddiq.” (Majmu’ al-Fatawa, 23/215)

Como oferecer a Oração de Arrependimento

A oração de arrependimento consiste em duas rak’ahs, como diz o hadith de Abu Bakr as-Siddiq (que Allah esteja satisfeito com ele).

É prescrita para quem está arrependido rezar sozinho, porque é uma das orações nawafl (voluntárias) que não é prescrita para ser oferecida em congregação. Em seguida, é prescrito pedir perdão a Allah, por causa do hadith de Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele).

O que recitar na Salat at-Tawbah?

Não há nenhum relato do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizendo que é mustahabb recitar quaisquer suratas específicas nessas duas rak'ahs, assim o adorador poderá recitar o que quiser.

Sempre acompanhe uma má ação com uma boa ação

É mustahabb que o penitente se esforce arduamente para praticar boas ações, bem como oferecer esta oração, porque Allah diz (interpretação do significado):

"E, por certo, sou Perdoador de quem se volta arrependido e crê e faz o bem, em seguida, se guia." [Ta-Ha 20:82]

Entre as melhores ações que o penitente pode praticar está a caridade, pois a caridade é um dos maiores meios de expiar o pecado. Allah diz (interpretação do significado):

“Se mostrais as esmolas, quão excelente é! Mas se as escondeis e as concedeis aos pobres, é-vos melhor. E Ele vos remirá algo de vossas más obras...” [al-Baqarah 2:271]

Está comprovado que Ka’b ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) disse, quando Allah aceitou seu arrependimento: Ó Mensageiro de Allah, como parte do meu arrependimento, desistirei de minha riqueza como caridade para Allah e Seu Mensageiro. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Guarda parte de tua riqueza, pois é melhor para ti.” Ele respondeu: Então, ficarei com minha parte em Khaibar. (Mutaffac alaihi - acordado)

Resumindo,

  • A Salat at-Tawbah é comprovada pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
  • É prescrita quando o muçulmano se arrepende de qualquer pecado, seja um pecado maior ou um pecado menor, e se esse arrependimento ocorre imediatamente após cometer o pecado ou após algum tempo transcorrido.
  • Esta oração pode ser feita a qualquer momento, inclusive em momentos em que a oração não é permitida.
  • É mustahabb que o penitente pratique algumas boas ações junto com esta oração, como caridade, etc.

Que Allah envie bênçãos e paz ao nosso Profeta Muhammad e a toda a sua família e companheiros.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A