Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Qual é a regra para um homem adulto saudável que não jejua? Qual é o seu castigo neste mundo?
Todos os louvores são para Allah.
O jejum do Ramadan é um dos pilares do Islam, e não é permitido – para um muçulmano adulto, de mente sã, que seja responsável – quebrar o jejum no Ramadan, exceto sob alguma razão, como: viajar, adoecer e assim por diante. Quem quebra o jejum – mesmo por um dia – sem razão cometeu um pecado grave e se expôs à ira e punição de Allah. Essa pessoa deve se arrepender sinceramente e compensar os dias nos quais não jejuou, de acordo com a maioria dos sábios; alguns deles narraram que havia consenso sobre esse ponto.
Por favor, consulte a pergunta n° 234125.
Quanto àquele que deliberadamente não jejua no Ramadan, pensando ser permitido fazê-lo, tornou-se um incrédulo. Ele deve ser aconselhado a se arrepender, e se ele se arrepender, tudo bem, caso contrário, ele deveria ser executado (segundo a regra shari’ sobre apostasia).
Quem quer que quebre abertamente o jejum deve receber uma punição disciplinar do governante, uma punição que irá dissuadi-lo – e a outros como ele – de cometer este ato grave.
A seguir apresentamos vários comentários dos sábios a este respeito.
Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Se uma pessoa quebra o jejum no Ramadan, acreditando que isso é permitido (ou seja, permitido para ela), embora esteja ciente da proibição de fazê-lo, deve ser executada.
Se este indivíduo é um malfeitor, deve ser punido por quebrar o jejum do Ramadan, conforme o governante achar adequado.
Se for ignorante, a ele deve ser ensinada a regra.
Fim da citação de al-Fataawa al-Kubra (2/473)
Ibn Hajar al-Haitami (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Pecados maiores, n° 140 e 141: Não jejuar um dos dias do Ramadan, e quebrar o jejum por ter relações sexuais ou quebrar de qualquer outra forma, sem uma razão, como, por exemplo, doença ou viagem.
Fim da citação de az-Zawaajir (1/323).
Os sábios do Comitê Permanente para Emissão de respostas disseram:
Quebrar o jejum durante o dia no Ramadan, por quem está apto a ser responsabilizado, é um pecado grave, se for feito sem uma desculpa legítima.
Fim da citação de Fataawa al-Lajnah ad-Daa’imah (10/357).
Shaikh Ibn Baaz disse:
Quem quer que quebre o jejum em qualquer dia do Ramadan, sem razão legítima, comete um grave mal. Quem quer que se arrependa, Allah aceitará seu arrependimento. Então, deve-se arrepender a Allah sinceramente, lamentando o que foi feito no passado e decidindo não repetir, e deve-se pedir muito perdão a seu Senhor, e apressar-se em compensar o dia que não foi jejuado.
Fim da citação.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado sobre a regra de quebrar o jejum durante o dia no Ramadan sem razão.
Ele respondeu:
Quebrar o jejum durante o dia no Ramadan sem razão é um pecado grave, e o indivíduo se torna um malfeitor. Ele deve se arrepender para Allah e compensar o dia em que não jejuou.
Fim da citação de Majmu’ Fataawa wa Rasaa’il al’Uthaimin (19/89).
An-Nasaa'i narrou em al-Kubra (3273) que Abu Umaamah disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Enquanto eu estava dormindo, dois homens vieram até mim e seguraram meus braços...” e ele citou o hadith, no qual disse: “Então, eles partiram comigo, e eu vi algumas pessoas penduradas pelo tendão de Aquiles, com os cantos da boca rasgados e pingando sangue. Eu disse: quem são esses? Ele respondeu: Estas são as pessoas que costumavam quebrar o jejum antes que fosse permitido fazê-lo.”
Al-Albaani o classificou como sahih em as-Sahihah (3951), então, ele disse:
Esta é a punição para aqueles que jejuaram e quebraram o jejum antes que chegasse o momento de quebrá-lo. Imagina quanto àqueles que não jejuaram?! Pedimos a Allah que nos mantenha sãos e salvos neste mundo e no outro. Fim da citação.
Para obter mais informações, consulte a resposta à pergunta n° 38747.
E Allah sabe melhor.