Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
1. Qual é a du'a (súplica) a ser dita quando a chuva cai, e ao presenciar trovões e relâmpagos?
2. Qual é o hadith que indica que a du'a, no momento da chuva, será respondida?
Todos os louvores são para Allah.
Foi narrado por 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) via uma chuva, ele dizia: “Allahumma sayyiban nafi'an {Ó Allah, (que seja) um aguaceiro benéfico}” (narrado por al-Bukhari, 1032).
De acordo com uma versão narrada por Abu Dawud (5099), ele costumava dizer: “Allahumma sayyiban hanian {Ó Allah, (que seja) um aguaceiro saudável}” (classificado como sahih por al-Albani).
A palavra sayyib (traduzida aqui como aguaceiro) refere-se à chuva que cai. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado): “Ou como o daqueles que, sob intensa chuva (sayyib) do céu...” [al-Baqarah 2:19] (Ma'alim as-Sunan por al-Khattabi, 4/146)
É mustahabb se expor à chuva e deixar um pouco dela cair sobre o corpo, por causa do relato comprovado de Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: choveu quando estávamos com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) levantou parte de sua roupa para que a chuva caísse sobre ele. Nós dissemos: Ó Mensageiro de Allah, por que tu fizeste isso? Ele disse: “Porque isto acabou de vir de seu Senhor, glorificado e exaltado seja” Narrado por Muslim (898).
Quando a chuva ficou mais forte, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allahumma hawalaina wa la 'alaina; Allahumma 'ala al-akami wa'z-zirabi, wa butun al-awdiyah wa manabit ash-shajar [Ó Allah, (permita que a chuva caia) ao nosso redor e não sobre nós, ó Allah, (permita-a cair sobre) as pequenas montanhas e montes, nos fundos de vales e lugares onde crescem árvores] Narrado por al-Bukhari (1014).
Com relação à du'a ao ouvir um trovão, é comprovado por 'Abdullah ibn az-Zubair (que Allah esteja satisfeito com ele) que quando ele ouvia um trovão, ele parava de falar e dizia: Subhan alladhi yusabbih ar-ra'du bi hamdihi wa'l-malaikatu min khifatihi (Glória Àquele a quem o trovão glorifica e louva, assim como os anjos em razão do temor a Ele) [cf. ar-Ra'd 13:13]. Então, ele dizia: Este é um aviso severo para as pessoas da terra. Narrado por al-Bukhari em al-Adab al-Mufrad (723); Malik em al-Muwatta (3641). Seu isnad foi classificado como sahih por an-Nawawi em al-Adhkar (235) e por al-Albani em Sahih al-Adab al-Mufrad (556).
Não sabemos de nenhum relato marfu' do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quanto a isso.
Da mesma forma, não há dhikr ou du'a comprovado do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quanto a ver um relâmpago, até onde sabemos. E Allah sabe mais.
O momento em que a chuva cai é um momento de generosidade divina e misericórdia de Allah para Seus servos, quando os meios de bondade são abundantes, e é um momento em que se acredita que as du'as serão respondidas .
Foi dito no hadith marfu' de Sahl ibn Sa'd que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Duas (du'as) não são rejeitadas: du'a no momento da chamada para a oração e du'a na hora da chuva” Narrado por al-Hakim em al-Mustadrak (2534); at-Tabarani em al-Mu'jam al-Kabir (5756); classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jami' (3078).
E Allah sabe mais.