Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Quais são as condições das piadas no Islam?

13-07-2024

Pergunta 22170

Quais são as condições para piadas permitidas?

Resumo da Resposta:

As condições para brincar são: 1- não deve envolver zombar do Islam, 2- as piadas devem ser apenas verdadeiras, 3- não se deve assustar as pessoas, 4- não se deve zombar das pessoas piscando pelas costas, 5- as piadas não devem ser excessivas, 6- deve-se reconhecer os status das pessoas, 7- a piada não deve envolver calúnia e 8- deve-se escolher momentos apropriados para fazer piadas.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

As condições para fazer piadas são:

Essa é uma das coisas que anulam o Islam de uma pessoa. Allah diz (interpretação do significado):

"E, em verdade, se lhes perguntas acerca de sua zombaria, dirão: ‘Apenas, confabulávamos e nos divertíamos.’ Dize: ‘Estáveis zombando de Allah e de Seus versículos e de Seu Mensageiro?’ Não vos desculpeis: com efeito, renegastes a Fé, após haverdes crido...” [Al-Tawbah 9:65-66]

Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Zombar de Allah, de Seus Sinais e de Seu Mensageiro é incredulidade e aquele que faz isso descrê depois de ter acreditado.”

O mesmo se aplica a zombar de algumas Sunnahs, uma ação que é generalizada, como zombar da barba e do hijab, ou de encurtar a roupa de alguém, etc.

Shaikh Muhammad ibn ‘Uthaimin disse em al-Majmu’ ath-Thamin, 1/63:

“As questões do Senhorio Divino, da Missão Profética, da Revelação e da religião são questões sagradas que devem ser veneradas. Não é permitido que ninguém demonstre desrespeito para com isto, seja zombando destes para fazer os outros rirem ou simplesmente zombando destes. Se alguém fizer isso, ele é um kafir (incrédulo), porque isso é indicativo de seu desrespeito para com Allah e Seus mensageiros, Livros e Leis. Quem faz isso tem que se arrepender diante de Allah pelo que fez, porque isso é uma espécie de hipocrisia. Então, tem que se arrepender diante de Allah, buscar Seu perdão, consertar seus caminhos e desenvolver temor a Allah, veneração e amor por Ele em seu coração. E Allah é a fonte da força.”

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ai daquele que conta mentiras para fazer as pessoas rirem, ai dele.” (Narrado por Abu Dawud)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) alertou contra esse tipo de comportamento ao qual alguns brincalhões estão acostumados: “Um homem pode dizer algo que faça seus companheiros rirem, e ele cairá no Inferno até as Plêiades por causa disto." (Narrado por Ahmad).

Principalmente aqueles que são muito enérgicos ou fortes, ou que empunham uma arma ou um pedaço de ferro, ou que se aproveitam da escuridão e da fraqueza das pessoas para usar isso como forma de assustá-las e alarmá-las. Foi narrado que Abu Laila disse: “Os companheiros de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disseram que estavam viajando com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e um homem entre eles adormeceu. Alguns pegaram uma corda e amarraram ele, e ele ficou com medo. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Não é permitido a um muçulmano assustar outro muçulmano.’” (Narrado por Abu Dawud)

As pessoas variam em sua capacidade de compreender as coisas e em suas características. Algumas pessoas fracas, aquelas que gostam de zombar dos outros e piscar pelas costas ou fazer comentários sarcásticos, podem achar que uma pessoa é um objeto de diversão e o alvo de suas piadas – Allah não permita. Allah proibiu tal comportamento no versículo (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Que um grupo não escarneça de outro grupo – quiçá, este seja melhor que aquele – nem mulheres, de mulheres – quiçá, estas sejam melhores que aquelas – e não vos difameis, mutuamente, e não vos injurieis, com epítetos depreciativos. Que execrável a designação de “perversidade”, depois da Fé! E os que não se arrependem, esses são os injustos.” [Al Hujurat 49:11]

Ibn Kathir disse em seu Tafsir:

“O que se quer dizer aqui é desprezá-los, menosprezá-los ou zombar deles. Isto é haram e é considerado uma das características dos hipócritas.”

Algumas pessoas zombam da aparência, da maneira de andar ou do veículo de uma pessoa. Mas, existe o medo de que Allah possa compensar aquele que zomba dos outros por causa disso. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não expresses alegria maliciosa pelo infortúnio de teu irmão, pois Allah pode ter misericórdia dele e tu podes ser atingido por aquilo de que zombaste.” (Narrado por al-Tirmidhi)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) alertou contra zombar das pessoas e ferir seus sentimentos, porque esse é o caminho que leva ao ódio e ao rancor. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O muçulmano é irmão de outro muçulmano, ele não o prejudica, não o decepciona ou o despreza. Taqwa (piedade, consciência e temor a Allah) está aqui” – e ele apontou para o peito três vezes – “É suficientemente mal para um homem desprezar seu irmão muçulmano. Todo muçulmano é sagrado para outro muçulmano, seu sangue, sua propriedade e sua honra.” (Narrado por Muslim)

Algumas pessoas brincam demais e isso se torna um hábito para elas. Isto é o oposto da natureza séria que é característica dos crentes. Brincar é uma pausa, um descanso da seriedade e do esforço contínuos; é um pouco de relaxamento para a alma. ‘Umar ibn ‘Abd al-‘Aziz (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Tenha medo de brincar, pois é loucura e gera rancor.”

Imam al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “O tipo de piada que é proibida é aquela que é excessiva e persistente, pois leva ao riso excessivo e ao endurecimento do coração, distrai da lembrança de Allah, e muitas vezes leva à mágoa, gera ódio e faz com que as pessoas percam o respeito e a dignidade. Mas, para aquele está a salvo de tais perigos, então aquilo que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava fazer é permitido para ele.”

Algumas pessoas podem brincar com todos indiscriminadamente, mas os estudiosos e os idosos têm direitos, por isso é preciso estar atento ao caráter da pessoa com quem está lidando. Você não deve fazer piadas com pessoas ignorantes, tolas ou pessoas que você não conhece.

Com relação a este assunto, ‘Umar ibn ‘Abd al-‘Aziz disse: “Tenha medo de brincar, pois isso mina o cavalheirismo e a masculinidade.”

Sa’d ibn Abi Waqqas disse: “Estabelece um limite para tuas piadas, pois ir a extremos te faz perder o respeito e incita os tolos contra ti”.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não ria muito, pois rir demais amortece o coração.” (Sahih al-Jami’, 7312)

‘Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Quem ri demais ou brinca demais perde o respeito, e quem persiste em fazer algo será conhecido por isso.”

Portanto, tome cuidado com as piadas, pois elas “fazem com que a pessoa perca o prestígio depois de ser considerada respeitável, e isso lhe traz humilhação após a estima”.

Esta é uma doença terrível. Algumas pessoas pensam que podem falar sobre os outros e dizem que isso é uma brincadeira, mas está incluído no hadith do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “[Calúnia é] a tua menção sobre o teu irmão, de algo que ele não gosta.” (Narrado por Muslim)

Por exemplo, quando você está viajando pelo interior, ou participando de uma festa à noite, ou quando encontra um amigo, você pode relaxar e desfrutar de algumas anedotas gentis, histórias bonitas ou piadas leves, a fim de gerar amizade e incutir felicidade nos corações; ou quando os problemas familiares estão cobrando seu preço e um dos cônjuges está zangado, algumas piadas gentis podem aliviar a tensão e animar as pessoas.

Um homem disse a Sufian ibn ‘Uyaynah (que Allah esteja satisfeito com ele): “Brincar não é certo, deve ser denunciado”. Ele respondeu: “Ao contrário, é Sunnah, mas apenas para aqueles que sabem como fazê-lo e no momento apropriado”.

Hoje em dia, embora a ummah precise aumentar o amor entre os seus membros individuais e aliviar o tédio, ela foi longe demais no que diz respeito ao relaxamento, ao riso e às piadas. Isto tornou-se um hábito que enche as suas reuniões e desperdiça o seu tempo, de modo que as suas vidas são desperdiçadas e os seus jornais estão cheios de piadas e curiosidades.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se vós soubésseis o que eu sei, riríeis pouco e choraríeis muito.” Em Fath al-Bari foi dito: “O que se entende por conhecimento aqui tem a ver com o poder de Allah e Sua vingança sobre aqueles que O desobedecem, e os terrores que ocorrem na morte, na sepultura e no Dia da Ressurreição.”

Homens e mulheres muçulmanos devem estar inclinados a escolher amigos justos e sérios em suas vidas, que os ajudarão a fazer bom uso de seu tempo e a lutar pela causa de Allah com seriedade e firmeza, pessoas boas e justas cujo exemplo eles possam seguir. Bilal ibn Sa’d disse: “Eu os via [os Sahabah] brincando, fingindo brigar por alguns bens e rindo uns com os outros, mas quando a noite chegava eles eram como monges.”

Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) foi questionado: “Os companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) riam?” Ele disse: “Sim, e a fé em seus corações era como montanhas”.

Então, você tem que seguir o exemplo dessas pessoas, que eram cavaleiros durante o dia e monges (ou seja, adoradores devotos) à noite.

Que Allah mantenha a nós, você e nossos pais seguros no Dia do Maior Terror, aqueles a quem o chamado será feito naquele grande Dia:

“Entrai no Paraíso; nada haverá que temer por vós, e vós não vos entristecereis.” [Al-A’raf 7:49 – interpretação do significado]

Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad, toda sua família e seus companheiros.

E Allah sabe mais.

As Etiquetas
Veja o site Islam Perguntas e Respostas