Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
No Sahih al-Bukhari existem dois ahadith – números 645 e 646 de acordo com a numeração do Fath al-Baari. De acordo com o hadith n° 645 o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Rezar em congregação é vinte e sete vezes melhor do que rezar individualmente”. De acordo com o hadith n° 646, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Rezar em congregação é vinte e cinco vezes melhor do que rezar individualmente.” Espero que vocês possam comentar e explicar.
Todos os louvores são para Allah.
O primeiro hadith foi narrado de 'Abd-Allah ibn 'Umar por al-Bukhari (619) e Muslim (650). Foi dito: “Rezar em congregação é vinte e sete vezes melhor do que rezar individualmente”.
O segundo hadith foi narrado por Abu Sa’id al-Khudri, e foi narrado por al-Bukhari (619). Foi dito: “Rezar em congregação é vinte e cinco vezes melhor do que rezar individualmente.”
Os estudiosos conciliaram esses dois ahadith. An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Eles podem ser conciliados de três maneiras:
1 – Não há contradição, pois citar um número menor não descarta o número maior. Além de que, considerar os números de forma literal não é aceitável de acordo com os estudiosos do usul.
2 – Ele primeiro falou do número menor, então Allah lhe contou sobre a maior recompensa, assim ele a mencionou.
3 – Pode haver variação de acordo com as circunstâncias dos adoradores e da oração. Então, para alguns pode ser vinte e cinco e para outros pode ser vinte e sete, dependendo de quão completa é sua oração, se é oferecida da maneira correta, com foco e humildade adequados (khushu'), do número de pessoas presentes, quão boas elas são, quão bom é o ambiente, etc. E Allah sabe melhor.
Al-Majmu’, 4/84
E há outras maneiras de conciliar os dois ahaadith, algumas das quais baseadas no que está acima mencionado. Al-Haafiz Ibn Hajar sugeriu outra maneira em Fath al-Baari (2/132), que não foi mencionada por an-Nawawi, que é: vinte e sete se aplica às orações em que o Alcorão é recitado em voz alta e vinte e cinco se aplica às orações em que é recitado silenciosamente.
E Allah sabe melhor.