Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Sinais de que Allah está te testando

09-09-2024

Pergunta 112905

Se uma calamidade se abate sobre um muçulmano, como podemos saber se é um castigo pelos seus pecados ou um teste para elevá-lo em status?

Resumo da Resposta:

• Se Allah testa uma pessoa com calamidade por causa de seu pecado, e ela suporta isso com paciência e gratidão, Allah, exaltado seja, perdoará seu pecado, elevará o status desta pessoa no Paraíso e lhe dará a recompensa daqueles que são pacientes e buscam recompensa com Ele. • Se a pessoa afetada for uma incrédula, então a calamidade não pode consistir em elevação de seu status. • Se a pessoa afetada for uma muçulmana que comete pecado abertamente ou uma malfeitora flagrante, então é mais provável que esta calamidade seja recompensa e punição. • Se o muçulmano é um adorador devotado, obediente e justo, e não há nada entre ele e Allah além da verdadeira servidão, gratidão, louvor, arrependimento e submissão a Ele, glorificado seja, então é mais provável que esta calamidade seja um tipo de honra e elevação de status. • Se a pessoa afetada demonstra descontentamento e pânico, então não se pode pensar que a sua calamidade seja uma honra de Allah que a eleve em status. • O benefício prático que se deve pensar é que toda calamidade e teste é bom para ela e trará recompensa se ela for paciente e buscar a recompensa com Allah, e que todo teste e calamidade será ruim para ela se entrar em pânico e ficar com raiva.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

De acordo com o Alcorão e a Sunnah, existem duas causas diretas para calamidades e provações, além da sabedoria de Allah , exaltado seja, naquilo que Ele deseja e decreta.

  1. Pecados e atos de desobediência que a pessoa cometeu, quer constituam kufr (incredulidade) ou não, sejam mais do que pecados regulares, quer dizer, pecados graves. Allah, glorificado e exaltado seja, testará aquele que os cometeu com calamidade por meio de retribuição e punição imediata (isto é, neste mundo).

Allah, glorificado e exaltado seja, diz (interpretação do significado): “… e o que quer de mau que te alcance é de ti mesmo” [An-Nissa’ 4:79]. Os comentaristas disseram: isto é, por causa do seu pecado.

E Ele, glorificado e exaltado seja, diz (interpretação do significado): “E o que quer que vos alcance de desgraça, é pelo que vossas mãos cometem. E Ele indulta a muitos.” [Ash-Shura 42:30]. (Tafsir al-Quran al-'Azim, 2/363)

Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Se Allah deseja o bem para Seu servo, Ele acelera seu castigo neste mundo, e se Ele deseja o mal para Seu servo, Ele retém dele (o castigo por) seu pecado, até que Ele o retribua por isso no Dia da Ressurreição.” (Narrado e classificado como hasan por At-Tirmidhi, 2396; classificado como sahih por al-Albani em Sahih At-Tirmidhi)

  1. Allah, exaltado seja, deseja elevar o status do crente paciente, então Ele o testa com calamidades para que suporte isso com aceitação e paciência. Ele receberá a recompensa daqueles que são pacientes na outra vida, e será registrado junto a Allah como um dos vitoriosos. Calamidades sobrevieram persistentemente aos profetas e aos justos, e Allah, exaltado seja, tornou uma honra para eles, por meio das quais alcançaram um status elevado no Paraíso. Por isso é dito no hadith sahih do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Se um certo status foi previamente decretado por Allah para uma pessoa, e ela não o alcança por suas ações, Allah a aflige em seu corpo, riqueza ou filhos.” (Narrado por Abu Dawud, 3090; classificado como sahih por Al-Albani em As-Silsilah As-Sahihah, n° 2599.)

Foi narrado por Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Grandes recompensas vêm com grandes provações. Quando Allah ama um povo, Ele o testa, e quem aceita (o teste) obtém Seu prazer, enquanto quem demonstra descontentamento com isso incorre em Sua ira.” (Narrado e classificado como hasan por At-Tirmidhi (2396); classificado como sahih por Al-Albani em As-Silsilah As-Sahihah, n° 146)

As duas razões são mencionadas juntas no hadith de ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela), segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nada acontece a um crente, nem a (picada de um) espinho ou mais do que isso, sem que Allah o eleve um grau em status, ou apague uma má ação.” (Narrado por Al-Bukhari, 5641 e Muslim, 2573)

Além disso, na maioria dos casos, estas duas causas existem juntas, em vez ocorrerem por si só.

Você não percebe que se Allah testa uma pessoa com alguma calamidade por causa de seu pecado, e ela suporta isso com paciência e gratidão, Allah, exaltado seja, perdoará seu pecado, elevará seu status no Paraíso e lhe dará a recompensa daqueles que são pacientes e buscam recompensa com Ele?

Quando Allah testa uma pessoa com uma calamidade para que ela alcance o status elevado que Ele a decretou no Paraíso, seus pecados anteriores são expiados e isso é considerado uma retribuição por esses pecados neste mundo, portanto a retribuição não será repetida para ela na outra vida. Isto é o que aconteceu com alguns dos mensageiros e profetas, como Adam e Yunus (que a paz esteja sobre ambos): Allah, glorificado e exaltado seja, testou Adam com a expulsão do Paraíso, e Ele testou Yunus ibn Matta que foi engolido pelo peixe. Mas, por meio desses testes, Allah os elevou em status por causa da paciência e eles buscaram recompensa com Ele, exaltado seja. Foi uma expiação pelo que cada um deles fez ao ir contra Sua ordem (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ambos).

Isto prova que a retribuição neste mundo não está separada da retribuição na outra vida. Essas duas razões são mencionadas juntas em muitos ahaadith sahih, como aquele que foi narrado por Sa'd ibn Abi Waqqas (que Allah esteja satisfeito com ele): Eu disse: Ó Mensageiro de Allah, quem entre as pessoas é o mais extremamente testado? Ele respondeu: “Os Profetas, em seguida o próximo dentre os melhores e o próximo dentre os melhores. Um homem será testado de acordo com o seu nível de compromisso religioso. Se o seu compromisso religioso for sólido, o seu teste será mais severo, mas se houver alguma fraqueza no seu compromisso religioso, ele será testado de acordo com o seu nível de compromisso religioso. E a calamidade continuará a recair sobre uma pessoa até que ela ande na terra sem nenhum pecado sobre si.” (Narrado por At-Tirmidhi, 2398, que disse: é hasan sahih)

No entanto, uma destas duas razões pode ser mais aparente em alguns tipos de testes do que em outros. Isso pode ser entendido observando as circunstâncias da calamidade.

Se aquele que é afetado for um incrédulo, então sua calamidade não poderá elevá-lo em status, porque o incrédulo não terá peso diante de Allah no Dia da Ressurreição. Mas, pode haver uma lição e um lembrete para os outros não fazerem o que ele fez. Ou pode ser um castigo imediato para esta pessoa neste mundo, além do que está guardado para ela na Outra Vida. Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Então, Quem se mantém atento a cada alma, acerca do que logra, é igual aos ídolos? E eles fizeram a Allah parceiros. Dize: "Nomeai-os. Ou vós O informais do que Ele não sabe, na terra? Ou dizeis um dito vão? Mas aformosearam-se, para os que renegam a Fé, seus estratagemas, e foram afastados do caminho reto. E aquele, a quem Allah descaminha, não tem guia algum. Eles terão castigo, na vida terrena. E, em verdade, o castigo da Derradeira Vida será mais árduo. E não terão, contra o castigo de Allah, Protetor.” [Ar-Ra’d 13:33-34].

Mas, se aquele que é afetado for um muçulmano que comete pecado abertamente ou um malfeitor flagrante, então é mais provável que ele esteja sendo recompensado e punido com esta calamidade, porque a expiação dos pecados vem antes da elevação de status, e o pecador está com maior necessidade de expiação por seus pecados do que de elevação em status.

Por outro lado, se o muçulmano é um adorador devotado, obediente e justo, e não há nada entre ele e Allah além da verdadeira 'ubudiyyah (servidão), gratidão, louvor, arrependimento e submissão a Ele, glorificado seja, então é mais provável que esta calamidade seja uma espécie de honra e elevação de status, e as pessoas sejam testemunhas de Allah na terra. Se é sabido que a pessoa é justa, então podem ser dadas as boas novas de um status elevado diante de Allah se ela for paciente em suportar a calamidade.

Porém, se aquele que é afetado mostra descontentamento e pânico, então não se pode pensar que sua calamidade seja uma honra de Allah para elevá-lo em status, porque Allah, glorificado seja, sabia que ele não seria paciente e aceitaria isso com contentamento. Portanto, neste caso, é mais provável que seja uma retribuição e uma punição.

Um dos justos disse:

“O sinal de calamidade em forma de punição e retribuição é a falta de paciência, o pânico e as reclamações às pessoas quando uma calamidade ocorre. E o sinal de calamidade como forma de expiação e apagamento dos pecados é a bela paciência sem reclamação, pânico ou impaciência, e prontidão em cumprir ordens e praticar atos de adoração.

O sinal de calamidade para elevar o status de uma pessoa é o contentamento e a aceitação, a paz de espírito e a paciência em aceitar a vontade de Allah até que o alívio chegue.”

Tudo isso é apenas evidência circunstancial que alguém pode ponderar a fim de aprender algo da sabedoria de Allah, exaltado seja, que está por trás de calamidades e provações. Mas, não se pode ter certeza sobre qual é o caso em relação a si mesmo ou a outras pessoas que são atingidas por calamidades.

Talvez seja mais importante do que todos estes detalhes notar que o benefício prático em que se deve pensar é que cada calamidade e teste é bom para si e trará recompensa se for paciente e busca-la junto a Allah, e que todo teste e calamidade será ruim para si se entrar em pânico e ficar com raiva. Se a pessoa treinar para suportar as calamidades com paciência e se contentar com o decreto de Allah, então, não importará se ela sabe o motivo da calamidade ou não. Pelo contrário, é sempre melhor preocupar-se com os seus pecados e falhas e procurar algum erro que tenha sido cometido, pois todos nós cometemos erros. Quem dentre nós não foi negligente em seus deveres para com Allah, exaltado seja? Se Allah, glorificado e exaltado seja, fez com que os muçulmanos sofressem a calamidade de muitos deles serem mortos no dia de Uhud, mesmo sendo os Companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e os melhores da humanidade depois dos mensageiros e profetas, porque eles foram contra o comando do Profeta, então como alguém pode pensar que tem o direito de ser elevado em status por qualquer coisa que aconteça consigo? Quando Ibrahim ibn Adam (que Allah tenha misericórdia dele) via ventos fortes e nuvens se acumulando no céu, ele dizia: Isto é por causa dos meus pecados; se eu me afastasse de vós, isso não vos ocorreria.

Então, e quanto a nós, com todas as nossas deficiências e pecados?

E ainda mais importante do que tudo isso é que se deve sempre pensar positivamente em seu Senhor, em todas as situações, pois tudo o que vem de Allah, glorificado e exaltado seja, é bom e Ele é o Protetor dos piedosos e Indulgentes.

Pedimos a Allah, exaltado seja, que tenha misericórdia de nós e nos perdoe, que nos ensine aquilo que nos beneficiará e nos recompense por nossas calamidades, pois Ele é Oniouvinte e responde às orações.

E Allah sabe mais.

A Fé no Destino e na Predestinação
Veja o site Islam Perguntas e Respostas